Pelé, Pepe e Cotinho marcaram contra o Corinthians nos 5 a 1 de 1961 |
História do jogo
Fazia 53 anos que Santos não impunha placar ao Timão
Corinthians em má fase no Paulistão de 1961 foi presa fácil para o time da Vila
Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe. Era esse o ataque do Santos a última vez que o time da Vila Belmiro havia batido o Corinthians por 5 a 1. Demorou quase 53 anos para o Peixe repetir o feito. Foi pelo Campeonato Paulista de 1961, e a vitória santista, obtida em pleno Pacaembu, não foi nenhuma surpresa, de acordo com reportagem publicada no dia seguinte do Estadão: "O Santos, com a facilidade prevista, derrotou o Corinthians por 5 a 1, ontem a noite no Pacaembu", informava o jornal. A tabela de classificação "por pontos perdidos" publicada na mesma edição explicava bem a disparidade entre as duas equipes. O Santos liderava a competição ao lado de Palmeiras e São Paulo. O Corinthians era o penúltimo, tento atrás de si apenas o Juventus.
Laércio: defesas decisivas no início do jogo |
Corinthians começa melhorApesar de viver má fase, foi o Corinthians quem começou melhor na partida. Além do Estadão, reportagem da Folha de S.Paulo da época também informava que o time do Parque São Jorge dominou o início do jogo. Foram pelo menos 15 minutos de superioridade do Timão. O goleiro Laércio, do Santos, fez três grandes defesas em um intervalo de sete minutos. O balde de água fria veio aos 24 minutos, quando o Santos abriu o placar com Pepe, que desferiu um dos seus famosos petardos após Zito rolar a bola para ele em cobrança de falta. Ainda no primeiro tempo, o time da Vila Belmiro chegaria ao segundo gol com Pelé, que chutou sem chance para o goleiro corintiano, Gilmar após deixar para trás dois adversários - Raul e Jaime.
Zito rolou a bola para Pepe abrir o placar |
Mais três gols do SantosO segundo tempo da partida começou com esperanças para os corintianos. Logo a um minuto, o zagueiro santista Getúlio comete pênalti, que Joaquinzinho converte para o Timão. O Santos, no entanto, permaneceu com o jogo sob controle e fez o seu terceiro gol aos 12 minutos, com Coutinho, em uma falha de Gilmar. Pepe deu números finais ao placar com mais dois gols, aos 30 e aos 33 minutos. O Santos conquistaria o Campeonato Paulista daquele ano com 25 vitórias, três empates e duas derrotas, deixando o Palmeiras com o vice-campeonato. O Corinthians se recuperou parcialmente e terminou o torneio na sétima colocação. Veja a ficha do último 5 a 1 do Santos sobre o Corinthians até o jogo disputado nesta quarta-feira, dia 29:
CORINTHIANS 1 x 5 SANTOS
Campeonato Paulista de 1961
Data: 16 de agosto
Local: Estádio do Pacaembu
Santos: Laércio (Silas); Getúlio e Mauro; Zito, Formiga (Décio Brito) e Dalmo; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepé.
Corinthians: Gilmar; Jaime e Raul; Da Silva, Oreco e Ari; Joaquinzinho, Manuelzinho (Neves), Beirute, Rafael e Gelson
Gols: 1º tempo - Pepe, aos 24 minutos e Pelé, aos 35 minutos; 2º tempo - Joaquinzinho (de pênalti) a 1 minuto, Coutinho, aos 12 minutos e Pepe, aos 30 e 33 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário