Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ballack: o maestro da Alemanha em duas Copas

Ballack foi vice-campeão na Copa do Mundo de 2002 e terceiro na de 2006


Quem é?


Meia foi capitão da Seleção Alemã em 2006


Jogador ficou fora da Copa do Mundo da África do Sul devido a contusão


Maestro da Alemanha nas Copas do Mundo de 2002 e 2006, faltou a Michael Ballack um título mundial para coroar o seu futebol de técnica e toques precisos. Em ambos os mundiais, a Seleção Alemã chegou entre os quatro primeiros, tento terminado como vice-campeã em 2002 e na terceira colocação na competição seguinte, disputada em casa. Ballack é o homenageado desta terça-feira, dia 17, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou em mundiais. Os números das figuras indicam quantos dias faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil. A de Ballack é a 268.

Ballack encerrou a carreira no ano passado, tendo defendido a Seleção Alemã 98 vezes. Poderia ter participado de sua terceira Copa do Mundo em 2010, quando a competição foi disputada na África do Sul, mas uma contusão o deixou fora do torneio. Nos dois mundiais que disputou, Ballack jogou 11 das 14 partidas disputadas pela Alemanha. A ausência mais sentida foi na final da Copa de 2002, quando a Alemanha foi derrotada pelo Brasil por 2 a 0, resultado que deu à equipe canarinho o pentacampeonato mundial.




O vice-campeonato de 2002
A Alemanha chegou à Copa do Mundo do Japão-Coréia do Sul desacreditada pela forma como obteve a sua classificação: foi obrigada a disputar a repescagem com Ucrânia, depois de ficar em segundo lugar em sua chave - atrás da Inglaterra, que bateu os alemães por 5 a 1. A equipe, comandada pelo técnico Rudi Voeller, no entanto, surpreendeu a todos. Ballack marcou três gols na competição, o primeiro deles na vitória por 8 a 0 sobre a Arábia Saudita na estreia da equipe na competição. Os outros dois foram decisivos: no 1 a 0 contra os Estados Unidos nas quartas de final; e no 1 a 0 contra a Coréia do Sul na semifinal. Um cartão amarelo contra os coreanos, no entanto, tirou o meia (titular de todos os jogos até então) da partida decisiva frente ao Brasil. A equipe de Luiz Felipe Scolari bateu os alemães por 2 a 0, gols de Ronaldo, para ficar com o título.

Copa de 2006
Meia não jogou na decisão do
terceiro lugar em 2006
No mundial disputado em sua casa, Ballack foi alçado a capitão da Seleção Alemã. Apesar disso, o meia não jogou a partida de estreia contra a Costa Rica, jogo vencido pelos alemães por 4 a 2. Além desse confronto, Ballack também ficou fora da decisão do terceiro lugar, em que a Alemanha bateu Portugal por 3 a 1. Com grandes atuações, fugindo do estereótipo do futebol força, a Alemanha, comandada pelo técnico Jürgen Klismann, encantou a torcida no mundial apesar de não chegar à final. A equipe foi eliminada na semifinal pela Itália, em jogo em que os italianos fizeram 2 a 0 na prorrogação, gols de Grosso e Del Piero. A Azurra seria campeã do mundial.

Clubes
Jogador foi campeão no Chelsea
Ballack defendeu dois clubes alemães - o Kaiserslautern e o Bayern de Munique - e um inglês - o Chelsea - durante toda a sua carreira. Em todos conquistou títulos. No Kaiserslautern foi campeão da Liga Alemã na temporada 1997-1998. No Bayer sua coleção de taças aumentou bastante, mas as principais foram da Liga Alemã de 2002-2003, 2004-2005 e 2005-2006. E finalmente pelo Chelsea foi campeão da Liga Inglesa na temporada 2009-2010, entre outros títulos.



BALLACK NOS MUNDIAIS

Copa de 2002 - Japão e Coréia do Sul
1º de junho - Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita (Fase de grupos)
Obs.: Fez o terceiro gol da Alemanha
5 de junho - Alemanha 1 x 1 Irlanda (Fase de grupos)
11 de junho - Alemanha 2 x 0 Camarões (Fase de grupos)
15 de junho - Alemanha 1 x 0 Paraguai (Oitavas de final)
21 de junho - Alemanha 1 x 0 Estados Unidos (Quartas de final)
Obs.: Fez o gol da Alemanha
25 de junho - Alemanha 1 x 0 Coréia do Sul (Semifinal)
Obs.: Fez o gol da Alemanha

Copa de 2006 - Alemanha
14 de junho - Alemanha 1 x 0 Polônia (Fase de grupos)
20 de junho - Alemanha 3 x 0 Equador (Fase de grupos)
24 de junho - Alemanha 2 x 0 Suécia (Oitavas de final)
30 de junho - Alemanha 1 x 1 Argentina - 4 x 2 nos pênaltis (Quartas de final)
4 de julho - Alemanha 0 x 2 Itália (Semifinal)

"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário