Brasil e México se enfrentaram na Copa do Mundo de 1950 |
História da taça
Seleção Brasileira só venceu contra times de seu grupo
México é o oponente mais tradicional: foram três confrontos em mundiais
O Brasil nunca perdeu em jogos válidos por Copas do Mundo para seus adversários na primeira fase do mundial de 2014. E, também, nunca sofreu gol de nenhum deles no torneio. O México é o adversário mais tradicional entre os três que caíram no Grupo A com a Seleção Brasileira. As duas equipes já se enfrentaram três vezes na competição. No total, a equipe canarinho fez 11 gols nesses confrontos. Já contra Camarões ocorreu um jogo, com vitória do Brasil na Copa de 1994, nos Estados Unidos. A partida com a Croácia, também derrotada pela equipe canarinho, é a mais recente, ocorreu no mundial de 2006, na Alemanha.
O Brasil venceu por 4 a 0 no mundial realizado em casa |
Dois dos confrontos da Seleção Brasileira contra os mexicanos ocorreram quando a equipe canarinho ainda não tinha nenhum título mundial. O primeiro foi na Copa do Mundo de 1950, realizada em território brasileiro, quando o Brasil venceu por 4 a 0. Quatro anos depois, a Seleção Brasileira venceu por 5 a 0, na Copa do Mundo da Suíça. O terceiro jogo aconteceu durante a campanha da equipe verde-amarela pelo bicampeonato mundial, no torneio disputado no Chile, em 1962. O Brasil venceu por 2 a 0, em partida válida pela primeira fase.
Artilheiros contra o México
Em 1954 o placar foi 5 a 0 |
Os artilheiros brasileiros nos confrontos com os mexicanos em Copas do Mundo são: Ademir, autor de dois gols na vitória por 4 a 0 de 1950 (os outros foram anotados por Jair e Baltazar); o próprio Baltazar, que além do gol marcado na Copa do Mundo do Brasil balançou as redes dos mexicanos uma vez nos 5 a 0 aplicados no mundial da Suíça (outros dois gols dessa partida foram de Pinga, um de Didi e outro de Julinho); e Pinga, com os dois gols de 1954. Na vitória de 1962, Pelé e Zagalo vazaram a meta mexicana.
Camarões perdeu por três
Romário marcou contra Camarões |
A vitória brasileira sobre Camarões, por 3 a 0, aconteceu na primeira fase da Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, quando a equipe comandada pelo técnico Carlos Alberto Parreira conquistou o tetracampeonato mundial. Os gols brasileiros foram anotados por Romário, Márcio Santos e Bebeto. Foi a segunda vitória do Brasil no torneio. Anteriormente a equipe havia vencido a Rússia por 2 a 0. A campanha na primeira fase foi encerrada com empate em 1 a 1 com a Suécia.
Vitória magra contra a Croácia
Kaká fez gol da vitória contra Croácia |
O confronto com a Croácia também aconteceu na primeira fase da competição, na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O time brasileiro era comandado por Carlos Alberto Parreira e se despediria da competição nas quartas de final após derrota por 1 a 0 para a França. A vitória sobre os croatas foi por um magro 1 a 0, na estréia brasileira na competição, gol marcado por Kaká. O Brasil terminou a primeira fase do torneio como primeiro de seu grupo. Depois de bater a Croácia, venceu as seleções da Austrália (2 a 0) e do Japão (4 a 1).
O BRASIL E SEUS ADVERSÁRIOS DE 2014
Copa de 1950 - Brasil
24 de junho - Brasil 4 x 0 México (Fase de grupos)
Gols: Ademir (2), Jair e Baltazar
Copa de 1954 - Suíça
16 de junho - Brasil 5 x 0 México (Fase de grupos)
Gols: Pinga (2), Baltazar, Didi e Julinho
Copa de 1962 - Chile
30 de maio - Brasil 2 x 0 México (Fase de grupos)
Gols: Zagalo e Pelé
Copa de 1994
24 de junho - Brasil 3 x 0 Camarões (Fase de grupos)
Gols: Romário, Márcio Santos e Bebeto
Copa de 2006
13 de junho - Brasil 1 x 0 Croácia (Fase de grupos)
Gol: Kaká
Nenhum comentário:
Postar um comentário