Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Crespo ficou devendo nas Copas do Mundo

Crespo fez oito jogos pela Argentina em três mundiais


Quem é?


Jogador fez quatro gols em três mundiais


Foi titular só em 2006, quando Argentina foi eliminada pela Alemanha


Segundo maior artilheiro da história da Seleção Argentina, o atacante Hernán Crespo não conquistou nas Copas do Mundo resultados que fizessem jus a sua importância para o futebol. No total, Crespo marcou 35 gols com a camisa da Argentina, mesmo número alcançado por Leonel Messi em junho deste ano, e atrás apenas de Batistuta (56 gols). O atacante foi a três mundiais da Fifa, sendo reserva em dois deles. Em 1998 entrou no decorrer de apenas uma partida. Em 2002, jogou no segundo tempo (incompleto) de três confrontos, anotando um gol. Em 2006 foi titular e fez três gols, totalizando quatro gols em mundiais. Crespo defendeu a Argentina também nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1996, quando a equipe ficou com a medalha de prata após perder a decisão do torneio para Nigéria por 3 a 2. O atacante foi artilheiro do torneio ao lado do brasileiro Bebeto, com seis gols. Crespo é o homenageado de terça-feira, dia 29, da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura do atacante é a número 226.




Melhor desempenho em 2006
Atacante foi vice-artilheiro na Copa do Mundo de 2006
No único mundial em que foi titular, Crespo ficou com a vice-artilharia da competição. Com seus três gols na Copa da Alemanha de 2006, ocupou o segundo posto na tabela de goleadores ao lado de outros sete jogadores. À frente desse grupo, com dois gols a mais, apareceu o artilheiro Klose, da Alemanha. O atacante argentino foi titular de quatro dos cinco jogos da equipe comandada pelo técnico José Pekerman. Não atuou apenas no empate de 0 a 0 contra a Holanda, terceiro jogo da fase de grupos. Nessa etapa da competição marcou dois gols. O primeiro na estreia, vitória por 2 a 1 sobre a Costa do Marfim, e o outro na goleada por 6 a 0 sobre Sérvia e Montenegro. O outro gol foi anotado na vitória sobre o México, de virada, nas oitavas de final. Crespo fez o gol que empatou a partida, aos 10 minutos do primeiro tempo, e acabou levando o jogo para a prorrogação, com vitória de 2 a 1 para os argentinos. A equipe de Pekerman acabou eliminada nas quartas de final, ao ser derrotada pela Alemanha na disputa por pênaltis após empate em 1 a 1. Os alemães acabariam a competição na terceira colocação.

Libertadores e Copa da Uefa
Jogador conquistou Copa da Uefa defendendo o Parma
Crespo conquistou dois dos três torneios continentais mais cobiçados do mundo. Atuando pelo River Plate foi campeão da Taça Libertadores da América de 1996. Marcou os dois gols da partida decisiva contra o América de Cali no Estádio Monumental de Nuñes, na Argentina, na vitória do River por 2 a 0. Três anos depois, o atacante conquistou a Copa da Uefa pelo Parma, com vitória de 3 a 0 sobre o Marseille, em partida em que Crespo anotou um dos gols da equipe italiana. Além desses dois clubes, Crespo também defendeu Lazio, Internazionale, Milan e Genoa na Itália, e o Chelsea da Inglaterra. Além das conquistas continentais, estão entre os principais títulos do jogador três Campeonatos Italianos, todos pela Internazionale, nas temporadas 2006/07, 2007/08 e 2008/09. Crespo também foi artilheiro do Campeonato Italiano em 2001, com 26 gols, atuando pela Lazio.


CRESPO NOS MUNDIAIS

Copa de 1998 - França
30 de junho - Argentina 2 x 2 Inglaterra - 4 x 2 nos pênaltis (Oitavas de final)

Copa de 2002 - Japão e Coreia do Sul
2 de junho - Argentina 1 x 0 Nigéria (Fase de grupos)
7 de junho - Argentina 0 x 1 Inglaterra (Fase de grupos)
12 de junho - Argentina 1 x 1 Suécia (Fase de grupos)
Obs.: Crespo fez o gol da Argentina

Copa de 2006 - Alemanha
10 de junho - Argentina 2 x 1 Costa do Marfim (Fase de grupos)
Obs.: Crespo fez o primeiro gol da Argentina
16 de junho - Argentina 6 x 0 Sérvia e Montenegro (Fase de grupos)
Obs.: Crespo fez o quarto gol da partida
24 de junho - Argentina 2 x 1 México (Oitavas de final)
Obs.: Crespo fez o primeiro gol da Argentina
30 de junho - Argentina 1 x 1 Alemanha - 2 x 4 nos pênaltis (Quartas de final)


"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário