Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Agora todos correm atrás do Cruzeiro

Após vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, o Cruzeiro chegou aos 40 pontos

História da taça


Em 10 Brasileirões, líder do 1º turno foi campeão 7 vezes


Em 2009, Flamengo tirou desvantagem de 10 pontos para ser campeão


Todos contra o Cruzeiro. Assim começa o segundo turno do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, dia 11, com seis jogos - outros quatro serão disputados na quinta-feira. Tomar a liderança do vencedor do primeiro turno não é das missões mais fáceis pelo que se vê no retrospecto do Brasileirão desde que a competição passou a ser por pontos corridos, em 2003. Dos 10 campeonatos disputados até o ano passado, em sete o time que terminou o primeiro turno na liderança também levantou a taça de campeão. As exceções trazem esperança, ainda mais por estarem se tornando mais frequentes nos últimos cinco anos. Em 2008, 2009 e no ano passado, o campeão brasileiro não foi o time que estava no topo da tabela ao término do turno inicial.

Nesses campeonatos, a mais surpreendente reação foi ao Flamengo, em 2009. A equipe carioca estava na 10º colocação ao término do primeiro turno, dez pontos atrás do líder Palmeiras. Trazendo essa comparação para os dias de hoje dá para dizer que podem alcançar (e ultrapassar) o Cruzeiro (40 pontos) os seguintes times: Botafogo (36); Grêmio (34); Atlético-PR (34); Corinthians (30); e Internacional (30). A missão, no entanto, não é fácil. Naquele ano, o Flamengo venceu nada menos que 12 de seus 19 jogos no segundo turno para conseguir se recuperar. Novamente para efeito de comparação, no primeiro turno deste ano o único time que atingiu 12 vitórias foi o líder Cruzeiro. Os times que conquistaram mais vitórias, depois do mineiro, são Botafogo e Grêmio, que bateram 10 adversários.




Andrade
Andrade: técnico campeão em 2009
A reação do Flamengo em 2009 foi atribuída, em grande parte, ao técnico Andrade, que pouco depois da metade do primeiro turno assumiu o time no lugar do técnico Cuca, que não vinha conseguindo dar padrão de jogo ao rubro-negro. O ex-volante foi escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o melhor técnico da competição graças à arrancada do time da Gávea. O Flamengo também terminou a competição com um dos artilheiros do torneio: Adriano, com 19 gols, dividiu o posto com Diego Tardelli, do Atlético-MG. O título do rubro-negro foi garantido somente na última rodada, graças à vitória de virada sobre o Grêmio no Maracanã. O time gaúcho abriu o marcador aos 21 minutos do primeiro tempo com Roberson; o zagueiro Deivid empatou nove minutos depois. Na segunda etapa, o zagueiro Ronaldo Angelin fez de cabeça o gol do título aos 27 minutos, após cobrança de escanteio do sérvio Petkovic. O Flamengo era campeão apenas dois pontos a frente do vice, o Internacional.

As outras viradas
Muricy: campeão em 2008
Das outras duas reações que terminaram com o líder do primeiro turno sem a conquista do Brasileirão, a do ano passado foi bem mais tranquila. O Fluminense, do técnico Abel Braga, terminou o turno apenas um ponto atrás do líder Atlético-MG (43 para os mineiros contra 42 dos cariocas) e encerrou a competição cinco pontos na frente do vice, o próprio Atlético-MG, (77 contra 72). Em 2008, o São Paulo de Muricy Ramalho acabou o primeiro turno na quarta colocação, oito pontos atrás do líder Grêmio. Além dos gaúchos (41 pontos), o Tricolor (33 pontos) tinha à sua frente o Cruzeiro (36) e o Palmeiras (34). O time do Morumbi terminou a competição com três pontos a frente do vice (Grêmio): 75 contra 72.





VIRADAS NA TABELA


2008

O São Paulo terminou o primeiro turno na quarta colocação com 33 pontos e foi campeão com 75;
O Grêmio, primeiro colocado do primeiro turno com 41 pontos, terminou o campeonato como vice-campeão com 72 pontos.

2009
O Flamengo terminou o primeiro turno na décima colocação com 27 pontos e foi campeão com 67;
O Palmeiras, primeiro colocado do primeiro turno com 37 pontos, terminou o campeonato na quinta posição com 62 pontos.

2012
O Fluminense terminou o primeiro turno como vice-líder com 42 pontos e foi campeão com 77;
O Atlético-MG, primeiro colocado do primeiro turno com 43 pontos, terminou o campeonato como vice-campeão com 72 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário