Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Boban levou Croácia ao 3º lugar na Copa do Mundo

Boban era o meia criativo da Croácia de 1998

Quem é?


Meia brilhou na seleção que eliminou a Alemanha


Equipe conquistou melhor posição do país no Mundial da França


Cérebro da Seleção Croata que participou da primeira Copa do Mundo do país, em 1998, na França, o meia Zvonimir Boban, era um predestinado contra a Alemanha nos torneios organizados pela Fifa. Tanto que, naquele mundial sua seleção despachou os alemães nas quartas de final com um elástico 3 a 0. Boban é o homenageado desta sexta-feira da coleção “Os Caras da Copa”, da Folha de S.Paulo, que todo dia traz figurinhas-caricaturas de craques que se destacaram em mundiais. Boban é a figura 286, mesmo número de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

Antes de defender a Seleção Croata, Boban já havia integrado um selecionado que desbancou os alemães. Em 1987, antes de a Croácia ganhar a sua independência, o meia foi campeão mundial Sub-20 com a camisa da seleção da Iugoslávia. A final foi contra a Seleção Alemã. No tempo regulamentar o jogo terminou 1 a 1, com Boban anotando para os iugoslavos. O título veio nos pênaltis: 5 a 4 para a Iugoslávia.



Copa do Mundo da França
A Croácia foi uma grande surpresa na Copa do Mundo da França. Na campanha de cinco vitórias e duas derrotas, Boban só não participou de um jogo, na primeira fase, em que sua equipe bateu o Japão por 1 a 0. Na Fase de grupos, o meia esteve em campo contra a Jamaica (vitória por 3 a 1) e Argentina (derrota por 1 a 0). Os croatas terminaram na segunda colocação do grupo, com seis pontos (três atrás da Argentina). A partir das oitavas de final (vitória sobre a Romênia por 1 a 0), Boban participou de todos os jogos.

Desbancar a Alemanha, e ainda por 3 a 0, foi a grande surpresa que a Croácia poderia ter aprontado na Copa da França. Dois anos antes, os alemães haviam se sagrado campeões da Eurocopa (e nas quartas- de final tinham eliminado justamente a Croácia, com vitória por 2 a 1). Os gols das quartas de final foram anotados por Jarni, Vlaovic e Suker. Na semifinal, os croatas foram derrotados pela França (que se sagraria campeã do torneio) por 2 a 1. Na disputa do terceiro lugar, o time de Boban venceu a Holanda por 2 a 1, conquistando aquela que é até hoje a melhor posição da Croácia em Copas do Mundo.

Vitórias pelo Milan

Boban foi campeão Europeu
 defendendo as cores do Milan
Revelado pela equipe croata do Dínamo Zagreb no final da década de 1980 (quando o clube ainda era da Iugoslávia), Boban conseguiu projeção na carreira defendendo o Milan, da Itália, para onde se transferiu em 1991. Dono de boa visão de jogo, ganhou espaço no meio de campo da equipe italiana depois de algum tempo. Conquistou seu principal título na temporada 1993/1994: campeão da Copa dos Campeões da Uefa. Na final, realizada em Atenas, o Milan bateu o Barcelona por 4 a 0, gols de Desailly, Savícevic e Massaro (2). Outro título importante foi a Supercopa da Europa 1994, contra o Arsenal. No primeiro jogo, em Milão, Boban fez um dos gols da vitória por 2 a 0. Empate em 0 a 0 na partida de volta garantiu a taça aos milaneses. Conquistou ainda quatro títulos nacionais e três Supercopas Italianas.



ZVONIMIR BOBAN NOS MUNDIAIS

Copa de 1998 – França
14 de junho – Croácia 3 x 1 Jamaica (Fase de grupos)
26 de junho – Croácia 0 x 1 Argentina (Fase de grupos)
30 de junho – Croácia 1 x 0 Romênia (Oitavas de final)
4 de julho – Croácia 3 x 0 Alemanha (Quartas de final)
8 de julho - Croácia 1 x 2 França (Semifinal)
11 de julho – Croácia 2 x 1 Holanda (Final)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário