Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Kostalek foi vice-campeão mundial em 1934

Kostalek fez um gol no mundial de 1938


Quem é?


Meia era titular da equipe da Tchecoslováquia


Jogador atuou em sete partidas em duas Copas do Mundo


O meia Josef Kostalek foi titular da Tchecoslováquia em duas Copas do Mundo, ajudando a equipe a chegar, em 1934, na Itália, ao primeiro vice-campeonato dos dois conquistados pela seleção de seu país na história da competição. Além dessa edição, o jogador participou do mundial de 1938. Kostalek é o homenageado deste sábado, dia 5, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou em mundiais. A figura de Kostalek é a número 250, mesma quantidade de dias que faltavam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil na data da publicação da caricatura.

Copa de 1934
Fez 4 jogos em 1934
Kostalek foi titular nas quatro partidas da Seleção Tcheca na campanha do vice-campeonato de 1934. A Tchecoslováquia voltaria a chegar à segunda posição da competição em 1962, no Chile. Na campanha da Copa da Itália, o time de Kostalek, comandado pelo técnico Karel Petru, venceu os três primeiros jogos, tendo marcado oito gols e sofrido quatro. Na final contra a Itália, os tchecos saíram na frente no marcador, com gol de Antonin Puc, aos 26 minutos do segundo tempo. Os italianos chegaram ao empate faltando nove minutos para o fim do jogo, o que levou o jogo para a prorrogação. A Itália garantiu o título com um gol de Angelo Schiavio aos cinco minutos do tempo extra.

Copa de 1938
Quatro anos depois, na Copa da França, Kostalek voltou a ser titular, agora com a Tchecoslováquia treinada por Josef Meissner. O meia atuou nas três partidas de sua equipe, mas, diferente do mundial anterior, quando passou em branco, fez um gol. Foi o primeiro da vitória por 3 a 0 sobre a Holanda na primeira fase (já eliminatória) da competição. Todos os gols desse jogo foram assinalados na prorrogação, após empate em 0 a 0 no tempo normal. Dessa vez, a Seleção Tcheca não foi longe no torneio, sendo eliminada nas quartas de final pelo Brasil. Foram precisos dois jogos para definir qual das equipes se classificaria para a semifinal. Na primeira houve empate em 1 a 1 mesmo após prorrogação. A Seleção Brasileira venceu o jogo extra por 2 a 1, eliminando os tchecos. O Brasil terminaria a competição na terceira colocação. Durante sua carreira, o principal clube de Kostalek foi o Sparta de Praga, time que defendeu durante 16 anos.


JOSEF KOSTALEK NOS MUNDIAIS

Copa de 1934 - Itália
27 de maio - Tchecoslováquia 2 x 1 Romênia (Oitavas de final)
31 de maio - Tchecoslováquia 3 x 2 Suíça (Quartas de final)
3 de junho - Tchecoslováquia 3 x 1 Alemanha (Semifinal)
6 de junho - Tchecoslováquia 1 x 2 Itália (Final)

Copa de 1938 - França
5 de junho - Tchecoslováquia 3 x 0 Holanda (Oitavas de final)
Obs.: Fez o primeiro gol da Tchecoslováquia
12 de junho - Tchecoslováquia 1 x 1 Brasil (Quartas de final)
14 de junho - Tchecoslováquia 1 x 2 Brasil (Quartas de final)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário