Materazzi foi a duas Copas do Mundo e marcou dois gols |
Quem é?
Zagueiro igualou marcador na final contra a França
Campeão na Alemanha, jogador também esteve no mundial de 2002
Mais lembrado pela cabeçada que levou do francês Zidane na final da Copa do Mundo de 2006, o zagueiro Materazzi foi o grande herói da Itália naquela partida, afinal foi ele quem assinalou o gol que garantiu o empate para a Azurra e levou a decisão para os pênaltis, vencida pelos italianos. Além desse mundial, disputado na Alemanha, o jogador também disputou o de 2002 (Japão-Coreia do Sul). Materazzi é o homenageado de segunda-feira, dia 7, na coleção "Os Caras da Copa", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. O número do desenho do zagueiro italiano é o 248, mesma quantidade de dias que faltavam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil na data da publicação da figurinha.
Na Copa do Mundo de 2002, Materazzi atuou em apenas uma das quatro partidas da Itália. Ele começou no banco no jogo contra a Croácia, pela fase de grupos, e entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Nesta. A Seleção Italiana, comandada pelo técnico Giovanni Trapattoni, venceu por 2 a 0. Na oitavas de final, a Itália acabou surpreendida pela co-anfitriã da competição, a Coréia do Sul. Os coreanos saíram perdendo, mas viraram o jogo e se classificaram. A Coréia terminou a competição na quarta colocação da copa.
Campeão do mundo
Quatro anos depois, agora com a Itália comandada pelo técnico Marcello Lippi, Materazzi começou como reserva novamente. Como na Copa do Mundo anterior, entrou em campo pela primeira vez para substituir Nesta, com uma contusão na virilha, no terceiro jogo da fase de grupos, contra a República Tcheca. Foi aos 17 minutos do primeiro tempo, e nove minutos depois Materazzi inaugurou o marcador. A Itália venceu por 2 a 0 - o segundo gol foi marcado por Inzaghi. Depois dessa partida, o zagueiro foi alçado a titular. No total, jogou quatro das sete partidas da campanha vitoriosa da Itália, e marcou dois gols. Ficou fora da quartas de final, na vitória de 3 a 0 sobre a Ucrânia, porque estava suspenso por ter sido expulso na oitavas de final - em que a Itália bateu a Austrália por 1 a 0. O segundo gol do zagueiro na competição foi marcado na final. Zidane abriu o marcador aos 7 minutos, cobrando pênalti. Materazzi empatou aos 19 minutos, com uma cabeçada após cobrança de escanteio. Na prorrogação, faltando cinco minutos para o apito final, outra cabeçada acabou marcando a participação do zagueiro no mundial: de Zidane em seu peito. O craque francês acabou expulso. A Itália conquistou o título ao vencer a disputa por pênaltis por 5 a 3.
Cabeçada de Zidane na prorrogação |
Punição
Título mundial com a Inter |
Onze dias depois da final da Copa do Mundo, Zidane e Materazzi foram julgados pelo Comitê Disciplinar da Fifa por causa do episódio da cabeçada. Zidane foi suspenso por três partidas e a pagar multa de 7,5 mil francos suíços. Como o jogador já havia encerrado sua carreira internacional, assumiu o compromisso de fazer serviços comunitários com crianças por três dias. Já Materazzi, que havia provocado o jogador francês, fazendo insinuações ofensivas contra a irmã dele, foi suspenso por duas partidas oficiais da Seleção Italiana e teve de pagar multa de 5 mil francos suíços. Além do título mundial pela Itália, o zagueiro também foi campeão do mundo interclubes pela Internazionali, em 2010, quando o time italiano venceu na final o Mazembe, do Congo, por 3 a 0. Materazzi ficou apenas no banco durante o torneio. Também com a Inter, havia sido campeão da Champions League no mesmo ano. O título foi conquistado com vitória por 2 a 0 sobre o Bayern de Monique. Materazzi estava no banco e entrou quando o cronômetro já marcava mais de 90 minutos de jogo, no lugar do argentino Diego Milito, que havia marcado os dois gols dos italianos.
MATERAZZI NOS MUNDIAIS
Copa de 2002 - Japão e Coreia do Sul
8 de junho - Itália 1 x 2 Croácia (Fase de grupos)
Copa de 2006 - Alemanha
22 de junho - Itália 2 x 0 República Tcheca (Fase de grupos)
Obs.: Materazzi marcou o primeiro gol do jogo
26 de junho - Itália 1 x 0 Austrália (Oitavas de final)
Obs.: Materazzi recebeu cartão vermelho
4 de julho - Itália 2 x 0 Alemanha (Semifinal)
9 de julho - Itália 1 x 1 França - 5 x 3 nos pênaltis (Final)
Obs.: Materazzi fez o gol da Itália
Obs. 2: Itália campeã mundial
"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário