Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Basora, o artilheiro da Espanha em 1950

Estanislao Basora fez dois gols na fase final da Copa do Mundo do Brasil


Quem é?


Atacante brilhou na Seleção Espanhola e no Barcelona


Coleção traz caricatura de jogador levou a Fúria às finais do mundial


Estanislau Basora foi titular da Seleção Espanhola que obteve a melhor colocação do país em uma Copa do Mundo antes da atual geração conquistar o mundial da África do Sul. Atacante de sucesso no Barcelona, Basora é o homenageado desta segunda-feira na coleção “Os Caras da Copa”, da Folha de S.Paulo. A caricatura de Basora é a de número 290, mesma quantidade de dias que faltam para o início da Copa do Mundo do Brasil. Desde o número 300, o Histórias da Bola acompanha a coleção (cuja numeração é feita de forma regressiva), trazendo curiosidades e informações sobre os jogadores retratados.

Fifa atribui quatro gols a
 Basora na Copa de 1950
Basora era atacante da equipe espanhola que desembarcou em 1950 no Brasil para a disputa da Copa do Mundo. O jogador atuou nos seis jogos de sua equipe. Segundo registros no site da Fifa, teria anotado quatro gols naquele mundial, e ficado em terceiro na tabela de artilheiros ao lado do companheiro de equipe Zarra, do uruguaio Ghiggia e do brasileiro Chico. À frente desse quarteto ficaram o goleador máximo da competição, o brasileiro Ademir, com oito gols; e o uruguaio Oscar Miguez, cinco gols. Há várias biografias do jogador, no entanto, que apontam que ele foi autor de cinco gols no mundial.


Primeiro do grupo
A Espanha comandada pelo técnico Guillermo Eizaguirre terminou a primeira fase da Copa do Mundo do Brasil de 1950 com três vitórias, sobre Estados Unidos, Chile e Inglaterra, nessa ordem. Basora fez gols nas partidas contra os dois primeiros adversários. Naquela copa, o primeiro colocado de cada um dos quatro grupos se classificava para um quadrangular final. Nessa reta de chegada, a Espanha não apresentou o mesmo rendimento e terminou em quarto lugar após duas derrotas e um empate (2 a 2 com o Uruguai, partida em que Basora fez dois gols). A quarta colocação no Brasil era até a Copa do Mundo de 2010 a melhor campanha da Espanha em todos os mundiais.

Basora no Barcelona
Barcelona
O atacante espanhol construiu sua carreira no Barcelona, onde, na década de 1950, formou uma das melhores linhas de frente da história do clube, em que se destacava a figura do húngaro Kubala. Entre os títulos conquistados por Basora estão quatro Ligas da Espanha (1947/1948, 1948/1949, 1951/1962, 1952/1952) e três Copas do Rei (1951/1952, 1952/1953 e 1956/1957). Atuou no clube espanhol entre 1946 e 1958, tendo feito mais de 300 jogos e mais de 100 gols.






BASORA NOS MUNDIAIS

Copa do Mundo de 1950 – Brasil
25 de junho – Espanha 3 x 1 Estados Unidos (Primeira fase)
Obs.: Basora fez o segundo gol da Espanha
29 de junho – Espanha 2 x 0 Chile (Primeira fase)
Obs.: Basora fez o primeiro gol da Espanha
2 de julho – Espanha 1 x 0 Inglaterra (Primeira fase)
9 de julho – Espanha 2 x 2 Uruguai (Quadrangular final)
Obs.: Basora fez os dois gols da Espanha
13 de julho – Espanha 1 x 6 Brasil (Quadrangular final)
16 de julho – Espanha 1 x 3 Suécia (Quadrangular final)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário