Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Santamaria defendeu Uruguai e Espanha

No total, Santamaria fez sete jogos em mundiais


Quem é?


Com a Celeste, zagueiro foi 4º colocado em 1954


Oito anos depois, foi eliminado na fase de grupos jogando pela Fúria


O zagueiro uruguaio José Santamaria participou de duas Copas do Mundo defendendo diferentes seleções: Uruguai e Espanha. O jogador esteve presente na primeira Copa do Mundo disputada pelo seu país (de nascimento) fora da América do Sul. Ele foi titular da Celeste no mundial de 1954, na Suíça - as outras duas competições da qual a seleção participou (e foi campeã) foram realizadas no Uruguai (1930) e no Brasil (1950). O Uruguai terminou o torneio da Suíça na quarta colocação. Além desse mundial, Santamaria, jogou duas das três partidas da Espanha na Copa do Mundo de 1962, no Chile. O zagueiro foi o homenageado da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, na edição do dia 1º de novembro. A coleção traz, diariamente, uma figurinha-caricatura de algum jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura de Santamaria é a número 223.



Goleada
Zagueiro foi titular nos
 dois mundiais
Santamaria foi titular dos cinco jogos disputados pelo Uruguai sob o comando do técnico Juan Lopes na Copa do Mundo de 1954. Fazendo jus ao título de campeão mundial conquistado quatro anos antes, a Celeste deu show na fase de grupos. Estreou com vitória por 2 a 0 sobre a Tchecoslováquia e três dias depois aplicou um sonoro 7 a 0 sobre a Escócia. A equipe uruguaia seria tirada do caminho do título pela Hungria, na semifinal - depois de passar pela Inglaterra nas quartas-de-final. O time de Santamaria chegou a protagonizar uma reação heroica após estar perdendo por 2 a 0 (gols de Czibor e Nandor) e alcançar o empate com dois gols de Juan Hohberg, o segundo quando faltavam quatro minutos para o fim do tempo regulamentar. Na prorrogação, no entanto, os húngaros fizeram 4 a 2, com Kocsis balançando a rede uruguaia duas vezes. Na decisão do terceiro lugar, a Celeste perdeu para a Áustria por 3 a 1.

Campeão mundial
Revelado no Nacional, se
 consagrou no Real
No intervalo entre a Copa do Mundo que disputou pelo Uruguai e a que defendeu a Espanha, Santamaria conquistou o título mundial que não conseguiu por nenhuma das duas seleções: foi campeão mundial interclubes pelo Real Madrid em 1960. Na época o título, cujo nome oficial é Copa Intercontinental, era disputado apenas entre o campeão da Copa dos Campeões da Europa e o campeão da Libertadores, em jogos de ida e volta. A decisão foi contra o Peñarol. No jogo realizado no Uruguai houve empate em 0 a 0. Na Espanha, o Real bateu o time uruguaio por 5 a 1, com Pukas (2), Di Stéfano, Herrera e Gento anotando para a equipe espanhola, e Spencer descontando para o Peñarol. Além desse titulo, os mais expressivos de Santamaria (revelado pelo Nacional de Montevidéu)  foram também pelo Real: as Ligas dos Campeões da Europa das temporadas de 1957-58 (vitória de 3 a 2 sobre o Milan), 1958/1959 (vitória sobre o Reims, da França, por 2 a 0), 1959-60 (bateu o Eitrach Frankfurt por 7 a 3) e 1965-66 (venceu o Partizan, da Iugoslávia, por 2 a 1). Neste último o zagueiro não era mais titular, mas atuou ao longo da competição.



SANTAMARIA NOS MUNDIAIS


Copa de 1954 - Suíça

16 de junho - Uruguai 2 x 0 Tchecoslováquia (Fase de grupos)
19 de junho - Uruguai 7 x 0 Escócia (Fase de grupos)
26 de junho - Uruguai 4 x 2 Inglaterra (Quartas de final)
30 de junho - Uruguai 4 x 2 Hungria (Semifinal)
3 de julho - Uruguai 1 x 3 Áustria (Decisão do 3º lugar)

Copa de 1962 - Chile
31 de maio - Espanha 0 x 1 Tchecoslováquia (Fase de grupos)
3 de junho - Espanha 1 x 0 México (Fase de grupos)



"Os Caras das Copas"

 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário