Pesquisar este blog

domingo, 25 de agosto de 2013

Bebeto: três copas e um título mundial


Bebeto e Romário formaram a dupla de ataque campeão em 1994

Quem é?


Atacante formou dupla com Romário e com Ronaldo


Jogador é o homenageado deste domingo na coleção "Os Caras da Copa"


Campeão mundial em 1994 nos Estados Unidos, o atacante Bebeto participou de outras duas Copas do Mundo, além de dois Jogos Olímpicos e uma Copa das Confederações, entre os torneios organizados pela Fifa. Atualmente integrando o Comitê Organizador da Copa do Mundo do Brasil 2014, o ex-jogador é o homenageado deste domingo, dia 25, na coleção “Os Caras da Copa”, da Folha de S.Paulo. A caricatura de Bebeto é a figurinha número 291 da coleção, mesmo número de dias que faltam para o inicio do mundial no Brasi.

Além de 1994, mundial em que formou com Romário uma das grandes duplas de atacantes da Seleção Brasileira, Bebeto participou das Copas do Mundo de 1990 e 1998. Na primeira, disputada na Itália, jogou apenas uma partida, contra a Costa Rica pela fase de Grupos. O Brasil venceu o jogo por 1 a 0, gol de Muller. Comandada pelo técnico Sebastião Lazaroni, a Seleção Brasileira foi eliminada nas oitavas de final pela Argentina. Assim como no torneio dos Estados Unidos, em 1998, Bebeto foi titular.



Campeão Mundial
Bebeto atuou nos sete jogos do Brasil na Copa do Mundo de 1994, tendo marcado três gols. Entre eles, o mais lembrado foi o contra a Holanda, na vitória por 3 a 2 nas quartas de final. O atacante foi o autor do segundo gol, no qual driblou o goleiro De Goey e, na comemoração saiu correndo balançado os braços como se estivesse ninando uma criança. Homenageava o filho recém-nascido, Matheus, atualmente meia do Flamengo. Nessa partida, Bebeto ainda deu o passe para o primeiro gol, marcado por Romário. Os outros gols de Bebeto no mundial foram marcados contra Camarões (vitória brasileira por 3 a 0 na primeira fase) e Estados Unidos (1 a 0 nas quartas de final). O Brasil conquistou o mundial após 24 anos na fila, em decisão contra a Itália, que terminou 0 a 0 após prorrogação e foi decidida nos pênaltis: 3 a 2 para o time comandado por Carlos Alberto Parreira.

Vice em 1998
Bebeto e Ronaldo, a dupla de
 ataque na Copa de 1998
Quatro anos depois, agora sob o comando de Zagallo, a Seleção Brasileira tentava o bicampeonato na França. Bebeto foi titular novamente, atuando nas sete partidas da campanha que terminou com o vice-campeonato. Desta vez o seu companheiro de ataque foi Ronaldo, o Fenômeno. Com o futebol caracterizado por toques rápidos para se livrar da marcação evitando o corpo a corpo, por ser muito franzino, Bebeto repetiu a marca do mundial anterior, marcando três gols. Dois deles foram anotados na primeira fase: na vitória por 3 a 0 sobre Marrocos e na derrota por 2 a 1 para a Noruega. O outro gol foi marcado nas quartas de final, em que o Brasil superou a Dinamarca por 3 a 2. A Seleção Brasileira perdeu o título para a anfitriã França, sendo derrotado por 3 a 0, em jogo polêmico por causa das condições físicas em que Ronaldo atuou.

Outros títulos.
Além da Copa do Mundo de 1994, Bebeto conquistou com a camisa da Seleção Brasileira a Copa América de 1989, ano em que também formou ataque com Romário; e a Copa das Confederações de 1997, torneio em que jogou apenas duas partidas na primeira fase. O atacante ganhou, ainda, duas medalhas olímpicas: prata nos Jogos de Seul (1988), quando o Brasil perdeu a final para a Rússia por 2 a 1; e bronze em Atlanta (1996), conquistado com vitória de 5 a 0 sobre Portugal, com três gols anotados por Bebeto.

Clubes

Bebeto no La Coruña
Revelado pelo Vitória da Bahia, Bebeto teve três clubes por onde sua passagem foi marcante. O primeiro foi o Flamengo, que o contratou junto ao clube baiano em 1983. Logo no ano de estreia conquistou seu principal título pelo time carioca, o Campeonato Brasileiro, mesmo não sendo titular de uma equipe que tinha Zico como grande estrela e ainda Leandro, Júnior e Adílio, entre outros craques. Em 1989, voltaria a ser campeão Brasileiro, desta vez como titular no Vasco da Gama. A terceira passagem marcante foi pelo La Coruña, da Espanha, onde fez parte de um time inesquecível que tinha ainda o volante Mauro Silva. No clube espanhol conquistou a Copa do Rei de 1995.




BEBETO NOS MUNDIAIS

Copa do Mundo de 1990 – Itália
16 de junho – Brasil 1 x 0 Costa Rica (Fase de grupos)

Copa do Mundo de 1994 – Estados Unidos
20 de junho – Brasil 2 x 0 Rússia (Fase de grupos)
24 de junho – Brasil 3 x 0 Camarões (Fase de grupos)
Obs.: Bebeto fez o terceiro gol do Brasil
28 de junho – Brasil 1 x 1 Suécia (Fase de grupos)
4 de julho – Brasil 1 x 0 Estados Unidos (Oitavas de final)
Obs.: Bebeto fez o gol do Brasil
9 de julho - Brasil 3 x 2 Holanda (Quartas de final)
Obs.: Bebeto fez o segundo gol do Brasil
13 de julho – Brasil 1 x 0 Suécia (Semifinal)
17 de julho – Brasil 0 x 0 Itália [3 x 2 nos pênaltis] (Final)
Obs: Brasil campeão

Copa do Mundo de 1998 – França
10 de junho – Brasil 2 x 1 Escócia (Fase de grupos)
16 de junho – Brasil 3 x 0 Marrocos (Fase de grupos)
Obs.: Bebeto fez o terceiro gol do Brasil
23 de junho – Brasil 1 x 2 Noruega (Fase de Grupos)
Obs.: Bebeto fez o gol do Brasil
27 de junho - Brasil 4 x 1 Chile (Oitavas de final)
3 de julho – Brasil 3 x 2 Dinamarca (Quartas de final)
Obs.: Bebeto fez o primeiro gol do Brasil
7 de julho – Brasil 1 x 1 Holanda [4 x 2 nos pênaltis] (Semifinal)
12 de julho – Brasil 0 x 3 França (Final)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário