Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Brown abriu caminho para o título de Maradona



Quem é?


Zagueiro marcou o primeiro gol da final da Copa de 1986


Jogador foi titular nas sete partidas da Argentina no mundial do México


A Copa do Mundo de 1986, disputada no México, foi o palco em que Maradona desfilou todo o seu talento, mas no primeiro tempo da final da competição, contra a Alemanha, quem brilhou foi o discreto zagueiro Jose Luis Brown. Foi dele o gol que abriu o placar da partida decisiva, que deu à Seleção Argentina o seu segundo título mundial. O defensor é o homenageado desta quarta-feira, dia 9, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figurinha de Brown é a 246, mesmo número de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.




Campeão Mundial
Brown disputou apenas o mundial de 1986 pela Argentina. Foi titular da equipe comandada pelo técnico Carlos Bilardo nas sete partidas que marcaram a trilha para a conquista da competição. Na final contra a Alemanha, Maradona, que havia brilhado durante toda a competição sendo, sem dúvida, o grande responsável pelo título, recebeu marcação cerrada de Lothar Matthäus. Os espaços se abriram para outros jogadores. Brown abriu o marcador aos 23 minutos do primeiro tempo, de cabeça, após cobrança de falta pelo lado direito do ataque argentino. Foi o único gol que Brown fez nas 36 partidas que disputou com a camisa argentina. Os demais gols da partida aconteceram somente na segunda etapa: Valdano (aos 11 minutos) e Burrchaga (aos 49) para a Argentina; Rummenigge (ao 29) e Voeller (aos 36) para a Alemanha. A Argentina levantava a taça de campeã mundial pela segunda vez na história.
Brown fez 36 partidas pela Argentina

Técnico
Durante sua carreira, Brown passou por sete clubes, três deles fora da Argentina, mas nenhum de grande expressão: Atlético Nacional (Colômbia), Brest (França) e Real Murcia (Espanha). No seu país, iniciou a carreira pelo Estudientes e passou por Boca Juniors, Deportivo Español e Racing Club, onde encerrou a carreira. Após largar as chuteiras, passou a se dedicar a carreira de técnico. Entre outras equipes, treinou a Seleção Argentina Sub-17 e foi auxiliar técnico da Seleção Argentina Sub-20.



BROWN NOS MUNDIAIS

Copa de 1986 - México
2 de junho - Argentina 3 x 1 Coréia do Sul (Fase de grupos)
5 de junho - Argentina 1 x 1 Itália (Fase de grupos)
10 de junho - Argentina 2 x 0 Bulgária (Fase de grupos)
16 de junho - Argentina 1 x 0 Uruguai (Oitavas de final)
22 de junho - Argentina 2 x 1 Inglaterra (Quartas de final)
25 de junho - Argentina 2 x 0 Bélgica (Semifinal)
29 de junho - Argentina 3 x 2 Alemanha (Final)
Obs.: Brown fez o primeiro fol da Argentina
Obs. 2: Argentina campeã mundial

"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário