Luiz Felipe Scolari tenta sua primeira vitória contra os portugueses |
História do jogo
Técnico tenta a 1ª vitória contra a Seleção Portuguesa
No comando do time lusitano, Scolari bateu a Seleção Brasileira duas vezes
O amistoso entre Brasil e Portugal, nesta terça-feira, dia 10, em Boston, Estados Unidos, pode ser a chance de o técnico Luiz Felipe Scolari equilibrar um pouco a balança para o lado da Seleção Brasileira em relação a sua participação nesse confronto. Apesar da ampla vantagem da equipe canarinho na história dos embates entre as duas seleções - o Brasil venceu 12 vezes, perdeu quatro e houve três empates -, o retrospecto é desfavorável quando Felipão esteve no banco. O técnico brasileiro comandou a equipe canarinho apenas uma vez contra a Seleção Portuguesa, em abril de 2002, meses antes de a equipe conquistar a Copa do Mundo, e houve empate em 1 a 1. Já na situação inversa, com Felipão comandando os portugueses contra o Brasil, foram duas vitórias de Portugal. Ou seja, Felipão comandou a Seleção Portuguesa em metade das vezes que a equipe lusa venceu a Seleção Brasileira.
Preparatório para a Copa do Mundo Japão-Coréia do Sul, o amistoso com Portugal de abril de 2002 foi disputado em Lisboa. A Seleção Brasileira levou a campo nove jogadores que seriam titulares na conquista do pentacampeonato mundial. Entre os escalados por Felipão para iniciar a partida, somente Émerson (cortado pouco antes do mundial por causa de uma contusão) e Anderson Polga (reserva na Copa) não figuraram entre os titulares no mundial. Foi nesse jogo que Ronaldinho Gaúcho, com uma boa atuação, praticamente carimbou seu passaporte para o mundial. Até então, o meia-atacante havia jogado apenas duas vezes na equipe canarinho sob o comando de Felipão. Apesar do time praticamente completo, o Brasil não passou do empate, com Sérgio Conceição abrindo o placar para os portugueses e Ronaldinho Gaúcho empatando para a Seleção Brasileira, de pênalti.
Quase um ano após o mundial
Felipão venceu o Brasil duas vezes com a Seleção Portuguesa |
Na primeira vitória de Felipão sobre o Brasil, a equipe canarinho era comandada pelo seu atual companheiro de comissão técnica, Carlos Alberto Parreira. O confronto ocorreu no ano seguinte à conquista do pentacampeonato, em março de 2003, na cidade do Porto, em Portugal. O Brasil entrou em campo com nove titulares da equipe vencedora no mundial Japão-Coréia do Sul, mas Parreira havia alterado o esquema tático: ao invés de três zagueiros, passou a atuar com dois. As caras novas em relação a equipe campeã eram o zagueiro Luisão e o meia Zé Roberto. A Seleção Portuguesa venceu por 2 a 1, com Pauleta e o brasileiro naturalizado português Deco (que fazia sua estreia pelo time lusitano) anotando para a equipe da casa, e Ronaldinho Gaúcho, de pênalti (como no jogo anterior), para o Brasil. Fazia 37 anos que a Seleção Brasileira não era derrotada por Portugal - desde a Copa do Mundo de 1966, quando os portugueses venceram por 3 a 1. A outra vitória de Felipão ocorreu quatro anos depois, em fevereiro de 2007, em partida disputada em Londres. O Brasil, comandado por Dunga, foi derrotado por 2 a 0, com gols de Simão e Ricardo Carvalho.
FELIPÃO LUSO-BRASILEIRO
Brasil 1 x 1 Portugal
Amistoso
Data: 17 de abril de 2002
Local: Lisboa (Portugal)
BRASIL: Marcos; Lúcio, Ânderson Polga (Kléberson) e Roque Júnior; Cafu, Émerson, Gilberto Silva (Edilson), Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; Rivaldo (Denilson) e Ronaldo (França). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
PORTUGAL: Ricardo; Abel Xavier, Jorge Costa, Fernando Couto (Jorge Andrade) e Rui Jorge; Petit, Paulo Bento, Sérgio Conceição, Figo e João Pinto (Hugo Viana); Pauleta (Pedro Barbosa). Técnico: Antônio Oliveira.
Gols: Sérgio Conceição e Ronaldinho Gaúcho.
Brasil 1 x 2 Portugal
Amistoso
Data: 29 de março de 2003
Local: Porto (Portugal)
BRASIL: Marcos; Cafu, Luisão, Edmílson e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Kléberson, Zé Roberto (Amoroso) (Júnior) e Ronaldinho Gaúcho; Rivaldo e Ronaldo (Adriano). Técnico: Carlos Alberto Parreira.
PORTUGAL: Ricardo Pereira; Paulo Ferreira, Fernando Meira, Fernando Couto e Rui Jorge; Rui Costa, Costinha, Maniche (Luiz Loureiro) e Simão (Miguel); Pauleta e Sérgio Conceição (Deco). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Pauleta, Ronaldinho Gaúcho e Deco.
Brasil 0 x 2 Portugal
Amistoso
Data: 6 de fevereiro de 2007
Local: Londres (Inglaterra)
BRASIL: Hélton; Maicon (Daniel Alves0, Lúcio, Juan (Luisão) e Gilberto; Edmílson (Tinga), Gilberto Silva, Elano e Kaká; Rafael Sóbis (Adriano) e Fred (Diego). Técnico: Dunga.
PORTUGAL: Ricardo; Miguel, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho (Fernando Meira) e Marco Caneira (Paulo Ferreira); Tiago (João Moutinho), Petit, Deco (Hugo Viana) e Ricardo Quaresma; Cristiano Ronaldo (Simão) e Hélder Postiga (Nuno Gomes). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Simão e Ricardo Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário