Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Míguez foi o artilheiro do Uruguai campeão de 1950


Oscar Miguez fez oito gols em duas Copas do Mundo

Quem é?


Jogador é o maior goleador uruguaio das Copas


Além de ganhar o título no Brasil, centroavante foi ao mundial da Suíça



Artilheiro do Uruguai na Copa do Mundo de 1950, quando a Celeste protagonizou o Maracanazo ao bater o Brasil na partida que decidiu o título, o centroavante Oscar Míguez não é tão lembrado pelos brasileiros quanto Schiaffino e Ghiggia (os carrascos daquele jogo), mas foi um dos maiores atacantes uruguaios da época. Além do mundial do Brasil, do qual foi vice-artilheiro com cinco gols (três a menos que o brasileiro Ademir), Míguez também foi titular em três dos cinco jogos do Uruguai na competição de 1954, disputada na Suíça, quando sua seleção terminou na quarta colocação. Fez três gols no torneio, totalizando oito em Copas do Mundo, o que o coloca como o maior goleador uruguaio da história do torneio, seguido de Diego Forlan (Copas de 2002 e 2010), que tem seis gols. Míguez é o homenageado de sábado, dia 19, da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de São Paulo, que todo o dia traz figurinhas-caricaturas de jogadores que se destacaram em mundiais da Fifa. A figura do centroavante uruguaio é a número 236.

Maracanazo
Centroavante fez cinco gols na Copa do Mundo do Brasil
A Copa do Mundo do Brasil teve uma divisão de grupos irregular devido à desistência de três seleções classificadas. Com isso, houve duas chaves com quatro equipes, uma com três times e a última integrada apenas pelo Uruguai e a Bolívia. Nesse jogo isolado, a Seleção Uruguaia comandada pelo técnico Juan Lopez bateu os bolivianos por 8 a 0. Três dos cinco gols de Míguez na competição foram anotados nessa partida. A fase final do mundial brasileiro foi um quadrangular, com todos os primeiros colocados de grupos jogando entre si. Os outros dois gols de Míguez no mundial foram anotados na segunda rodada dessa fase, na vitória do Uruguai sobre a Suécia por 3 a 2.

O Brasil chegou à última rodada um ponto à frente do Uruguai, precisando apenas do empate para se classificar, mas a confiança em todo o país era tanta que todos esperavam uma goleada. Com o Maracanã abarrotado, o primeiro tempo terminou 0 a 0, com amplo domínio do Brasil. Mas a melhor chance do Uruguai foi uma bola na trave de Míguez. Na segunda etapa, aos dois minutos, Friaça inaugurou o marcador para a Seleção Brasileira. Os uruguaios conseguiram empatar aos 21 minutos com Schiaffino e calaram o estádio aos 34 minutos com o gol de Ghiggia, que garantiu o segundo título mundial dos uruguaios.

Peñarol foi o seu principal clube
Peñarol
O principal clube de Míguez durante sua carreira foi o Peñarol, onde atuou entre 1947 e 1959. Nesse período, a equipe alternou com o Nacional de Montevidéu a conquista de títulos do Campeonato Uruguaio. Nos 12 anos de Míguez no time, o Peñarol conquistou seis títulos uruguaios. O atacante foi duas vezes artilheiro da competição, em 1948 e em 1949. Os outros dois clubes em que o centroavante jogou foram o Sporting Cristal, do Peru, em 1960, e o Rampla Junior, também do Uruguai, entre 1960 e 1961.





OSCAR MIGUEZ NOS MUNDIAIS

Copa de 1950 - Brasil
2 de julho - Uruguai 8 x 0 Bolívia (Fase de grupos)
Obs.: Marcou o primeiro, terceiro e quarto gols da partida
9 de julho - Uruguai 2 x 2 Espanha (Fase final)
13 de julho - Uruguai 3 x 2 Suécia (Fase final)
Obs.: Marcou o segundo e terceiro gols do Uruguai
16 de julho - Uruguai 2 x 1 Brasil (Fase final)
Obs.: Uruguai campeão mundial

Copa de 1954 - Suíça
16 de junho - Uruguai 2 x 0 Tchecoslováquia (Fase de grupos)
Obs.: Marcou o primeiro gol do jogo
19 de junho - Uruguai 7 x 0 Escócia (Fase de grupos)
Obs.: Marcou o segundo e sexto gols da partida
26 de junho - Uruguai 4 x 2 Inglaterra (Quartas de final)


"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário