Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Brito ressurgiu em 1970 após fracasso de 1966

Adicionar legenda


Quem é?


Zagueiro foi titular da Copa do Mundo do México


Jogador fez sete partidas em Mundiais da Fifa



O zagueiro Brito começou sua trajetória em Copas do Mundo de maneira nada promissora: jogou a partida que definiu a desclassificação da Seleção Brasileira no mundial de 1966, na Inglaterra, a derrota por 3 a 1 para Portugal. Nas duas partidas anteriores (vitória sobre a Bulgária e derrota para a Hungria), ele não havia atuado. Quatro anos depois, deu a volta por cima: foi titular absoluto da campanha do tricampeonato mundial, no México, em que a Seleção Brasileira comandada pelo técnico Zagallo venceu todas as seis partidas que disputou. Brito foi o homenageado do dai 4 de novembro da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o diz traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou em mundiais da Fifa. A figura de Brito é a número 220.

Vigor físico e raça
Titular em 1970
Para muitos, Brito destoava da criativa e talentosa Seleção Brasileira de 1970, mas o zagueiro compensava a suas limitações com raça e vigor físico. Com esses atributos, jogou as seis partidas da campanha brasileira que garantiu a posse definitiva da Taça Jules Rimet. Na caminhada para conquistar o título, o time comandado por Zagallo teve de passar por nada menos do que três campeões mundiais. Na primeira fase bateu a Inglaterra por 1 a 0, gol de Jairzinho, naquele que muitos consideram o melhor jogo do mundial. Na semifinal venceu o Uruguai por 3 a 1, depois de ter saído em desvantagem no placar com gol de Luiz Cubilla. Os gols brasileiros foram anotados por Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino. E, na final, a Itália, derrotada por 4 a 1, com Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres marcando para o Brasil, e Roberto Boninsegna descontando para os italianos.

Título pelo Vasco
Revelado no Vasco
Brito atuou por dez clubes ao longo de sua carreira, mas foi no Vasco, clube que o revelou, que viveu sua melhor fase. Com a equipe de São Januário conquistou o Torneio Rio São Paulo de 1966, título que foi dividido com Botafogo, Santos e Corinthians. A competição teve dez clubes e, após nove rodadas, essas quatro equipes terminaram com o mesmo número de pontos. Não foi disputado um quadrangular decisivo por causa da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da Inglaterra e os quatro clubes foram declarados campeões. Além do Vasco, outros clubes de destaque defendidos por Brito foram Botafogo, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e Internacional. Encerrou a carreira em 1979, aos 40 anos, defendendo o River do Piauí.

BRITO NOS MUNDIAIS

Copa de 1966 - Inglaterra
19 de julho - Brasil 1 x 3 Portugal (Fase de grupos)

Copa de 1970- México
3 de junho - Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia (Fase de grupos)
7 de junho - Brasil 1 x 0 Inglaterra (Fase de grupos)
10 de junho - Brasil 3 x 2 Romênia (Fase de grupos)
14 de junho - Brasil 4 x 2 Peru (Quartas de final)
17 de junho - Brasil 3 x 1 Uruguai (Semifinal)
21 de junho - Brasil 4 x 1 Itália (Final)


"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário