Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ivanov: o soviético artilheiro da Copa de 1962

Ivanov marcou quatro gols na Copa do Mundo do Chile


Quem é?


Atacante foi titular da União Soviética em dois mundiais


Foi eliminado nas copas de 1958 e 1962 pelos anfitriões das competições


O atacante Valentin Ivanov foi o principal goleador da Seleção Soviética de sua época, quando o expoente máximo do futebol do país era o histórico goleiro Lev Yashin. Ivanov participou de duas Copas do Mundo, tendo conquistado a artilharia do mundial de 1962, no Chile, ao lado de outros cinco jogadores. O atacante é o homenageado desta quarta-feira, dia 2, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que publica diariamente figurinhas-caricaturas de jogadores que se destacaram no torneio da Fifa. A figura de Ivanov é a número 253, mesma quantidade de dias que faltavam para a abertura da Copa do Brasil no dia de sua publicação.

Ivanov fez 26 gols pela
seleção da União Soviética
Ivanov marcou 26 gols em 59 partidas pela União Soviética. Em Copas do Mundo foram cinco gols, o que o torna o maior artilheiro da Seleção Soviética. E o segundo maior se considerar a Rússia como sucessora dos soviéticos, atrás de Oleg Salenko, um dos artilheiros da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, com seis gols. A estreia do atacante na seleção ocorreu em 1956 nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, em que a União Soviética ficou com a medalha de ouro ao vencer a Iugoslávia por 1 a 0 na final. Ivanov jogou três partidas na competição, e não atuou na decisão. O atacante também conquistou pelo seu país a primeira edição da Eurocopa, disputada na França, em 1960. Os soviéticos ficaram com o título ao bater a Iugoslávia por 1 a 0. Ivanov marcou dois gols na semifinal, vitória por 3 a 0 sobre a Tchecoslováquia. Os dois gols lhe deram a artilharia da competição ao lado de outros quatro jogadores. Em 1964, a União Soviética, novamente com Ivanov, ficaria com o vice-campeonato da Euro, perdendo o título para a Espanha, anfitriã da competição.

Brasil de Pelé
A primeira derrota de Ivanov em Copas do Mundo ocorreu na estreia de Pelé pela Seleção Brasileira em mundiais, no terceiro jogo da fase de grupos do mundial de 1958, na Suécia. Os soviéticos foram batidos por 2 a 0, gols de Vavá. Antes dessa partida, a União Soviética, do técnico Gavril Kachalin, havia empatado com a Inglaterra e batido a Áustria por 2 a 0, jogo em que Ivanov marcou o seu único gol nesse mundial. No total, a União Soviética fez cinco partidas e o atacante atuou em todas. O time de Kachalin acabou eliminado nas quartas de final, em partida na qual era favorito contra os anfitriões da competição. A Suécia, no entanto, surpreendeu e venceu por 2 a 0, mandando os soviéticos de volta para casa. A Seleção Sueca ficaria com o vice-campeonato, sendo batida na final pelo Brasil.

Artilheiro
Quatro gols em quatro
 jogos em 1962
Quatro anos depois, no Chile, em 1962, Ivanov se sagrou artilheiro do mundial com quatro gols, ao lado de outros cinco jogadores. Foi a Copa do Mundo com o maior número de artilheiros e em que os goleadores máximos marcaram menos gols. O atacante soviético dividiu o posto com o húngaro Florian Albert, o iugoslavo Drazen Jerkovic, o chileno Leonel Sanchez e os brasileiros Vavá e Garrincha. A União Soviética, novamente treinada por Kachalin, também caiu nas quartas de final e de novo diante dos anfitriões. O placar na derrota para o Chile foi 2 a 1. Os quatro gols de Ivanov, que foi titular em todas as partidas de sua seleção, foram marcados na fase de grupos. O primeiro deles na estreia da competição, vitória de 2 a 0 sobre a Iugoslávia. Dois gols no empate de 4 a 4 com a Colômbia, partida que os soviéticos chegaram a estar vencendo por 4 a 1, mas permitiram a reação do time colombiano. E o segundo gol na vitória de 2 a 1 sobre o Uruguai. Após eliminarem os soviéticos, o Chile foi derrotado na semifinal pelo Brasil, e teve de se contentar com o terceiro lugar ao bater a Iugoslávia por 1 a 0.

Ivanov se tornou técnico
Único clube
O Torpedo de Moscou foi o único clube que Ivanov defendeu nos seus 14 anos de carreira, de 1952 a 1966. De acordo com informações do site da Fifa, marcou 124 gols em 286 partidas. Veloz e talentoso, o atacante conquistou com o Torpedo os títulos de campeão da União Soviética em 1960 e 1965. Depois de pendurar as chuteiras, permaneceu ligado ao clube, tendo assumido o cargo de treinador da equipe quatro vezes, nos quais conquistou um Campeonato Soviético (1976) e três Copas da União Soviética (1968, 1972 e 1986).






VALENTIN IVANOV NOS MUNDIAIS


Copa de 1958 - Suécia
8 de junho - União Soviética 2 x 2 Inglaterra (Fase de grupos)
11 de junho - União Soviética 2 x 0 Áustria (Fase de grupos)
Obs.: Fez o segundo gol da União Soviética
15 de junho - União Soviética 0 x 2 Brasil (Fase de grupos)
17 de junho - União Soviética 1 x 0 Inglaterra (Fase de grupos)
19 de junho - União Soviética 0 x 2 Suécia (Quartas de final)

Copa de 1962 - Chile
31 de maio - União Soviética 2 x 0 Iugoslávia (Fase de grupos)
Obs.:Ivanov fez o primeiro gol da partida
3 de junho - União Soviética 4 x 4 Colômbia (Fase de grupos)
Obs.:Ivanov marcou o primeiro e o terceiro gols da União Soviética
6 de junho - União Soviética 2 x 1 Uruguai (Fase de grupos)
Obs.: Ivanov fez o segundo gol da União Soviética
10 de junho - União Soviética 1 x 2 Chile (Quartas de final)




"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário