Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Wilimowski: um jogo para a história das Copas

Wilimowski era titular da Polônia na Copa de 1938



Quem é?


Polonês fez quatro gols em sua única partida em mundiais


Em 1938, na França, Polônia foi eliminada após derrota para o Brasil por 6 a 5


O polonês Ernest Wilimowski precisou de apenas uma partida para entrar para a história das Copas do Mundo. Foi no mundial de 1938, disputado na França, o último antes da Segunda Guerra Mundial - período em que a competição foi interrompida, e deixaram de ser realizadas duas edições. O jogo foi contra o Brasil, de Leônidas da Silva, e terminou com vitória da equipe brasileira por 6 a 5. Wilimowski fez quatro gols no jogo. Foi o primeiro atacante a atingir tal marca em um mundial da Fifa. Wilimowski é o homenageado desta sexta-feira, dia 4, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que diariamente traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais de futebol. A figura do jogador polonês é a número 251, mesma quantidade de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

Copa de 1938
Atacante empatou partida contra o Brasil duas vezes
A Seleção Polonesa chegou à Copa do Mundo de 1938, na França, credenciada pela boa participação nos Jogos Olímpicos de Berlim, realizados dois anos antes, em que terminou o torneio de futebol em quarto lugar. Grande craque da época, Wilimowski não havia sido convocado para a campanha olímpica por causa do consumo de álcool e vida boêmia. No mundial da França o sistema era eliminatório desde a primeira partida. E a Polônia teve pela frente o Brasil na sua estreia em mundiais. Foi um jogo épico, com vitória brasileira por 6 a 5. O primeiro tempo terminou com a Seleção Brasileira vencendo por 3 a 1. O gol dos poloneses foi anotado por Fryedryk Szerfke, de pênalti sofrido por Wilimowski. Com 14 minutos do segundo tempo, Wilimowski já havia feito dois gols e empatado o jogo em 3 a 3. Perácio voltou a colocar os brasileiros em vantagem, mas o atacante polonês empatou novamente aos 44 minutos. Na prorrogação, Leônidas (que já havia feito um gol no primeiro tempo) anotou mais dois. Wilimowski ainda fez o quinto dos poloneses, que acabaram voltando para casa mais cedo. O Brasil terminaria a competição na terceira posição e com Leônidas como o artilheiro do torneio com sete gols.

Recorde
Jogador defendeu também a Alemanha
Com seus quatro gols marcados no confronto com o Brasil, Wilimowski é até hoje o jogador com maior média de gols por partida em Copas do Mundo. Em segundo aparece o húngaro Sandor Kocsis que na Copa de 1954, na Suíça, fez 11 gols em cinco partidas, média de 2,2 por jogo. Wilimowski foi o primeiro jogador a fazer quatro gols em uma única partida de Copa do Mundo. Essa marca foi igualada cinco vezes, a primeira delas no mundial seguinte, em 1950, quando o brasileiro Ademir balançou as redes da Suécia quatro vezes na vitória canarinho por 7 a 1. Somente em 1997 o recorde foi batido, pelo russo Oleg Salenko, que fez cinco gols na vitória da Rússia por 6 a 1 sobre Camarões. Os quatro gols garantem à Wilimowski também a presença entre os cinco maiores artilheiros da Polônia em mundiais. Ele aparece em quarto nesse ranking ao lado de Kazimierz Deyna, que fez quatro gols em 13 partidas nas copas de 1974 e 1978. Na frente deles aparecem: Boniek (copas de 1978, 1982 e 1986) com seis gols; Szarmach (1974, 1978 e 1982) com sete gols; e Lato (1974, 1978 e 1982) com 10 gols.

Segunda Guerra
A carreira de Wilimowski, como de vários outros jogadores da Europa entre o final da década de 1930 e toda a década de 1940, foi prejudicada pela Segunda Guerra Mundial. Com ascendência alemã, o atacante passou a jogar o campeonato alemão após a invasão dos nazistas à Polônia. O atacante chegou a defender a Seleção Alemã nesse período. Passada a guerra, não pôde mais voltar à Polônia, dominada pelos comunistas, que o acusaram de traição. O jogador continuou a carreira na própria Alemanha e, aos 38 anos, chegou a ser cogitado para defender a Seleção Alemã que foi campeã do mundo em 1954, mas acabou não sendo convocado. Há relatos de que teria feito mais de mil gols durante toda a carreira.



WILIMOWSKI NOS MUNDIAIS

Copa de 1938 - França
5 de junho - Polônia 5 x 6 Brasil (Oitavas de final)
Obs.: Wilimowski fez o segundo, terceiro, quarto e quinto gols da Polônia

"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário