Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Neymar segue os passos de Ronaldo no Barça

Primeiro título dos dois atacantes foi contra o Atlético de Madrid



História da taça


Ambos levantaram Supercopa da Espanha ao chegarem


O Fenômetno ganhou título de melhor do mundo no mesmo ano


O título da Supercopa da Espanha, conquistado pelo Barcelona após empate sem gols com o Atlético de Madrid nesta quarta-feira, dia 28, no Estádio Camp Nou, coloca Neymar no mesmo caminho que Ronaldo, o Fenômeno, trilhou ao chegar no futebol espanhol. Ronaldo havia acabado de desembarcar no time catalão (contratado ao PSV da Holanda), e marcou seu primeiro gol justamente no primeiro jogo da decisão da Supercopa de 1996, e justamente contra o time madrilenho – Neymar também anotou no primeiro jogo da Supercopa, contra o Atlético. Naquela temporada 1996/1997, a única do Fenômeno no clube espanhol, ele ganharia ainda a Copa da Espanha e a Recopa Europeia. E, em 1996, seria eleito pela primeira vez pela Fifa o melhor jogador do mundo.

Neymar fez gol no primeiro jogo
contra o Atlético de Madrid na
decisão deste ano
Ronaldo anotou duas vezes
 na decisão de 1996 contra
o mesmo Atlético de Madrid
No paralelo entre os inícios dos dois atacantes brasileiros o que mais os aproxima é o fato de ambos terem feito gols decisivos. Neymar anotou o que garantiu o empate em 1 a 1 contra o Atlético em Madrid. Graças a esse gol, marcado fora de casa, o Barcelona ficou com a taça mesmo empatando em 0 a 0 em Barcelona. Ronaldo, no primeiro jogo, vitória de 5 a 2 do Barça, marcou dois gols. No segundo jogo os dois passaram em branco, Ronaldo porque foi poupado e não jogou. E Neymar... porque não fez gols mesmo.

Diferenças
As diferenças entre os começos, no entanto, também saltam aos olhos. Neymar começou no banco de reservas na primeira partida da decisão. Ronaldo saiu jogando. Além dele, estreava no clube catalão outro brasileiro, o meia Giovanni, contratado junto ao Santos. Ronaldo marcou o primeiro gol do jogo aos cinco minutos, chutando de fora da área; e o quinto, após jogada de Giovanni que deixou o companheiro livre, com o goleiro fora do gol, para empurrar a bola para a rede. Giovanni também fez o seu gol, o segundo do jogo, de cabeça após cruzamento do português Figo. Ronaldo, além de anotar duas vezes, deu passe para De La Peña marcar o quarto. O primeiro jogo da decisão de 2013 teve placar muito mais modesto, com Neymar saindo do banco para garantir o empate.




O segundo jogo da decisão tem aspectos semelhantes: em ambas as decisões, o Barcelona não foi bem. Em 1996, sem Ronaldo, o time catalão perdeu em Madrid por 3 a 1. Ficou com o título graças ao saldo de gols. Agora: 0 a 0, com o maior astro, Messi, perdendo pênalti. Neymar, ao contrário do Fenômeno, jogou. Aliás, começou como titular como vinha sendo pedido faz tempo. Não conseguiu tirar o zero do placar. Mas, como Ronaldo, começou a trajetória no Barça como campeão. Difícil será o ex-santista conseguir o título de melhor do mundo, como ocorreu há sete anos com o Fenômeno.


CAMINHOS NO BARCELONA

Decisão da Supercopa da Espanha

1º Jogo:

Em 1996: Barcelona 5 x 2 Atlético de Madrid

Em 2013: Atlético de Madrid 1 x 1 Barcelona

Semelhanças:
Ambos marcaram gols decisivos na primeira partida da decisão

Diferenças:
Ronaldo começou jogando e balançou as redes do Atlético duas vezes
Neymar começou no banco e fez apenas um gol, no segundo tempo


2º Jogo

Em 1996: Atlético de Madrid 3 x 1 Barcelona

Em 2013: Barcelona 0 x 0 Atlético de Madrid

Semelhanças:
 Ambos passaram em branco

Diferenças:
Ronaldo não jogou
Neymar foi titular

Nenhum comentário:

Postar um comentário