Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Szalay ficou com o vice-campeonato em 1938

Szalay fez quatro partidas em mundiais

Quem é?


Meia era titular da Hungria na Copa da França


Equipe teve o melhor ataque da competição com 15 gols



O meia Antal Szalay era um dos responsáveis por dar cobertura à defesa e abastecer o melhor ataque da Copa do Mundo de 1938, da Seleção Húngara. A equipe de Szalay terminou a competição, disputada na França, com o vice-campeonato, ao ser derrotada na final pela Itália. Foi o primeiro dos dois vices conquistados pela Hungria nos mundiais da Fifa, melhor resultado já obtido pelo país, e que se repetiria em 1954. Além desse mundial, Szalay também participou do torneio ocorrido quatro anos antes, na Itália, quanto jogou apenas uma partida, de duas disputadas pelos húngaros. O meia é o homenageado desta quinta-feira da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz figurinhas-caricaturas de jogadores que se destacaram em mundiais da Fifa. A figura de Szalay é a número 245.

Copa de 1938
Sorteio antes da final de 1938
Dos quatro jogos disputados pela Hungria na Copa do Mundo de 1938, Szalay foi titular em três. Só não jogou a partida de estreia, contra as Índias Ocidentais Holandesas, vencida pelos húngaros por 6 a 0. Atuou nas quartas de final (vitória sobre a Suíça por 2 a 0), semifinal (goleada de 5 a 1 na Suécia) e final (derrota por 4 a 2 para a Itália). Na decisão, a equipe húngara chegou a igualar o marcador depois de estar perdendo por 1 a 0, mas o primeiro tempo terminou com a Itália em vantagem por 3 a 1. Marcaram para os italianos Colaussi (2) e Piola, e para os húngados Titkos. No segundo tempo mais um gol para cada lado: Sarosi para a Hungria e Piola para a Itália. Os italianos conquistavam o bicampeonato. Com 15 gols na competição, os húngaros foram o ataque mais positivo, um a frente do Brasil.

Clube
Durante toda a sua carreira, Szalay defendeu apenas um clube, o Újpesti TE, cujo nome atual é Újpesti FC, terceiro time em número de títulos nacionais na Hungria. Atuou na equipe de 1929 a 1940, período em que o clube conquistou cinco campeonatos. Logo após pendurar as chuteiras, se dedicou à carreira de treinador.


ANTAL SZALAY NOS MUNDIAIS

Copa de 1934 - Itália
31 de maio - Hungria 1 x 2 Áustria (Quartas de final)

Copa de 1938 - França
12 de junho - Hungria 2 x 0 Suíça (Quartas de final)
16 de junho - Hungria 5 x 1 Suécia (Semifinal)
19 de junho - Hungria 2 x 4 Itália (Final)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário