Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Uma viagem no tempo com Bellini

Montagem de fotos postada no Facebook do capitão do título de 1958


Quem é?


Facebook do capitão da Copa de 1958 completa um ano


Curiosidades e fotos históricas da trajetória do zagueiro para fãs se deliciarem


Uma viagem no tempo. É assim que pode ser definida uma visita à página do Facebook do primeiro capitão da Seleção Brasileira a levantar a taça de campeão da Copa do Mundo: o zagueiro Hideraldo Luiz Bellini, ídolo do Vasco e do São Paulo. Nesta quinta-feira, dia 14, faz um ano que a página foi colocada no ar. O primeiro post foi feito três dias depois, uma foto do jogador, de terno com o escudo da antiga CBD estampado no bolso, ao lado da miss Brasil de 1958, com a seguinte descrição: "Bellini, na chegada dos campeões em junho de 1958, nas dependências da revista 'O Cruzeiro'. Na foto com Adalgisa Colombo, miss Brasil de 58". A Seleção Brasileira havia conquistado dias antes a Copa do Mundo da Suécia ao bater os donos da casa por 5 a 2. Na imagem de "O Cruzeiro", Bellini segura a Taça Jules Rimet recebe um beijo de Adalgisa no rosto.

Bodas de ouro
O casamento em 1963
Outros três posts foram publicados dez dias depois, em 27 de novembro de 2012. A série é aberta por uma bela foto do dia do casamento de Bellini com a professora de Português Giselda de Oliveira Bellini dentro do carro que levou o casal para a lua de mel após as núpcias na Igreja de São Benedito, em Itapira, no interior de São Paulo. Na descrição da foto: "30/01/1963 - Dia muito feliz da nossa vida! 30/01/2013 - Salve nossas Bodas de Ouro!". Foi Giselda quem idealizou a página de Facebook do marido, e é ela quem a administra. A outra postagem do dia  é uma foto de Bellini cumprimentando o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, em outubro de 2002, segundo descrição da página. A terceira é do zagueiro com a camisa do São Paulo, com o seguinte frase: "São Paulo Futebol Clube - sem títulos, mas muitos amigos"


20 anos de carreira
No Atlético-PR com o filho
e Djalma Santos
Pelo bate-papo do Facebook, Giselda contou ao Histórias da Bola que teve a ideia de criar a página com o intuito de resgatar o tempo em que o futebol era um exercício de raça, amor à camisa, arte e compromisso sério com o clube e com os torcedores. "Além disso, achei que seria um espaço ideal para contar um pouco sobre a vida dele: de modelo, de comerciante, de professor de escolinha de futebol, de funcionário público e da vida profissional de atleta que jogou durante 20 anos em apenas três clubes e dez anos na Seleção Brasileira", completou. Além do São Paulo e do Vasco, Bellini defendeu o Atlético Paranaense, clube onde encerrou a carreira em 1969. Há até uma foto na página desse momento, com a seguinte descrição: "29/06/1969 - Clube Atlético Paranaense - Dia em que as chuteiras foram dependuradas, com Djalma Santos e meu filho caçula, Junior".

Pôsteres
Pôster do Vasco Supercampeão Carioca de 1958
Na página há a reprodução de alguns pôsters de times em que Bellini atuou. O time do Vasco supercampeão carioca de 1958 é um deles, com o zagueiro posando ao lado de outros ídolos da história vascaína como Orlando e Almir Pernambuquinho. Aquele título foi conquistado com um empate em 1 a 1 com o Flamengo: Roberto Pinto fez o gol do Vasco e Babá o do Flamengo. Há também o pôster da Seleção Brasileira de 1958 - além desse título mundial, Bellini foi bicampeão em 1962, no Chile (mas nesse torneio foi reserva de Mauro Ramos) e jogou a de 1966, na Inglaterra. E uma foto do São Paulo da década de 1960. Imagens de outros ídolos do futebol com o zagueirão não faltam, algumas de grande valor histórico para o futebol brasileiro, como a de Bellini abraçado com Pelé no vestiário da Seleção Brasileira depois da vitória de 2 a 0 da equipe canarinho sobre a União Soviética na Copa do Mundo da Suécia, na estreia do Rei no mundial.

Loja de calçados e autoridades
A loja de calçados femininos de Bellini
Há, ainda, desde curiosidades - como a lembrança de Bellini dono de uma loja de calçados femininos em Copacabana - até momentos com grandes autoridades, como os ex-presidentes Juscelino Kubitschek - que recebeu a Seleção Brasileira campeão de 1958 - e Lula - em evento de 2008 que marcou os 50 anos da conquista do primeiro mundial do Brasil. A página lembra ainda várias reportagens sobre Bellini e momentos dele com famosos como o comediante Oscarito, astro do cinema brasileiro da década de 1930 a década de 1970. E vários momentos com a mulher, os filhos e netos. Para quem quiser curtir (e viajar no tempo), o endereço é https://www.facebook.com/Bellini58?fref=ts.





Um comentário:

  1. Maior zagueiro das seleções brasileira de todos os tempos que conheci:
    Raça e patriotismo.Parabéns BELLINI.

    ResponderExcluir