Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Haller: artilheiro da Alemanha no vice de 1966


Haller foi vice-artilheiro na Copa de 1966

Quem é?


Atacante fez seis gols na Copa da Inglaterra


Jogador participou também dos mundiais de 1962 e 1970


Artilheiro da Alemanha na Copa do Mundo de 1966, realizada na Inglaterra, o atacante Helmut Haller foi um dos principais responsáveis por levar a seleção de seu país, que tinha como grande expressão o jovem Franz Beckenbauer, à final da competição, vencida pelos anfitriões. Haller já havia jogado a Copa de 1962, no Chile, onde atuou em três das quatro partidas da Alemanha. Sua seleção foi eliminada nas quartas de final, pela Iugoslávia, e o atacante não balançou as redes adversárias nenhuma vez. Também esteve no mundial de 1970, no México, onde atuou somente na partida de estreia da equipe - vitória de 2 a 1 sobre Marrocos - e teve sua participação prejudicada por uma contusão. A Alemanha terminou o torneio na terceira colocação. Haller é o homenageado desta sexta-feira, dia 11, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia publica uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou em mundiais da Fifa. A figura do atacante alemão é a número 244.



Copa de 1966
Atacante na final contra a Inglaterra
Sob o comando do técnico Helmut Schoen, Haller atuou em cinco dos seis jogos que levaram à Alemanha ao vice-campeonato no mundial da Inglaterra. Ele só não atuou na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha, terceira partida da fase de grupos. O atacante fez seis gols no mundial, ficando com a segunda colocação na tabela de artilheiros, três gols atrás do português Eusébio. Dos gols anotados por Haller, quatro foram nas fases eliminatórias da competição. Os dois da fase de grupos foram anotados na estreia, ambos na vitória sobre a Suíça por 5 a 0. Nas quartas de final, o atacante anotou dois na goleada por 4 a 0 sobre o Uruguai; nas semifinais o primeiro da Alemanha na vitória de 2 a 1 contra a União Soviética. E, na final, abriu o marcador contra a Inglaterra aos 12 minutos de jogo. Os ingleses empatariam seis minutos depois com Hurst. No segundo tempo, Peters virou para a Inglaterra aos 33 minutos. A Alemanha levou a partida para a prorrogação com um gol de Weber faltando um minuto para terminar o tempo regulamentar. A seleção anfitriã acabou ficando com o título ao anotar dois gols na prorrogação, ambos de Hurst. Era o primeiro, e até hoje único, título da Inglaterra.

Bola do jogo
Haller passa a Hurst a bola da final
No final da decisão, o atacante alemão levou para si a bola do jogo. A atitude acabou gerando polêmica já que, para muitos, a bola deveria ficar com Hurst por ter anotado três gols na final. Haller acabou recebendo, anos depois, elogios da própria Fifa por ter entregado a bola para Hurst 30 anos após a final, em 1996, em um encontro produzido por um jornal inglês. Atualmente ela está em exposição no Museu Nacional do Futebol da Inglaterra.

Clubes
Durante toda a sua carreira, Haller defendeu três clubes, sendo dois da Itália e um da Alemanha. O atacante foi revelado pelo Augsburg, onde jogou até 1962, ano em que se transferiu para o italiano Bologna. Naquele país defendeu também a Juventus, antes de retornar para a Alemanha e voltar a jogar pelo Augsburg, onde encerraria a carreira. Haller conquistou três títulos italianos, um pelo Bologna (temporada 1963-1964) e dois pela Juventus (1971-1972 e 1972-1973).



HELMUT HALLER NOS MUNDIAIS

Copa de 1962 - Chile
31 de maio - Alemanha 0 x 0 Itália (Fase de grupos)
3 de junho - Alemanha 2 x 1 Suíça (Fase de grupos)
10 de junho - Alemanha 0 x 1 Iugoslávia (Quartas de final)

Copa de 1966 - Inglaterra
12 de julho - Alemanha 5 x 0 Suíça (Fase de grupos)
Obs.: Haller fez o segundo e quinto gols da Alemanha
16 de julho - Alemanha 0 x 0 Argentina (Fase de grupos)
23 de julho - Alemanha 4 x 0 Uruguai (Quartas de final)
Obs.: Haller fez o primeiro e quarto gols da Alemanha
25 de julho - Alemanha 2 x 1 União Soviética (Semifinal)
Obs.: Haller fez o primeiro gol da Alemana
30 de julho - Alemanha 2 x 4 Inglaterra (Final)
Obs.: Haller fez o primeiro gol da Alemanha

Copa de 1970 - México
3 de junho - Alemanha 2 x 1 Marrocos (Fase de grupos)



"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário