Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Jaime Graça: titular da melhor Seleção de Portugal


Jaime Graça foi sete vezes campeão português pelo Benfica 


Quem é?

Meia conquistou o terceiro lugar em 1966

Jogador foi titular em todas as partidas da Copa da Inglaterra



O meia Jaime Graça foi titular da Seleção Portuguesa que obteve a melhor campanha da história das Copas do Mundo. Titular da equipe que terminou na terceira colocação no mundial da Inglaterra, em 1966, o jogador é o homenageado de hoje na coleção “Os Caras da Copa”, da Folha de S.Paulo. A figurinha com a caricatura de Jaime Graça é a 295, número que também indica a quantidade de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo no Brasil.

Além de 1966, a única vez que Portugal esteve entre os primeiros colocados de um mundial foi em 2006, na Alemanha, quando comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari terminou em quarto lugar. Na Copa do Mundo da Inglaterra, a equipe lusa também era dirigida por um brasileiro, Otto Glória. Jaime Graça foi titular de todas as partidas daquele mundial, que teve como grande estrela seu companheiro de seleção Eusébio.

Terceiro lugar
Jaime Graça (em pé, o segundo da esquerda
para direita) posa com a Seleção Portuguesa
O terceiro lugar no mundial foi conquistado com vitória por 2 a 1 sobre a União Soviética, com Eusébio e José Torres anotando para os portugueses e Malofeyev para os soviéticos. No entanto, a partida mais emocionante da equipe de Otto Glória – e talvez do mundial – foi a vitória da Seleção Portuguesa sobre a Coréia do Norte, nas quartas de final. Os lusitanos sofreram três gols nos primeiros 25 minutos de jogo. O improvável, no entanto aconteceu. Ainda no primeiro tempo Portugal fez dois gols, ambos de Eusébio (o segundo deles de pênalti). No segundo tempo mais três gols portugueses, outros dois de Eusébio (outro de pênalti) e um de José Augusto. Portugal 5 a 3, de virada.

Vitória de Setúbal e Benfica
Jaime Graça integrou um dos mais poderosos times da história do Benfica, em que brilhavam dois dos maiores astros já produzidos pelo futebol português: Eusébio e Coluna. Contratado ao Vitória de Setúbal em 1966, Graça conquistou com o clube de Lisboa sete campeonatos portugueses em nove temporadas, além de três Taças de Portugal. Antes de ir para o Benfica, no entanto, o meia já havia brilhado no Vitória de Setúbal, onde, em 1962 foi um dos responsáveis por levar o time de volta para a segunda divisão. Ainda no clube, foi um dos carrascos do Benfica na Taça de Portugal de 1965, quando o Vitória de Setúbal bateu o time de Lisboa por 3 a 1 na decisão.


JAIME GRAÇA NOS MUNDIAIS

Copa do Mundo de 1966 – Inglaterra

13 de julho – Portugal 3 x 1 Hungria (Fase de grupos)
16 de julho – Portugal 3 x 0 Bulgária (Fase de grupos)
19 de julho – Portugal 3 x 1 Brasil (Fase de grupos)
23 de julho – Portugal 5 x 3 Coréia do Nore (Quartas de final)
26 de julho – Portugal 1 x 2 Inglaterra (Semifinal)
28 de julho – Portugal 2 x 1 União Soviética (Decisão do 3º lugar)



"Os Caras das Copas"


A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário