Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

David Villa: o maior goleador da Espanha

David Villa fez 11 jogos em Copas do Mundo


 Quem é?

Atacante foi artilheiro da Copa do Mundo da África do Sul


Jogador também defendeu sua seleção no mundial da Alemanha


Maior artilheiro da Espanha em Copas do Mundo, o atacante David Villa foi decisivo em pelo menos duas oportunidades no caminho da seleção de seu país rumo ao título do mundial da África do Sul, em 2010. Além dessa edição do torneio, o atacante também esteve na Copa de 2006, disputada na Alemanha, em que a equipe espanhola foi eliminada nas quartas de final. David Villa é o homenageado de domingo, dia 6, da coleção "Os Caras da Copa", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou em mundiais da Fifa. A figura do jogador é a número 249, mesma quantidade de dias que faltavam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil quando foi publicada.



No total, David Villa marcou oito gols nos dois mundiais que participou, três a mais do que os quatro jogadores que ocupam a segunda colocação nesse ranking: Morientes (copas de 1998 e 2002); Raul (1998, 2002 e 2006); Butragueño (1986 e 1990) e Hierro (1994, 1998 e 2002), todos com cinco gols. David Villa é também o jogador que mais gols marcou com a camisa da Espanha: 56, segundo informações do site da Fifa. Na Copa do Mundo de 2010, o atacante foi artilheiro da competição ao lado de Müller (Alemanha), Sneijder (Holanda), Diego Forlán (Uruguai), todos com cinco gols. Além do título daquele mundial, Villa conquistou com a Espanha a Eurocopa de 2008, competição da qual também foi artilheiro, com quatro gols. Na final do torneio, a Seleção Espanhola bateu a Alemanha por 1 a 0, gol de Fernando Torres.

Copa de 2006
Atacante fez três gols na Copa de 2006
O faro de artilheiro de Villa foi demonstrado logo na sua estreia na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando marcou dois dos gols espanhóis na vitória por 4 a 0 sobre a Ucrânia. A Seleção Espanhola, comandada pelo técnico Luis Aragones - que havia convocado Villa pela primeira vez para a equipe nacional cerca de um ano e meio antes, em fevereiro de 2005 -, terminou a primeira fase da competição com três vitórias. Dessas partidas da fase de grupos, Villa só não começou como titular no terceiro jogo, contra a Arábia Saudita, mas entrou no segundo tempo. A Espanha acabou eliminada nas oitavas de final, batida pela França por 3 a 1, de virada. O gol espanhol nessa partida foi anotado por Villa, de pênalti. A França terminaria a competição com o vice-campeonato, sendo derrotada na final pela Itália, na disputa de pênaltis.

Copa de 2010
David Villa foi o artilheiro da Espanha campeã em 2010
Sob o comando do técnico Vicente Del Bosque, Davi Villa foi titular nos sete jogos que deram o título de campeão mundial ao time da Espanha na Copa da África do Sul. Três dos cinco gols de Villa foram marcados na fase de grupos da competição, depois da Espanha ter começado decepcionando ao perder por 1 a 0 para a Suíça na estreia. No segundo jogo, o atacante fez os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre Honduras. No jogo final da chave, anotou o primeiro nos 2 a 1 sobre o Chile. A Espanha terminou em primeiro lugar do grupo. Nas oitavas de final e nas quartas de final, Villa marcou o único gol nas vitórias por 1 a 0 sobre Portugal e Paraguai, respectivamente. Depois de passar pela Alemanha na semifinal, o time de Del Bosque enfrentou uma final muito tensa contra a Holanda. O jogo teve 14 cartões amarelos e um vermelho - para o zagueiro holandês Heitinga, já na prorrogação - maior número de todas as finais de mundiais. A Seleção Espanhola conquistou o título com um gol marcado por Iniesta faltando quatro minutos para o fim da prorrogação. A Espanha foi o oitavo país a conquistar uma Copa do Mundo. Foi também a equipe que levantou a taça com menos número de gols marcados, oito, metade dos assinalados pela seleção que terminou na terceira colocação, a Alemanha, que fez 16.

Outro título mundial
Jogador fez gol na final da Eurocopa
Além de campeão mundial pela Seleção Espanhola, Davi Villa também conquistou o mundial interclubes, em 2011, com o Barcelona. O atacante não jogou a final da competição, em que a equipe espanhola bateu o Santos por 4 a 0, por ter se contundido na semifinal, em que seu time venceu o Al-Sadd do Catar, também por 4 a 0. Nesse mesmo ano, Villa já havia conquistado com o Barcelona o título da Champions League, a Copa dos Campeões da Europa. Na final dessa competição, ele marcou o terceiro gol de sua equipe na vitória por 3 a 1 contra o Manchester United.  Antes do Barcelona, o jogador havia defendido o Sporting Gijón, o Zaragoza e o Valência. Atualmente atua no Atlético de Madrid.



DAVID VILLA NOS MUNDIAIS

Copa de 2006 - Alemanha
14 de junho - Espanha 4 x 0 Ucrânia (Fase de grupos)
Obs.: David Villa fez o segundo e o terceiro gols da Espanha
19 de junho - Espanha 3 x 1 Tunísia (Fase de grupos)
23 de junho - Espanha 1 x 0 Arábia Saudita (Fase de grupos)
27 de junho - Espanha 1 x 3 França (Oitavas de final)
Obs.: David Villa fez o gol da Espanha.

Copa de 2010 - África do Sul
16 de junho - Espanha 0 x 1 Suíça (Fase de grupos)
21 de junho - Espanha 2 x 0 Honduras (Fase de grupos)
Obs.: David Villa fez os dois gols da partida
25 de junho - Espanha 2 x 1 Chile (Fase de grupos)
Obs.: David Villa fez o primeiro gol da Espanha
29 de junho - Espanha 1 x 0 Portugal (Oitavas de final)
Obs.: David Villa fez o gol do jogo
3 de julho - Espanha 1 x 0 Paraguai (Quartas de final)
Obs.: David Villa fez o gol do jogo
7 de julho - Espanha 1 x 0 Alemanha (Semifinal)
11 de julho - Espanha 1 x 0 Holanda (Final)
Obs.: Espanha campeã do mundo


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário