Penverne jogou duas Copas do Mundo |
Quem é?
Meia era titular do time de melhor ataque na Suécia
Jogador disputou também a Copa do Mundo da Suíça, quatro anos antes
O meia Armand Penverne foi capitão da Seleção Francesa na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, competição em que seu país obteve a melhor colocação em mundiais da Fifa (igualada em 1986, no México) até a conquista do título em 1998, disputado em casa. Além dessa Copa, Penverne disputou a de 1954, na Suíça, quando a França foi eliminada na primeira fase,e na qual o meia jogou apenas uma das duas partidas disputadas pela sua seleção. No total, Penverne vestiu a camisa dos Blues 39 vezes ao longo de sua carreira. O meia é o homenageado de segunda-feira, dia 28, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura de Penverne é a número 227.
Melhor ataque
Meia foi o capitão na partida contra a Alemanha em 1958 |
A França de 1958 se destacou pelo seu ataque arrasador, o melhor da competição com 23 gols assinalados, 13 deles pelo artilheiro do torneio Just Fontaine, que, ao lado de Raymond Kopa, era o destaque do time. Penverne foi escalado como titular pelo técnico Albert Batteaux nos seis jogos da campanha francesa. O meia recebeu a braçadeira de capitão somente no jogo que decidiu o terceiro lugar. Em quatro partidas o capitão havia sido o meia Robert Jonquet e em uma outra o defensor Roger Marchet. Na primeira fase da competição a França terminou em primeiro lugar de seu grupo,com duas vitórias e uma derrota. Segundo os críticos o melhor jogo da Copa foi justamente o que tirou a Seleção Francesa do caminho do título, a derrota por 5 a 3 para o Brasil na semifinal. Os gols da partida foram marcados por Pelé (3),Vavá e Didi para a Seleção Brasileira, e Fontaine e Piantoni para a França. Na decisão do terceiro lugar, os franceses bateram a Alemanha por 6 a 3, com quatro gols de Fontaine, um de Kopa e um de Yvon Douis, com os alemães descontando com Hans Ciesclarczyk, Helmut Rahn e Hans Schaffer.
Jogou 12 anos no Reims |
Reims
O principal clube da carreira de Penverne foi o Reims, onde atuou por 12 anos, e pelo qual conquistou quatro títulos de campeão francês e duas Copas da França. Defendendo as cores do clube, o meia chegou a disputar a final da Copa dos Campeões da Europa em 1959, sendo derrotado por 2 a 0 pelo Real Madrid na final. Após deixar o Reims,em 1959, o meia defendeu o Red Star por um ano, e, por fim, transferiu-se para o Limoges onde jogou até 1962, quando pendurou as chuteiras. Chegou a orientar o Olympique de Marseille como treinador.
PENVERNE NOS MUNDIAIS
Copa de 1954 - Suíça
16 de junho - Iugoslávia 1 x 0 França (Fase de grupos)
Copa de 1958 - Suécia
8 de junho - França 7 x 3 Paraguai (Fase de grupos)
11 de junho - França 2 x 3 Iuguslávia (Fase de grupos)
15 de junho - França 2 x 1 Escócia (Fase de grupos)
19 de junho - França 4 x 0 Irlanda do Norte (Quartas de final)
24 de junho - França 2 x 5 Brasil (Semifinal)
28 de junho - França 6 x 3 Alemanha (Decisão do 3º lugar)
"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário