Telê Santana comandou o São Paulo de 1990 a 1996 |
História da Taça
São Paulo venceu o Botafogo por 3 a 1 na decisão
Pouco mais de um ano após a conquista, o técnico deixou o clube do Morumbi
Há 20 anos, no dia 3 de abril de 1994, o São Paulo conquistava o bicampeonato da Recopa Sul-Americana, o último título de expressão da vitoriosa carreira do técnico Telê Santana. O time do Morumbi faturou a taça com uma vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo carioca, em jogo disputado na cidade de Kobe, no Japão. Era o sétimo título internacional do mestre Telê à frente do São Paulo em três anos. Naquele mesmo ano, a equipe paulista ganharia a Copa Conmebol, mas nesse torneio o clube mandava a campo o seu time B, o chamado Expressinho, que era dirigido por Muricy Ramalho, aprendiz de Telê.
Campeão da Libertadores
Leonardo abriu o marcador |
Botafogo reagiu no segundo tempo, mas foi derrotado |
Telê colecionou títulos |
Menos de dois anos após a conquista desse título, Telê Santana deixaria o São Paulo devido a problemas de saúde, havia sofrido uma isquemia cerebral. No período em que esteve no Tricolor, que o contratou em 1990, o técnico conquistou duas vezes o Mundial Interclubes (1992 e 1993); duas vezes a Libertadores (1992 e 1993); duas vezes a Recopa Sul-Americana (1993 e 1994); uma vez a Supercopa Libertadores (1993); uma vez o Campeonato Brasileiro (1991); e duas vezes o Campeonato Paulista (1991 e 1992). Após deixar o Tricolor, Telê não conseguiu mais voltar ao futebol por causa da saúde fragilizada. O técnico morreu em Belo Horizonte, no dia 21 de abril de 2006, aos 74 anos.
FICHA DA DECISÃO
São Paulo 3 x 1 Botafogo
Recopa Sul-Americana
Data: 3 de abril de 1994
Local: Estádio Universitário de Kobe (Japão)
São Paulo: Zetti; Vitor, Válber, Junior Baiano e André; Doriva, Cafu (Excel), Palhinha (Juninho Paulista) e Leonardo; Euller e Guilherme. Técnico: Telê Santana.
Botafogo: Wagner; André, Gottardo, Perivaldo e Márcio; Eduardo, Fabiano (Róbson), Roberto Cavalo, Grizzo (Marcelo) e Sérgio Manoel; Túlio. Técnico: Dé.
Gols: Leonardo, aos 12 minutos do primeiro tempo; Roberto Cavalo (pênalti), aos 24; Guilherme, aos 28; e Euller, aos 41 minutos do segundo tempo.
Esse Telê era d++
ResponderExcluirNão existe Botafogo-RJ o correto é BFR, Botafogo de futebol e regatas.
ResponderExcluirObrigado pelo alerta Mario.
ExcluirJá mudei a ficha técnica.
Por favor, se tiver alguma sugestão de tema para ser abordado pelo blog, por favor, coloque aqui nos comentários.
Grande abraço!!!!
Não existe Botafogo-RJ o correto é BFR, Botafogo de futebol e regatas.
ResponderExcluir