Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jarir marcou o primeiro gol de Marrocos nas Copas

Jarir fez gol contra a Alemanha 


Quem é?


Atacante fez duas partidas no mundial do México


Seleção de Marrocos foi desclassificada na primeira fase da competição


O atacante Mohammed Houmane Jarir jogou apenas duas das 13 partidas de Marrocos em Copas do Mundo, mas a primeira delas já foi suficiente para entrar na história do futebol daquele país. O jogador marcou o primeiro gol da Seleção Marroquina em mundiais da Fifa. Jarir é o homenageado de hoje na coleção “Os Caras das Copas”, da Folha de S.Paulo, que todo o dia publica uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais. A figura do jogador é a número 260, mesma quantidade de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

Além de ser o primeiro de Marrocos em mundiais, o gol anotado por Jarir na estreia da sua seleção na Copa do Mundo do México, em 1970, também foi o primeiro gol de uma seleção do continente africano após a Segunda Guerra Mundial. Antes de Marrocos, a única equipe do continente a participar de um mundial foi o Egito, em 1934, na Itália. Naquela edição da competição, os egípcios foram desclassificados no jogo de estreia, ao serem derrotados pela Hungria por 4 a 2.



Copa de 1970
Marrocos, comandado pelo técnico Iugoslavo Blagoje Vidinic, fez a sua primeira partida em mundiais da Fifa contra ninguém menos que a Alemanha. Além de participar dessa estreia, Jarir atuou na derrota por 3 a 0 para o Peru, que era treinado pelo brasileiro Didi. O atacante não jogou no empate em 1 a 1 contra a Bulgária, na partida de despedida de sua seleção da Copa do Mundo do México, em 1970 - e também o jogo em que Marrocos conquistou seu primeiro ponto em mundiais.

Gol histórico
Jarir (terceiro agachado da direita para a esquerda) em
foto com o seu clube
No jogo contra a Alemanha, Jarir abriu o marcador aos 21 minutos do primeiro tempo, após falha da zaga da Alemanha que cortou de cabeça para o meio da pequena área um cruzamento vindo da esquerda. Jarir se antecipou ao goleiro e empurrou para o fundo das redes. A Alemanha chegou ao empate com Uwe Seeler, aos 11 minutos do segundo tempo, e virou o jogo aos 35 minutos com gol de Gerd Mueller, que conquistaria a artilharia da competição com 10 gols. O principal clube que Jarir defendeu durante sua carreira foi o Raja Casablanca, de seu país.




HOUMANE JARIR NOS MUNDIAIS

Copa de 1970 – México
3 de junho – Marrocos 1 x 2 Alemanha (Fase de grupos)
Obs.: Jarir marcou o gol de Marrocos
6 de junho – Marrocos 0 x 3 Peru (Fase de grupos) 


"Os Caras das Copas"A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário