Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ituano campeão revelou Richarlyson e Pierre

Richarlyson (em pé a direita) e Pierre (agachado
a esquerda) no Ituano de 2002

História da taça


Time de Itu conquistou Paulistão em 2002


Naquele ano, torneio não teve a participação dos grandes clubes do Estado


Campeão Paulista em 2002, em um torneio que não contou com a participação dos grandes clubes, o Ituano - que este ano decide o título Paulista com o Santos - revelou naquela competição dois jogadores que acabariam por conquistar a América 11 anos após levantarem aquela sua primeira taça como profissionais. Richarlyson e Pierre, campeões da Libertadores da América pelo Atlético Mineiro no ano passado, começaram a ganhar projeção no futebol naquela equipe da cidade de Itu. Richarlyson, então com 19 anos, inclusive, foi titular no jogo que garantiu o título: a vitória sobre o América de São José do Rio Preto por 1 a 0, na casa do adversário. Na época, o jogador atuava no meio de campo.


Ituano comemora conquista do Paulistão 2002
Sem os grandes
Doze times participaram daquele Campeonato Paulista. Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Portuguesa, Paulista, Ponte Preta, Guarani e São Caetano não disputaram a competição para se dedicarem exclusivamente ao Torneio Rio-São Paulo. Depois, os três melhores paulistas do Rio-São Paulo (Corinthians, São Paulo e Palmeiras) e o campeão do Campeonato Paulista disputaram o Supercampeonato Paulista, que acabou ficando com o Tricolor do Morumbi.

Última rodada
A última rodada do Campeonato Paulista daquele ano foi disputada no mesmo dia da final do Torneio Rio-São Paulo (vencido pelo Corinthians), em 12 de maio. Quatro times chegaram à rodada final do torneio em condições de levantar a taça: Ituano (37 pontos), União São João (36), Rio Branco e Juventus (ambos com 34). O gol que garantiu o título ao Ituano foi marcado aos 40 minutos do segundo tempo pelo zagueiro Silvinho, que havia iniciado a partida no banco e entrou no lugar do meia Tita. O Ituano terminava o campeonato com 11 vitórias, sete empates e quatro derrotas.


Richarlyson jogava no meio
Richarlyson
Depois da conquista do Campeonato Paulista pelo time de Itu, Richarlyson e Pierre ainda demoraram um pouco para serem contratados por um grande clube. Richarlyson conquistou a chance primeiro: foi contratado pelo São Paulo em 2005. Antes disso, após o título com o Ituano, passou pelo Santo André, Fortaleza e Red Bull Salzburg (Áustria). Logo no primeiro ano de Tricolor do Morumbi, foi Campeão Mundial Interclubes, apesar de não ter jogado: ficou no banco nas partidas contra Al Ittihad da Arábia Saudita (semifinal) e Liverpool da Inglaterra (final). No São Paulo conquistou os títulos de Campeão Brasileiro em 2006, 2007 e 2008. Transferiu-se para o Atlético-MG em 2011 e pelo Galo, além da Libertadores de 2013, foi Campeão Mineiro em 2012 e 2013.

Pierre integrava o elenco
Pierre
Pierre, que não atuou no jogo decisivo do Campeonato Paulista 2002, teve sua chance em um grande clube dois anos após o Richarlyson. Foi contratado pelo Palmeiras em 2007. Antes disso, e depois do Ituano, defendeu o Paraná Clube, onde conquistou o Campeonato Paranaense de 2006. No Verdão, foi Campeão Paulista de 2008. Mas, a melhor fase de sua carreira foi mesmo no Atlético-MG, aonde chegou no mesmo ano que Richarlyson, em 2011, e levantou as mesmas taças que o ex-colega de Ituano e novamente companheiro no Galo.







JOGO DECISIVO DO PAULISTÃO 2002

América 0x1 Ituano
Data: 12 de maio de 2002
Local: Teixeirão (São José do Rio Preto)
Árbitro: Romildo Corrêa (SP)
AMÉRICA: Edney, Gílson, Cláudio, Carlão e Guilherme; Perivaldo, Batata, Almir e Toninho (Barole); Reinaldo (Benê) e Paulinho (Tales). Técnico: Márcio Rossini
ITUANO: André Luiz; Giuliano, Vinícius, Erivélton e Lúcio; Everaldo, Richarlyson (André Bocão), Élson e Tita (Silvinho); Basílio e Fernando Gaúcho (Lelo). Técnico: Ademir Fonseca
Gol: Silvinho 40' do 2º

Nenhum comentário:

Postar um comentário