Pesquisar este blog

domingo, 4 de maio de 2014

Islândia foi a primeira vítima de Ronaldo na Seleção

Ronaldo estreou na seleção aos 17 anos

História do jogo

Há 20 anos atacante era titular do Brasil pela 1ª vez 


Parreira foi o técnico que deu a primeira oportunidade para o jogador


Foi em um jogo na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, que o atacante Ronaldo, então com 17 anos, marcou o seu primeiro gol pela Seleção Brasileira. Isso aconteceu há 20 anos, no dia 4 de maio de 1994, na primeira partida em que o futuro Fenômeno vestiu a camisa amarela como titular. Faltavam apenas seis dias para o técnico Carlos Alberto Parreira divulgar a lista dos convocados para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, na qual o Brasil conquistaria o tetracampeonato. Havia algumas dúvidas na cabeça do treinador e Ronaldo, com sua atuação frente à seleção da Islândia, conseguiu desfazer uma delas: o garoto tinha, sim, qualidade para ir ao mundial. O time de Parreira venceu por 3 a 0 e Ronaldo, além de abrir o marcador, sofreu o pênalti que originou o gol de Zinho e participou da jogada do gol de Viola.



Argentina na estreia
Atacante atuava no
Cruzeiro
A estreia de Ronaldo na Seleção Brasileira havia acontecido pouco mais de um mês antes, em 23 de março de 1994, em vitória do Brasil sobre a Argentina por 2 a 0 em Recife. O atacante cruzeirense entrou quando o placar já estava resolvido e justamente no lugar do jogador que fez os dois gols brasileiros, Bebeto. Era pouco para mostrar a Parreira que ele tinha condições de disputar o mundial. A frágil Seleção Islandesa foi o passaporte. Apesar de o adversário ser fraco, o destaque nos jornais no dia seguinte foi a atuação da jovem revelação. "Nasce uma nova esperança para o País" era o título da coluna do jornalista matinas Suzuki Jr. no Caderno de Esportes da Folha. No texto, ele destacava: "Meus amigos, meus inimigos, o Ronaldo é a boa nova. A esperança que nasce outra vez. Além da tranquilidade, mostrou que não é só finalizador, mas também um eficiente preparador de jogadas".

Passaporte para a Copa
Atuação garantiu vaga na Copa
Mesmo antes de fazer o gol, Ronaldo vinha tendo boa atuação, tanto que a torcida chegou a gritar o seu nome em pé. Na primeira meia hora de jogo, o Brasil havia criado diversas chances de gol com o próprio Ronaldo, Viola, Paulo Sérgio e Zinho. Foi aos 31 minutos que o jovem atacante de 17 anos deixou sua marca com a camisa da Seleção Brasileira pela primeira vez. Ronaldo tabelou com Mazinho e, da entrada da área, chutou, a bola desviou em Mazinho e entrou no lado direito do gol defendido pelo goleiro Kristinson. Dez minutos depois, Ronaldo sofreu pênalti que Zinho cobrou ampliando o placar. O terceiro gol foi marcado aos 38 minutos do segundo tempo, Ronaldo invadiu a área em velocidade e bateu na saída do goleiro, que defendeu, a bola sobrou para Viola mandar para o fundo das redes.





O INÍCIO DE RONALDO NA SELEÇÃO


O primeiro jogo
BRASIL 2 x 0 ARGENTINA
Amistoso
Data: 23 de março de 1994
Local: Estádio do Arruda - Recife (PE)
ESCALAÇÃO DO BRASIL: Zetti; Cafu, Ricardo Rocha, Ricardo Gomes (Mozer), Branco ( Leonardo); Mauro Silva, Dunga (Mazinho), Raí (Rivaldo) e Zinho; Bebeto (Ronaldo) e Müller. Técnico: Carlos Alberto Parreira
Gols: Bebeto (2)


O primeiro gol
BRASIL 3 x 0 ISLÂNDIA

Amistoso
Data: 4 de maio de 1994
Local: Estádio da Ressacada - Florianópolis (SC)
ESCALAÇÃO DO BRASIL: Zetti; Jorginho (Cafu), Aldair, Márcio Santos e Branco (Leonardo); Dunga, Mazinho, Paulo Sérgio (César Sampaio) e Zinho (Sálvio); Ronaldo e Viola (Túlio). Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Gols: Ronaldo, Zinho e Viola

Nenhum comentário:

Postar um comentário