Pesquisar este blog

domingo, 13 de outubro de 2013

Simonsson foi um dos artilheiros da Suécia em 1958

Simonsson fez quatro gols na Copa do Mundo da Suécia

Quem é?


Atacante fez um dos gols suecos na final contra o Brasil

Jogador atuou em cinco dos seis jogos de sua seleção na Copa da Suécia


O atacante Agne Simonsson foi o artilheiro da Suécia na Copa do Mundo de 1958, ao lado de Kurt Hamrim, com quatro gols. Segundo mais jovem dos convocados pelo técnico inglês George Raynor, o atacante era o mais novo entre os titulares, e se tornou um dos destaques da equipe que chegou à final da competição. Na decisão, Simonsson marcou um dos gols na derrota por 5 a 2 para o Brasil. Os quatro gols que o jogador anotou na competição garantem a ele até hoje o posto de terceiro artilheiro da Suécia em mundiais (ao lado de outros quatro jogadores) atrás apenas de Kannet Andersson (Copa de 1994) e Henrik Larsson (1994, 2002 e 2006), ambos com cinco gols. Simonsson é o homenageado deste sábado, dia 12, da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia publica uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura de Simonsson é a número 243.



Copa da Suécia
Simonsson (ao centro)
na final de 1958
Para garantir uma boa participação no mundial que disputava em casa, a Suécia, em 1958, alterou um dispositivo em sua legislação esportiva e permitiu que jogadores que atuavam profissionalmente fora do país pudessem ser convocados. Com isso, se juntaram aos jogadores "de casa" astros que haviam conquistado o Torneio Olímpico de Futebol em 1948, como Gunnar Gren e Nils Liedholm, além do jovem atacante Kurt Hamrin e de Bengt Gustavsson, todos atuando na Itália. Mesmo no meio de tantos nomes consagrados, Simonsson se destacou logo na estreia, ao anotar dois dos três gols da equipe na vitória por 3 a 0 contra o México. O atacante jogou cinco das seis partidas da Suécia no mundial, e fez gol em três desses confrontos. Simonsson só não atuou no empate em 0 a 0 contra o País de Gales, o último jogo da fase de grupos, e o único em que a Suécia não fez gols. Além de balançar as redes na estreia e na final, Simonsson também foi o autor de um dos gols na vitória de 2 a 0 sobre a União Soviética nas quartas de final. Na decisão do torneio, Simonsson foi o autor do segundo gol da Seleção Sueca, quando o Brasil vencia por 4 a 1. O primeiro gol sueco, que abriu o marcador, havia sido feito por Liedholm. Os gols do Brasil, até ali, tinham sido anotados por Vavá (2), Pelé e Zagallo. Pelé fez mais um, encerrando a goleada de 5 a 2.

Passagem pelo Real Madrid
Atacante no Orgryte
Simonsson jogou a maior parte de sua carreira no Orgryte, clube que atualmente disputa a segunda divisão da Suécia, mas que já conquistou 12 títulos da Liga daquele país (nenhum deles na época em que Simonsson atuou no time). Além desse clube, teve breves passagens pelo Real Madrid e pelo Real Sociedad. Na equipe madrilenha jogou na temporada 1960-1961, ano em que o time conquistou a Liga Espanhola, mas o atacante sueco não se firmou na equipe onde tinha como concorrentes para o ataque jogadores como o argentino Alfredo Di Stefano e o húngaro Ferenc Puskas. No Real Sociedade atuou na temporada 1961-1962, após a qual retornou para o Orgryte, onde jogaria até pendurar as chuteiras.





AGNE SIMONSSON NOS MUNDIAIS


Copa de 1958 - Suécia
8 de junho - Suécia 3 x 0 México (Fase de grupos)
Obs.: Simonsson fez o primeiro e o terceiro gols da Suécia
12 de junho - Suécia 2 x 1 Hungria (Fase de grupos)
19 de junho - Suécia 2 x 0 União Soviética (Quartas de final)
Obs.: Simonsson fez o segundo gol da Suécia
24 de junho - Suécia 3 x 1 Alemanha (Semifinal)
29 de junho - Suécia 2 x 5 Brasil (Final)
Obs.: Simonsson fez o segundo gol da Suécia




"Os Caras das Copas"

A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário