Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Szarmach: vice-artilheiro da Polônia nas Copas

Szarmach fez 13 jogos em Copas do Mundo


Quem é


Atacante foi terceiro colocado em 1974 e 1982


Jogador também foi atuou no mundial de 1978, disputado na Argentina


O atacante Andrzej Szarmach fez parte da melhor geração que o futebol polonês já produziu, do qual eram os maiores expoentes os também atacantes Lato e Boniek. O atacante esteve nas melhores campanhas daquele país em Copas do Mundo, as terceiras colocações de 1974 e 1982. Na primeira delas, Szarmach foi titular e oito anos depois era reserva, mas atuou na decisão do terceiro lugar e fez um dos gols da vitória de 3 a 2 sobre a França. O jogador também foi titular no mundial de 1978, quando a Polônia foi eliminada na segunda fase. O atacante conquistou, ainda, a artilharia das Olimpíadas de Montreal, em 1976, com seis gols, quando a Polônia ficou com a medalha de prata. Szarmach foi o homenageado da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, no dia 3 de novembro. A coleção traz figurinhas-caricaturas de jogadores que se destacaram em mundiais da Fifa. A do atacante polonês foi a número 221.



Vice-artilheiro em 1974
Cinco gols na Copa de 74
Na Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha, Szarmach foi titular em seis dos sete jogos disputados pela Polônia. A equipe comandada pelo técnico Kazimierz Gorski terminou a fase de grupos da competição em primeiro lugar de sua chave, deixando para trás seleções tradicionais como Argentina e Itália (desclassificada). Foi nessa primeira fase que Szarmach fez os cinco gols que o tornaram o vice-artilheiro da competição - atrás do companheiro de equipe Lato (7 gols) e ao lado de Neeskens, da Holanda. O atacante fez um dos gols da vitória de 3 a 2 sobre a Argentina, três na goleada por 7 a 0 sobre o Haiti, e mais um na vitória de 2 a 1 sobre a Itália. Na segunda fase do torneio, Szarmach desfalcou o time na derrota por 1 a 0 para a Alemanha (a única da Polônia na competição). O time da casa se sagraria campeão sobre a Holanda, enquanto a Polônia enfrentou o Brasil pelo terceiro posto do torneio, vencendo por 1 a 0, gol de Lato.

Sete gols em Copas
Jogou ma Polônia e na França
Além dos cinco gols no mundial de 1974 e do gol na decisão do terceiro lugar de 1982, Szarmach anotou um na Copa do Mundo de 1978, na Argentina, o da vitória por 1 a 0 sobre o Peru na segunda fase. Com esses sete gols, é o segundo maior artilheiro de seu país em Copas do Mundo, ficando atrás somente do atacante Lato, que nos mesmos três mundiais fez 10 gols.  Szarmach não chegou a atuar em nenhum grande clube da Europa. Na Polônia, defendeu o Arka Gdynia, o Górnik Zabrze e o Stal Mielec. No início da década de 1980, transferiu-se para a França, onde vestiu as camisas do Auxerre, do Guingamp e do Clermont, onde encerrou a carreira em 1989.


SZARMACH NOS MUNDIAIS


Copa de 1974 - Alemanha
15 de junho - Polônia 3 x 2 Argentina (Fase de grupos)
Obs: Szarmach fez o segundo gol da Polônia
19 de junho - Polônia 7 x 0 Haiti (Fase de grupos)
Obs.: Szamach fez o terceiro, quinto e sexto gols da Polônia
23 de junho - Polônia 2 x 1 Itália (Fase de grupos)
Obs.: Szamach fez o primeiro gol da Polônia
26 de junho - Polônia 1 x 0 Suécia (Segunda fase)
30 de junho - Polônia 2 x 1 Iugoslávia (Segunda fase)
6 de julho - Polônia 1 x 0 Brasil (Decisão do 3º lugar)

Copa de 1978 - Argentina
1º de junho - Polônia 0 x 0 Alemanha (Fase de grupos)
6 de junho - Polônia 1 x 0 Tunísia (Fase de grupos)
14 de junho - Polônia 0 x 2 Argentina (Segunda fase)
18 de junho - Polônia 1 x 0 Peru (Segunda fase)
Obs.: Szarmach marcou o gol da partida
21 de junho - Polônia 1 x 3 Brasil (Segunda fase) 

Copa de 1982 - Espanha
19 de junho - Polônia 0 x 0 Camarões (Fase de grupos)
10 de julho - Polônia 3 x 2 França (Decisão do 3º lugar)
Obs.: Szarmach marcou o primeiro gol da Polônia



"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário