Richarlyson (em pé a direita) e Pierre (agachado a esquerda) no Ituano de 2002 |
História da taça
Time de Itu conquistou Paulistão em 2002
Naquele ano, torneio não teve a participação dos grandes clubes do Estado
Ituano comemora conquista do Paulistão 2002 |
Doze times participaram daquele Campeonato Paulista. Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Portuguesa, Paulista, Ponte Preta, Guarani e São Caetano não disputaram a competição para se dedicarem exclusivamente ao Torneio Rio-São Paulo. Depois, os três melhores paulistas do Rio-São Paulo (Corinthians, São Paulo e Palmeiras) e o campeão do Campeonato Paulista disputaram o Supercampeonato Paulista, que acabou ficando com o Tricolor do Morumbi.
Última rodada
A última rodada do Campeonato Paulista daquele ano foi disputada no mesmo dia da final do Torneio Rio-São Paulo (vencido pelo Corinthians), em 12 de maio. Quatro times chegaram à rodada final do torneio em condições de levantar a taça: Ituano (37 pontos), União São João (36), Rio Branco e Juventus (ambos com 34). O gol que garantiu o título ao Ituano foi marcado aos 40 minutos do segundo tempo pelo zagueiro Silvinho, que havia iniciado a partida no banco e entrou no lugar do meia Tita. O Ituano terminava o campeonato com 11 vitórias, sete empates e quatro derrotas.
Richarlyson jogava no meio |
Richarlyson
Depois da conquista do Campeonato Paulista pelo time de Itu, Richarlyson e Pierre ainda demoraram um pouco para serem contratados por um grande clube. Richarlyson conquistou a chance primeiro: foi contratado pelo São Paulo em 2005. Antes disso, após o título com o Ituano, passou pelo Santo André, Fortaleza e Red Bull Salzburg (Áustria). Logo no primeiro ano de Tricolor do Morumbi, foi Campeão Mundial Interclubes, apesar de não ter jogado: ficou no banco nas partidas contra Al Ittihad da Arábia Saudita (semifinal) e Liverpool da Inglaterra (final). No São Paulo conquistou os títulos de Campeão Brasileiro em 2006, 2007 e 2008. Transferiu-se para o Atlético-MG em 2011 e pelo Galo, além da Libertadores de 2013, foi Campeão Mineiro em 2012 e 2013.
Pierre integrava o elenco |
Pierre
Pierre, que não atuou no jogo decisivo do Campeonato Paulista 2002, teve sua chance em um grande clube dois anos após o Richarlyson. Foi contratado pelo Palmeiras em 2007. Antes disso, e depois do Ituano, defendeu o Paraná Clube, onde conquistou o Campeonato Paranaense de 2006. No Verdão, foi Campeão Paulista de 2008. Mas, a melhor fase de sua carreira foi mesmo no Atlético-MG, aonde chegou no mesmo ano que Richarlyson, em 2011, e levantou as mesmas taças que o ex-colega de Ituano e novamente companheiro no Galo.
JOGO DECISIVO DO PAULISTÃO 2002
América 0x1 Ituano
Data: 12 de maio de 2002
Local: Teixeirão (São José do Rio Preto)
Local: Teixeirão (São José do Rio Preto)
Árbitro: Romildo Corrêa (SP)
AMÉRICA: Edney, Gílson, Cláudio, Carlão e Guilherme; Perivaldo, Batata, Almir e Toninho (Barole); Reinaldo (Benê) e Paulinho (Tales). Técnico: Márcio Rossini
ITUANO: André Luiz; Giuliano, Vinícius, Erivélton e Lúcio; Everaldo, Richarlyson (André Bocão), Élson e Tita (Silvinho); Basílio e Fernando Gaúcho (Lelo). Técnico: Ademir Fonseca
Gol: Silvinho 40' do 2º
Nenhum comentário:
Postar um comentário