Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Grosso brilhou nos instantes finais na Copa de 2006


Grosso: titular em seis dos sete jogos da Itália em 2006

Quem é?


Lateral italiano foi decisivo em pelo menos dois jogos


Jogador fez um dos gols que eliminou a Alemanha na semifinal


Foi nos minutos finais de três partidas, incluindo a decisão, que o lateral-esquerdo italiano Fabio Grosso brilhou na Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha. O jogador pode ser considerado o responsável direto pelas eliminações da Austrália (oitavas de final) e Alemanha (semifinal) da competição, além de ter convertido a última cobrança na decisão por pênaltis da final contra a França. O torneio nos gramados alemães foi o único mundial que Grosso disputou. Também vestiu a camisa da Azurra na Eurocopa de 2008 e na Copa das Confederações de 2009, competições em que a Itália não obteve sucesso. Grosso foi o homenageado do dia 5 de novembro na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que diariamente traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figurinha de Grosso foi a número 219.



Melhor defesa
Gol decisivo contra a Alemanha
A defesa da Itália na Copa de 2006 foi o ponto forte da equipe na caminhada para o título. Grosso atuou em seis dos sete jogos da equipe na competição. Ficou fora apenas da partida em que a Seleção Italiana empatou em 1 a 1 com os Estados Unidos pela primeira fase da competição. Além desse gol, a Azurra sofreu apenas o da final contra a França. O primeiro momento decisivo de Grosso no mundial foi nas oitavas de final, contra a Austrália. O jogo já se encaminhava para a prorrogação quando o lateral sofreu pênalti - ao invadir a área australiana driblando -, que Totti converteu aos 50 minutos do segundo tempo, garantindo a vitória por 1 a 0. O sentimento de jogo encerrado (e consequente disputa nos pênaltis) também já havia tomado conta da partida contra a Alemanha, pela semifinal, quando Grosso fez o primeiro gol da vitória por 2 a 0, aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação. Del Piero faria o segundo gol dois minutos depois. Para encerrar com chave de ouro sua participação no mundial, o lateral-esquerdo foi o autor da quinta e última cobrança da Itália na decisão por pênaltis contra a França, após empate em 1 a 1 (gols de Zidane para a França e Materazzi para a Itália), selando a vitória italiana por 5 a 3.

Passaporte para time grande
Grosso na Juventus
A conquista da Copa do Mundo marcou para Grosso uma nova fase em sua carreira também defendendo clubes. Até então, o jogador só havia atuado por clubes pequenos. Em 2006 foi contratado pela Internazionale, time pelo qual conquistou o Campeonato Italiano da temporada 2006/07. No ano seguinte se transferiria para o Lyon, da França, onde os principais títulos foram o Campeonato Francês e a Copa da França, ambos da temporada 2007/08. Voltou para a Itália em 2009, agora para defender a Juventus, clube pelo qual voltaria a levantar o caneco do Campeonato Italiano, da temporada 2011/12, ano em que pendurou as chuteiras.





FABIO GROSSO NOS MUNDIAIS


Copa de 2006 - Alemanha
12 de junho - Itália 2 x 0 Gana (Fase de grupos)
22 de junho - Itália 2 x 0 República Tcheca (Fase de grupos)
26 de junho - Itália 1 x 0 Austrália (Oitavas de final)
30 de junho - Itália 3 x 0 Ucrânia (Quartas de final)
4 de julho - Itália 2 x 0 Alemanha (Semifinal)
Obs: Grosso fez o primeiro gol do jogo
9 de julho - Itália 1 x 1 França - 5 x 3 nos pênaltis (Final)
Obs.: Itália campeã mundial


"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário