Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2013

Voinov viu Pelé debutar em Copas do Mundo

Voinov atuou nas cinco partidas da
 União Soviética na Copa da Suécia

Quem é?


Meia era titular da URSS que perdeu para o Brasil


Dois anos depois do mundial, jogador foi campeão da Eurocopa


Meio-campista titular da Seleção Soviética da Copa do Mundo de 1958, Yuri Voinov atuou nos cinco jogos de sua equipe na competição. Um deles marcaria a história do futebol mundial como o debute em mundiais do maior jogador de todos os tempos: Pelé, então com 17 anos. Foi o terceiro jogo tanto da União Soviética quanto do Brasil no mundial. A equipe brasileira do técnico Vicente Feola venceu por 2 a 0, com dois gols de Vavá. Voinov é o homenageado deste sábado, dia 31, na coleção “Os Caras da Copa”, da Folha de S.Paulo. A figurinha-caricatura do meia soviético é a número 285, mesma quantidade de dias que faltam para o início da Copa do Mundo do Brasil.



Antes da partida contra o Brasil, Voinov havia jogado no empate com a Inglaterra (2 a 2) e na vitória contra a Áustria (2 a 0). As seleções da Inglaterra e da União Soviética tiveram de disputar uma partida extra ainda pela fase de grupos para definir quem seria o segundo colocado da chave (o primeiro lugar ficou com o Brasil). Comandados pelo técnico Gavril Kachalin, os soviéticos bateram os ingleses por 1 a 0. Nas quartas de final, a União Soviética acabou eliminada pela anfitriã Suécia, derrotada por 2 a 0.

Eurocopa 1960
Voinov estava na Seleção Soviética que venceu
a primeira Eurocopa, em 1960
A frustração de Voinov e seus companheiros com a desclassificação no mundial foi parcialmente compensada dois anos depois, com a conquista da Eurocopa de 1960, a primeira edição do torneio. A disputa ocorreu na França, com apenas quatro equipes. Além da anfitriã e da União Soviética, participaram da competição a Tchecoslováquia e a Iugoslávia. Novamente comandada pelo técnico Gavril Kachalin, os soviéticos bateram no primeiro jogo (semifinal) a Tchecoslováquia por 3 a 0. A final foi contra a Iugoslávia. A equipe de Voinov venceu de virada por 2 a 1, com jogo decidido na prorrogação. Foi o único título europeu da União Soviética.

Dínamo de Kiev

O principal clube de Voinov foi o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, onde atuou de meados da década de 1950 até meados da década de 1960. Conquistou pelo clube o título da Liga Soviética em 1961 e a Copa da Rússia de 1964.

VOINOV NOS MUNDIAIS

Copa do 1958 – Suécia
8 de junho – União Soviética 2 x 2 Inglaterra (Fase de grupos)
11 de junho – União Soviética 2 x 0 Áustria (Fase de grupos)
15 de junho – União Soviética 0 x 2 Brasil (Fase de grupos)
17 de junho – União Soviética 1 x 0 Inglaterra (Fase de grupos)
19 de junho – União Soviética 0 x 2 Suécia (Quartas de final)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário