Felipão segura a taça de sua quarta conquista da Copa do Brasil, em 2012 |
História da taça
Treinador tem quatro títulos da competição
Técnico conquistou o torneio por Criciúma, Grêmio e Palmeiras, duas vezes
A Copa do Brasil tem nesta quarta-feira, dia 12, os 13 jogos inaugurais de sua primeira fase (são 80 times nessa etapa, com partidas previstas até meados de abril), sem a presença do técnico que mais vezes conquistou o título. O maior vencedor da competição vai assistir o torneio "de camarote", mais preocupado com outra copa, a do Mundo: é Luiz Felipe Scolari. O comandante da Seleção Brasileira é o único treinador que conquistou a Copa do Brasil mais de uma vez. No total, 22 técnicos levantaram a taça: 21 apenas uma vez e Felipão nada menos do que quatro.
Três títulos invictos
Primeiro título da Copa do Brasil foi conquistado pelo Criciúma |
E Felipão conquistou três desses títulos de forma invicta. O treinador foi campeão sem sofrer nenhuma derrota em 1991 com o Criciúma; em 1994 com o Grêmio; e em 2012 com o Palmeiras. A única vez que levantou a taça sem ser de maneira invicta foi em 1998, também com o Palmeiras. Em duas dessas conquistas o time comandado por Felipão estava longe de ser o favorito. No título de 1991, com o Criciúma, por exemplo, a equipe disputava a Série B do Brasileirão, enquanto seu adversário na final, o Grêmio, estava na Série A (apesar de ter feito uma campanha que o levou ao descenso). E em 2012, o Palmeiras ficou com o título - em final contra o Coritiba -, mas acabou rebaixado no Brasileirão.
Melhor campanha em 2012
Felipão ganhou duas Copas do Brasil comandando o Palmeiras |
Entre as quatro conquistas de Felipão, a de melhor campanha foi justamente a de 2012, quando o time do Parque Antártica ficou com a taça após oito vitórias e três empates. Em 1991 e em 1994, Criciúma e Grêmio, respectivamente, tiveram seis vitórias e quatro empates. Em 1998, com o Palmeiras, Felipão colecionou seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. Na conquista de dois anos atrás, o Verdão de Felipão teve o melhor ataque da competição com 23 gols, com média de 2,1 gol por jogo, apesar de ter ficado longe da briga pela artilharia. O goleador máximo do torneio foi o são-paulino Luís Fabiano, com oito gols, enquanto o artilheiro palmeirense foi Barcos, com quatro gols.
AS COPAS DO BRASIL DE FELIPÃO
1991 - CRICIÚMA
Campanha:
6 vitórias e 4 empates
Finais:
Grêmio 1 x 1 Criciúma
Criciúma 0 x 0 Grêmio
Time do último jogo:
Alexandre; Sarandi, Vilmar, Altair e Itá; Roberto Cavalo, Gelson e Grizzo (Vanderlei); Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi
1994 - GRÊMIO
Campanha:
6 vitórias e 4 derrotas
Finais:
Ceará 0 x 0 Grêmio
Grêmio 1 x 0 Ceará
Time do último jogo:
Danrlei; Ayupe, Paulão, Agnaldo e Roger; Pingo, Jamir, Émerson e Carlos Miguel (Wallace); Fabinho e Nildo (Carlinhos)
1998 - PALMEIRAS
Campanha:
6 vitórias, 4 empates e 2 derrotas
Finais:
Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras
Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro
Time do último jogo:
Velloso; Neném, Cléber, Roque Júnior e Júnior; Galeano, Rogério, Alex (Arílson) e Zinho; Paulo Nunes (Almir) e Oséas (Pedrinho)
2012 - PALMEIRAS
Campanha:
8 vitórias e 3 empates
Finais:
Palmeiras 2 x 0 Coritiba
Coritiba 1 x 1 Palmeiras
Time do último jogo:
Bruno; Artur, Thiago Heleno (Leandro Amaro), Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor (Márcio Araújo) e Daniel Carvalho (Luan); Betinho e Mazinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário