Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Scherer: gols que levaram a Tchecoslováquia à final


Scherer fez dois gols na semifinal da Copa do Chile
 Quem é?

Atacante marcou três vezes na Copa do Mundo do Chile


Jogador também integrou equipe do Mundial de 1958


O atacante Adolf Scherer foi um dos grandes responsáveis por levar a Tchecoslováquia à final da Copa do Mundo de 1962, no Chile, vencida pelo Brasil. Foi autor de três gols em momentos decisivos naquela competição. O jogador também esteve no mundial de 1958, na Suécia, mas não chegou a fazer nenhuma partida nessa edição do torneio, em que sua seleção foi desclassificada ainda na primeira fase. Scherer é o homenageado desta terça-feira na coleção “Os Caras das Copas”, da Folha de S.Paulo, cujos números das figurinhas-caricaturas fazem a contagem regressiva para a abertura da Copa do Mundo do Brasil. A figurinha do atacante tcheco é a 274, quantidade de dias que faltam para o início do mundial de 2014.

Além das duas Copas do Mundo, Scherer também participou da campanha da Tchecoslováquia na Eurocopa de 1960, quando a equipe alcançou o terceiro lugar ao bater a França por 2 a 0. Nessa edição da competição (vencida pela União Soviética), apenas semifinal e final foram realizadas no país sede, a França. Scherer não chegou a atuar em nenhuma dessas partidas, mas teve participação importante, por exemplo, nas oitavas de final quando no segundo jogo (na Tchecoslováquia) fez dois gols no 5 a 1 sobre a Dinamarca. A primeira partida, na Dinamarca, o jogo havia empatado em 2 a 2.



Copa de 1962
Na Copa do Mundo de 1962, a Tchecoslováquia, comandada pelo técnico Ljubomir Lovric, caiu no mesmo grupo do Brasil. Nessa primeira fase da competição, os tchecos empataram com a Seleção Brasileira, campeã do mundial anterior, em 0 a 0. A equipe de Scherer terminou em segundo lugar no grupo. O atacante jogou todas as seis partidas de sua seleção. E começou a brilhar a partir das quartas de final, quando foi o autor do gol que garantiu a vitória (e a classificação) sobre a Hungria. Na semifinal, contra a Iugoslávia (vice-campeã europeia dois anos antes), Scherer voltou a ser decisivo. O placar estava 1 a 1, quando, faltando 10 minutos para o término do jogo, o atacante desempatou. Quatro minutos depois fez, de pênalti, o terceiro de sua seleção.

Atacante deu passe para o gol de
Masopust na final contra o Brasil
Chegar à final contra o Brasil já representava para a Tchecoslováquia a repetição da melhor colocação em Copas do Mundo: a seleção havia ficado com o vice-campeonato 28 anos antes, na Copa de 1934, na Itália, vencida pelos donos da casa. Na final contra o Brasil, a Tchecoslováquia era o azarão. Saiu na frente do marcador com um gol de Masopust, após passe de Scherer, mas não resistiu ao melhor futebol dos brasileiros que viraram o jogo com gols de Amarildo, Zito e Vavá.

Carreira
Entre os clubes que defendeu, Scherer não teve tanto sucesso. Foi campeão da Tchecoslováquia com o Inter Bratislava na temporada 1958/1959. Depois dessa equipe, transferiu-se, ainda em seu país, para o Lokomotiva Kosice e o MFK Kosice. No final da década de 1960 foi para o futebol francês, onde jogou pelo Nimes e pelo Avignon.


ADOLF SCHERER NOS MUNDIAIS

Copa de 1962 – Chile
31 de maio – Tchecoslováquia 1 x 0 Espanha (Fase de grupos)
2 de junho – Tchecoslováquia 0 x 0 Brasil (Fase de grupos)
7 de junho – Tchecoslováquia 1 x 3 México (Fase de grupos)
10 de junho – Tchecoslováquia 1 x 0 Hungria (Quartas de final)
Obs.: Scherer fez o gol da Tchecoslováquia
13 de junho – Tchecoslováquia 3 x 1 Iugoslávia (Semifinal)
Obs.: Scherer fez o segundo e o terceiro (de pênalti) gol da Tchecoslováquia

17 de junho – Tchecoslováquia 1 x 3 Brasil (Final)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário