Suárez disputou sua primeira Copa com 23 anos |
Quem é?
Atacante foi decisivo em dois jogos na Copa de 2010
Jogador é artilheiro das Eliminatórias da América do Sul ao lado de Messi
O atacante Luis Suárez estreou em Copas do Mundo integrando a linha de frente que trouxe o Uruguai de volta à elite do futebol mundial. Suárez foi companheiro de ataque de Diego Forlan no mundial da África do Sul, em 2010, quando a Celeste Olímpica terminou entre os quatro primeiros colocados do torneio, o que não acontecia desde 1970. Suárez é o homenageado desta quinta-feira, dia 3, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que traz figurinhas-caricaturas de jogadores que se destacaram em mundiais da Fifa. A figura de Suárez é a número 252, mesma quantidade de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.
No ano seguinte ao bom desempenho no mundial da África do Sul, Suárez foi eleito melhor jogador da Copa América 2011, disputada na Argentina, competição conquistada pelo Uruguai. Com quatro gols, o atacante foi vice-artilheiro do torneio, com um gol a menos que o peruano Paolo Guerrero. A Celeste garantiu o título ao vencer o Paraguai por 3 a 0, com dois gols de Fourlan e um de Suárez. Atualmente, o atacante é um dos destaques das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Brasil. Ele e o argentino Leonel Messi são os artilheiros do torneio com dez gols cada. O Uruguai, faltando dois jogos para a definição da classificação, ocupa a quinta colocação - atrás de Argentina, Colômbia, Chile e Equador - posição obrigará o time a disputar uma repescagem para chegar ao mundial, já que somente os quatro primeiros garantem a classificação de maneira direta.
Suárez fez três gols no mundial da África do Sul |
Copa da África do Sul
O Uruguai chegou no mundial de 2010 desacreditado. Havia obtido a classificação na repescagem, fase em que eliminou a Costa Rica, representante da Concacaf. Comandada pelo técnico Oscar Tabarez, a Seleção Uruguaia surpreendeu. Dos sete jogos que a Celeste realizou, Suárez, então com 23 anos, atuou em seis. Ficou fora apenas da semifinal, contra a Holanda, em que os uruguaios foram derrotados por 3 a 2. O atacante não atuou nesse jogo porque estava suspenso, por ter levado cartão vermelho na partida anterior, pelas quartas de final, contra Gana. Suárez fez três gols na competição. O primeiro deles no último jogo da fase de grupos, na vitória de 1 a 0 sobre o México, que garantiu à Celeste a liderança da chave. Nas oitavas de final, Suárez foi decisivo novamente: anotou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre a Coréia do Sul. O Uruguai terminou a competição em quarto lugar, ao perder a decisão do terceiro posição para a Alemanha por 3 a 2.
Suárez defende o Liverpool |
Revelado pelo Nacional do Uruguai, Suárez se transferiu para o futebol holandês cedo, com apenas 19 anos. Mesmo assim, chegou a ser campeão uruguaio na temporada 2005-2006. O primeiro clube do atacante na Holanda foi o Groningen, onde ficou apenas uma temporada. Em 2007 foi para o Ajax, onde conquistou o título da Liga Holandesa na temporada 2010-2011. Transferiu-se para o Liverpool na Inglaterra em 2011, clube onde joga atualmente.
LUIS SUÁREZ NAS COPAS
Copa de 2010 - África do Sul
11 de junho - Uruguai 0 x 0 França (Fase de grupos)
16 de junho - Uruguai 3 x 0 África do Sul (Fase de grupos)
22 de junho - Uruguai 1 x 0 México (Fase de grupos)
Obs.: Luis Suarez fez o gol do Uruguai
26 de junho - Uruguai 2 x 1 Coréia do Sul (Oitavas de final)
Obs.: Luis Suarez fez os dois gols do Uruguai
2 de julho - Uruguai 1 x 1 Gana (Quartas de final)
Obs>: Luis Suarez recebeu cartão vermelho
10 de julho - Uruguai 2 x 3 Alemanha (Decisão do terceiro lugar)
"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário