Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Artilharia do Paulistão tem desconhecidos e estrelas

Neymar foi artilheiro do Paulistão em 2012 e vice-artilheiro no ano passado


História da taça


Alguns goleadores permanecem no quase anonimato


O mais badalado dos artilheiros das últimas temporadas é Neymar


Nos últimos cinco anos a artilharia do Campeonato Paulista tem sido alternada entre jogadores de renome internacional e atletas que não conseguiram se firmar em clubes de primeira grandeza. O goleador máximo da última edição da competição, com 13 gols, o atacante William, da Ponte Preta, é um exemplo do último grupo. Já em 2012, o artilheiro foi ninguém menos que Neymar - que no ano passado ficou com o segundo posto entre os goleadores, tendo balançado as redes adversárias uma vez a menos que William.



William
Catar foi o destino de William
Após a artilharia no Paulistão no ano passado, William permaneceu na Ponte Preta para a disputa do Campeonato Brasileiro, competição em que ficou na sexta posição na tabela de goleadores (ao lado de Gilberto, da Portuguesa), com 14 gols. A equipe de Campinas, apesar da boa campanha na Copa Sul-Americana, que culminou com o vice-campeonato, caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro. William - que já havia tido passagens por Santos, Grêmio, Avaí, entre outros times, sem nunca se fixar em nenhum clube - se transferiu no início deste ano para o Al-Khor, do Catar. Será o terceiro clube estrangeiro de Willian, que já havia atuado no Ulsan (Coréia do Sul - 2007), Boa Vista (Portugal - 2007 a 2008) e Guingamp (França 2010).

Elano e Liédson
Elano dividiu artilharia com Liédson
Entre os jogadores de "primeira linha" que conquistaram o posto de maior goleador do Campeonato Paulista nos últimos anos se juntam a Neymar, o atacante Liédson e o meia Elano. Eles dividiram a artilharia da competição com 11 gols em 2011. O ex-atacante da Seleção Portuguesa - que disputou a Copa de 2010 - defendia o Corinthians. Já Elano - que também jogou o Mundial da África do Sul, pelo Brasil - vestia a camisa do Santos.

Ricardo Bueno
Ricardo Bueno agora é do Figueirense
Em 2010 o protagonista da artilharia da competição foi outro jogador desconhecido do grande público: o atacante Ricardo Bueno, que fez 16 gols no campeonato defendendo o Oeste. Antes do clube do Interior de São Paulo, ele jogou no Nacional (PR), Londrina e Grêmio, entre outros clubes. Após conquistar a artilharia do Paulistão, o atacante teve passagens por Atlético Mineiro e Palmeiras, mas não conseguiu se firmar nesses clubes. Rodou ainda por Atlético Goianiense e Nordesjaelland, da Dinamarca. No ano passado defendeu o Figueirense na Série B do Campeonato Brasileiro, na campanha que culminou com a quarta colocação no torneio e a volta do time catarinense à Série A. Ricardo Bueno fez nove gols na competição.

Pedrão
Pedrão: 16 gols em 2009
Outro do grupo dos "quase desconhecidos" foi artilheiro do Paulistão 2009: o atacante Pedrão, do Grêmio Barueri, que fez 16 gols na competição. Antes do clube da cidade de Barueri, o atacante havia rodado por vários times, foram pelo menos nove, a maioria inexpressivos. Os mais conhecidos foram Botafogo de Ribeirão Preto (2003) e Portuguesa (2006). A conquista da artilharia não fez Pedrão deixar de ser um andarilho: foram ao menos oito clubes depois de 2009. Alguns deles de expressão como Goiás e Vitória, mas não se firmou em nenhum deles. Atualmente, aos 35 anos, Pedrão defende o Rio Branco que vai disputar a Série A-2 do Campeonato Paulista.

OS ÚLTIMOS ARTILHEIROS
2013 - William (Ponte Preta) - 13 gols
2012 - Neymar (Santos) - 20 gols
2011 - Liédson (Corinthians) e Elano (Santos) - 11 gols
2010 - Ricardo Bueno (Oeste) - 16 gols
2009  - Pedrão (Barueri) - 16 gols


Nenhum comentário:

Postar um comentário