Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Robinho: o carrasco dos chilenos


Robinho superou a marca de Pelé ao anotar o seu nono gol contra o Chile 


História do jogo


Dos 9 gols que fez no Chile, 8 foram em competições


Atacante superou Pelè e é o maior goleador brasileiro contra os chilenos


Com o gol que deu a vitória sobre o Chile na noite de ontem no amistoso disputado no Canadá, o atacante Robinho tornou-se o jogador da Seleção Brasileira que mais vezes balançou as redes dos chilenos, superando Pelé, com quem estava empatado até então com oito gols. O feito foi bastante comentado nas transmissões de TV da partida vencida pelo Brasil por 2 a 1, mas um detalhe importante não foi tocado: de todos esses gols, apenas o anotado ontem foi em um amistoso, os demais foram em partidas validas por competições oficiais. Foram cinco na Copa América de 2007, um nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, um nas Eliminatórias para o mundial de 2010, e um na Copa do Mundo da África.



Copa América 
Robinho: campeão e artilheiro da Copa América 2007
Contribuiu para o recorde de Robinho a grande fase vivida pelo jogador em 2007, quando defendia o Real Madrid. Convocado pelo técnico Dunga para a Copa América disputada na Venezuela, o ex-santista se tornaria o artilheiro da competição com seis gols. Além dos cinco anotados em dois jogos contra o Chile, marcou um no Equador, na vitória por 1 a 0 na primeira fase. Um dos confrontos contra os chilenos também foi na primeira fase, com vitória brasileira por 3 a 0, com todos os gols anotados por Robinho. O outro foi pelas quartas de final, quando a Seleção Brasileira goleou por 6 a 1, com dois gols de Robinho, um do zagueiro Juan, um de Júlio Baptista, um de Josué e um de Vágner Love, e Suazo descontando para o Chile. O Brasil se sagrou campeão da Copa América batendo a Argentina na final por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves.

Eliminatórias 
Titular do Brasil com Dunga
O primeiro gol de Robinho contra os chilenos foi marcado na vitória por 5 a 0 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, em jogo realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A equipe era comandada por Carlos Alberto Parreira, que atualmente também integra a comissão técnica da Seleção Brasileira. Além de Robinho, anotaram para o Brasil o zagueiro Juan e Adriano (3). A outra vitória pelas Eliminatórias foi sob o comando de Dunga, em 2009, em Santiago. A equipe canarinho venceu por 3 a 0, com dois gols de Luís Fabiano e um de Robinho.

Copa do Mundo 
Até a partida disputada ontem, a última vez que Robinho havia balançado a rede dos chilenos foi na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. O Brasil comandado por Dunga bateu a Seleção Chilena por 3 a 0 no Estádio Ellis Park pelas oitavas de final da competição. Além de Robinho - que na época havia voltado a defender o Santos, jogando na equipe paulista ao lado do então recém-revelado Neymar -, anotaram para a equipe brasileira o zagueiro Juan e o atacante Luís Fabiano. O Brasil seria eliminado na fase seguinte da competição pela Holanda.


ROBINHO E OS GOLS CONTRA O CHILE


Brasil 5 x 0 Chile
1 GOL
Competição: Eliminatórias para Copa do Mundo 2006.
Data: 4 de setembro de 2005.
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF).
Escalação do Brasil: Dida; Cafu, Lucio, Juan e Roberto Carlos (Juninho Pernambucano); Émerson (Gilberto Silva), Zé Roberto e Kaká; Robinho, Adriano e Ronaldo (Ricardinho). Técnico: Parreira.
Gols: Juan, Robinho, Adriano (3).



Brasil 3 x 0 Chile
3 GOLS
Competição: Copa América 2007.
Data: 1º de julho de 2007.
Local: Estádio Monumental, Cachamay (Venezuela).
Escalação do Brasil: Doni; Maicon (Daniel Alves), Alex Costa, Juan e Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Elano (Josué) e Ânderson (Júlio Baptista); Vágner Love e Robinho. Técnico: Dunga.
Gols: Robinho (3).



Brasil 6 x 1 Chile
2 GOLS
Competição: Copa América 2007.
Data: 7 de julho de 2007.
Local: Estádio José Antonio Anzoátegui, Puerto La Cruz (Venezuela).
Escalação do Brasil: Doni; Maicon (Elano), Alex Costa, Juan (Naldo) e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Josué e Júlio Baptista; Vágner Love e Robinho (Afonso). Técnico: Dunga..
Gols: Juan, Júlio Baptista, Josué, Vágner Love e Robinho (2).



Brasil 3 x 0 Chile
1 GOL
Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo 2010.
Data: 7 de setembro de 2008.
Local: Estádio Nacional, Santiago (Chile).
Escalação do Brasil:  Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e Kléber; Gilberto Silva, Josué e Diego (Elano); Robinho, Ronaldinho Gaúcho (Juan Maldonado) e Luís Fabiano (Jô). Técnico Dunga.
Gols: Robinho e Luís Fabiano (2).



Brasil 3 x 0 Chile
1 GOL
Competição: Copa do Mundo 2010.
Data: 28 de junho de 2010.
Local: Estádio Ellis Park, Johannesburgo (África do Sul).
Escalação do Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Miguel Bastos; Gilberto Silva, Daniel Alves, Ramires e Kaká (Kléberson); Robinho (Gilberto) e Luís Fabiano (Nilmar). Técnico: Dunga.
Gols: Juan, Luís Fabiano e Robinho.

Brasil 2 x 1 Chile
1 GOL
Competição: Amistoso.
Data: 19 de novembro de 2013
Local: Rogers Centre, Toronto (Canadá)
Escalação do Brasil: Júlio César; Maicon, Thiago Silva (Dante), David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernandes) e Oscar (Willian); Hulk (Ramires), Jô (Robinho) e Neymar (Lucas Leiva). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Hulk e Robinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário