Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Grafite: gol no Brasileirão após mais de 11 anos

Grafite fez dois gols na estréia do Santa Cruz do Brasileirão

Quem é?


Último no torneio gol havia sido pelo São Paulo em 2004


Fazia onze anos e cinco meses que o artilheiro Grafite não balançava as redes em um jogo pelo Campeonato Brasileiro. O atacante do Santa Cruz, autor de dois gols na vitória por 4 a 1 sobre o Vitória, havia movimentado o placar pela última vez na competição em dezembro de 2004, quando defendia o São Paulo. O jogo foi o empate em 1 a 1 com o Flamengo no Morumbi. Para acharmos a última vez que Grafite marcou dois gols em um Brasileirão basta voltar apenas mais um mês: novembro de 2004, em partida que o São Paulo bateu o Botafogo por 5 a 2.




Foi no São Paulo que Grafite ganhou projeção internacional, a ponto de ser contratado pelo Le Mans, da França, em 2006 - depois, antes de voltar ao Brasil, atuou também pelo Wolfsburg (Alemanha), Al Ahli (Emirados Árabes) e Al-Sadd (Catar). Revelado pela Motonense, teve passagens por Ferroviária, Santa Cruz, Grêmio e Goiás, além do Anyang, da Coréia do Sul, antes de desembarcar no Tricolor. Chegou no clube do Morumbi em 2004, e no ano seguinte participou da conquista da Libertadores e do Mundial Interclubes. Na campanha do título continental fez quatro gols, um a menos que os artilheiros do Tricolor na competição - o goleiro Rogério Ceni e o centroavante Luisão. Também fizeram quatro gols Cicinho e Diego Tardelli. No mundial interclubes, conquistado pelo São Paulo com vitória por 1 a 0 sobre o Liverpool, Grafite ficou no banco nos dois jogos, mas entrou no fim do segundo tempo em ambos.

Grafite fez gol no empate com o Flamengo em 2004
No Brasileirão de 2004, quando Grafite havia feito seu último gol pela competição, o São Paulo terminou na terceira colocação - o Santos foi campeão - e o atacante foi o artilheiro do time com 17 gols, metade dos anotados pelo goleador máximo da competição, Washington, do Atlético Paranaense. Naquele jogo, pela penúltima rodada do torneio e jogando em casa, o São Paulo entrou em campo ainda com chances de ser campeão. Se tivesse vencido, o Tricolor chegaria a rodada final com 84 pontos, um a menos que o Atlético Paranaense (vice-campeão) e dois a menos que o Santos. No entanto, dirigido por Leão, o time do Morumbi sofreu 1 a 0 aos 13 minutos do primeiro tempo, gol de Dimba. Grafite fez o gol do empate ainda no primeiro tempo, aos 26 minutos, mas o São Paulo não teve forças para virar o jogo, se despedindo das chances de ser campeão uma rodada antes do fim do campeonato.

FICHA DO JOGO
São Paulo 1 x 1 Flamengo
Data: 12 de dezembro de 2004
Local: Estádio do Morumbi
São Paulo: Rogério Ceni; Fabão, Rodrigo e Lugano; Cicinho, César Sampaio (Nildo), Renan, Danilo (Souza) e Cicinho; Daniel Tardelli e Grafite. Técnico: Leão
Flamengo: Júlio César; China (Valentin), Júnior Baiano, André Bahia e Roger, Dá Silva, Ibson, Jonatas e Zinho (Athirson); Whelliton (Júnior) e Dimba. Técnico: Andrade
Gols: Dimba (Flamengo) e Grafite (São Paulo)


Veja também:

Coloque nos comentários sugestões de temas sobre os quais temas

você gostaria de ler aqui no blog HISTÓRIAS DA BOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário