Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Galo leva vantagem sobre o Tricolor

Times já se enfrentaram oito vezes pela Taça Libertadores

História do jogo

Atlético 4 x 1 São Paulo, e três empates


Se depender da história do confronto entre São Paulo e Atlético-MG na Taça Libertadores da América, os são-paulinos podem preparar seus corações que as quartas-de-final não serão nada fáceis para os paulistas. Já os atleticanos tem bons motivos para ficar otimistas. Nos oito confrontos entre as duas equipes pela competição continental, o Galo leva ampla vantagem, com quatro vitórias. Houve, ainda, três empates e apenas uma vitória do time do Morumbi. Apesar de o confronto ter 44 anos de história na Libertadores, com a primeira disputa entre os clubes tendo ocorrido em 1972, a ampla vantagem do time mineiro foi construída apenas em 2013, ano em que foi campeão da competição, batendo o Olimpia, do Paraguai, na final. Naquele ano, o Galo aplicou a maior goleada do confronto: 4 a 1 no Estádio Independência.



Antes de 2013, ano em que as equipes se confrontaram quatro vezes, havia equilíbrio na disputa, apesar de ligeira vantagem do Galo. Os confrontos haviam ocorrido nas edições de 1972 e de 1978 do torneio sul-americano. Em 1972 pela primeira fase da competição foram dois empates: 2 a 2 no Mineirão e 0 a 0 no Morumbi. A equipe mineira era comandada por aquele que, vários anos depois, seria o mais celebrado técnico do São Paulo, o mestre Telê Santana. Na partida do Mineirão, em  30 de janeiro, o São Paulo teve o jogo nas mãos ao abrir 2 a 0 no marcador, com gols de Terto e Toninho Guerreiro, mas o Atlético conseguiu igualar o marcador com Vanderlei e depois o lendário Dadá Maravilha. Naquele ano, o Atlético acabou eliminado na primeira etapa da competição e o São Paulo caiu na segunda fase (semifinal). O argentino Independiente foi o campeão.

Telê Santana comandava o Atlético no início da década de 1970


Foi em 1978 que ocorreu o primeiro confronto em que não houve igualdade no placar. As disputas novamente ocorreram na primeira fase da competição. No jogo de ida, no Mineirão, a igualdade foi mantida, com as duas equipes empatando em 1 a 1. O uruguaio Dario Pereira marcou para o São Paulo, enquanto Serginho (não o Chulapa) empatou para os mineiros. Foi no Morumbi, em 9 de abril de 1978, que o Atlético começou  a construir sua vantagem no confronto. A equipe mineira venceu por 2 a 1 com gols de Serginho e Paulo Isidoro, enquanto Miranda anotou para o Tricolor. As trajetórias das equipes se inverteram na competição naquele ano em relação a 1972. O Tricolor foi eliminado na primeira fase e o Atlético na segunda (semifinal). Novamente o título ficou com um argentino, o Boca Juniors.

Dario Pereira fez o gol do São Paulo no empate do Mineirão


Nos quarto confrontos seguintes, todos em 2013, o Atlético consolidou a sua vantagem sobre o Tricolor com um time comandado por Ronaldinho Gaúcho dentro de campo e pelo técnico Cuca fora dele. A equipe mineira conquistou a Libertadores daquele ano contando ainda com nomes como o goleiro Vitor, o zagueiro Raver e os atacantes Bernard, Jô e Diego Tardelli. Foi na fase de grupos que o São Paulo conquistou sua única vitória sobre o Galo nesses confrontos. Foi no jogo de volta (na partida de ida o Atlético venceu por 2 a 1 ), no Morumbi, no dia 17 de abril: 2 a 0, com gols de Rogério Ceni (pênalti) e Ademilson. Os dois times voltaram a se enfrentar nas oitavas-de-final, e a superioridade do time mineiro foi gritante, tanto que no segundo jogo dessa etapa, no dia 8 de maio, o Galo aplicou o maior placar de todos os confrontos: 4 a 1, no Mineirão (na primeira partida das oitavas, o Galo também venceu, por 2 a 1, em São Paulo). Três dos quatro gols do Atlético foram marcados por Jô, enquanto Tardelli anotou um. Luis Fabiano fez o gol de honra do São Paulo quando o jogo estava 4 a 0.

Ronaldinho Gaúcho comandou o Atlético em 2013


SÃO PAULO E ATLÉTICO NA LIBERTADORES



Libertadores 1972 - Primeira fase

Atlético-MG 2 x 2 São Paulo
Data e local: 30 de janeiro no Mineirão
Gols: Vanderlei e Dada Maravilha para o Atlético; Toninho Guerreiro e Terto para o São Paulo

Libertadores 1972 - Primeira fase
São Paulo 0 x 0 Atlético-MG
Data e local: 9 de março no Estádio do Morumbi

Libertadores 1978 - Primeira fase
Atlético-MG 1 x 1 São Paulo
Data e local: 15 de março no Mineirão
Gols: Serginho para o Atlético; Dario Pereira para o São Paulo

Libertadores 1978 - Primeira fase
São Paulo 1 x 2 Atlético-MG
Data e local: 9 de abril no Estádio do Morumbi
Gols: Mirandinha para o São Paulo; Paulo Isidoro e Serginho para o Atlético

Libertadores 2013 - Primeira fase
Atlético-MG 2 x 1 São Paulo
Data e local: 13 de fevereiro em Estádio Independência
Gols: Réver e Jô para o Atlético; Aloísio para o São Paulo

Libertadores 2013 - Primeira fase
São Paulo 2 x 0 Atlético-MG
Data e local: 17 de abril no Estádio do Morumbi
Gols: Rogério Ceni e Ademilson

Libertadores 2013 - Oitavas de final
São Paulo 1 x 2 Atlético-MG
Data e local: 2 de maio de 2013 no Morumbi
Gols: Jadson para o São Paulo; Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli para o Atlético

Libertadores 2013 - Oitavas de final
Atlético-MG 4 x 1 São Paulo
Data e local: 8 de maio no Estádio Independência
Gols: Jô (3) e Diego Tardelli para o Atlético; Luís Fabiano para o São Paulo


Veja também:


Coloque nos comentários sugestões de temas sobre os quais temas

você gostaria de ler aqui no blog HISTÓRIAS DA BOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário