Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lato é o maior goleador da Polônia nas Copas

Lato atuou 20 vezes em Copas do Mundo

Quem é?


Atacante foi artilheiro do mundial da Alemanha de 1974


Titular também nos torneios de 1978 e 1982, jogador marcou 10 gols no total


Artilheiro da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, o atacante polonês Grzegorz Lato é o maior goleador de seu país em mundiais da Fifa, tendo alcançado a marca de 10 gols em três edições da competição. Além do torneio disputado nos gramados alemães, em que ajudou a levar a seleção ao terceiro lugar, participou também das copas de 1978 (Argentina) e 1982 (Espanha), quando novamente a Polônia ficou na terceira posição. Em todas as copas foi titular, totalizando 20 jogos, um a menos que o detentor da marca de maior número de partidas pela Seleção Polonesa em mundiais, o zagueiro Zmuda, que esteve nas mesmas copas que Lato e ainda no de 1986 (México). Lato foi, ainda, campeão olímpico em 1972, em Munique (Alemanha), competição em que foi reserva, tento atuado em apenas um dos sete jogos da campanha polonesa; e medalha de prata nas Olimpíadas Montreal (Canadá), em 1976, quando a Polônia foi derrotada na final pela Alemanha Oriental por 3 a 1, com Lato marcando o gol polonês. O atacante polonês é o homenageado de sábado, dia 26, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia publica uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou nos mundiais da Fifa. A figura de Lato é a número 229.



Artilharia na Alemanha
Dois anos após ter atuado em apenas uma partida na conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de Munique, Lato foi titular na Copa da Alemanha nos sete jogos da Seleção Polonesa comandada pelo mesmo técnico que levou o time ao título Olímpico, Kazimeiers Gorski. 
Lato fez gol contra o Brasil
A Polônia teve o ataque mais positivo da Copa com 16 gols, dos quais sete foram marcados por Lato, o artilheiro do torneio. Na fase de grupos do mundial, a Polônia foi arrasadora, venceu os três jogos batendo adversários de peso como a Argentina (3 z 2, com dois gols de Lato) e Itália (2 a 1) e aplicando uma goleada no Haiti (7 a 0, com dois gols de Lato). Na segunda etapa da competição, em que as seleções foram divididas em dois grupos de quatro equipes, a Polônia sofreu sua única derrota na competição, 1 a 0 para a Alemanha. Com o segundo lugar da chave, a equipe de Lato foi qualificada para disputar o terceiro lugar da competição contra o Brasil. Aos 21 minutos do segundo tempo da partida contra os brasileiros, Lato fez o gol que garantiu a melhor posição da Polônia em Copas do Mundo - colocação que seria repetida oito anos depois, na Espanha, novamente com Lato na equipe.

Clubes
Durante a maior parte de sua carreira, Lato atuou pelo Stal Mielec da Polônia, equipe pela qual conquistou os campeonatos poloneses das temporadas 1972-1973 e 1975-1976, segundo o site da Uefa.
Ex-atacante foi eleito presidente da
Federação Polonesa de Futebol
Em 1980 teve autorização do governo comunista da Polônia para atuar fora do país e se transferiu para o KSC Lokeren, da Bélgica, onde permaneceu apenas dois anos. Em 1982 foi para o México defender o Atlante, equipe pela qual conquistou a Taça dos Campeões da Concacaf na temporada 1982/1983, também de acordo com informações do site da Uefa. Depois que pendurou as chuteiras, foi técnico de equipes do Canadá e Polônia, para posteriormente ingressar na carreira política, chegando a se eleger senador. Em 2008 foi eleito presidente da Federação Polonesa de Futebol, sendo um dos responsáveis pela organização da Eurocopa 2012, que teve a Polônia e a Ucrânia como sedes.


LATO NOS MUNDIAIS


Copa de 1974 - Alemanha
15 de junho - Polônia 3 x 2 Argentina (Fase de grupos)
Obs.: Lato fez o primeiro e o terceiro gols da Polônia
19 de junho - Polônia 7 x 0 Haiti (Fase de grupos)
Obs.: Lato marcou o primeiro e o sétimo gols do jogo
23 de junho - Polônia 2 x 1 Itália (Fase de grupos)
26 de junho - Polônia 1 x 0 Suécia (Segunda fase)
Obs.: Lato marcou o gol do jogo
30 de junho - Polônia 2 x 1 Iugoslávia (Segunda fase)
Obs.: Lato fez o segundo gol da Polônia
3 de julho - Polônia 0 x 1 Alemanha (Segunda fase)
6 de julho - Polônia 1 x 0 Brasil (Decisão do 3º lugar)
Obs.: Lato fez o gol da partida

Copa de 1978 - Argentina
1º de junho - Polônia 0 x 0 Alemanha (Fase de grupos)
6 de junho - Polônia 1 x 0 Tunísia (Fase de grupos)
Obs.: Lato fez o gol do jogo
10 de junho - Polônia 3 x 1 México (Fase de grupos)
14 de junho - Polônia 0 x 2 Argentina (Segunda fase)
18 de junho - Polônia 1 x 0 Peru (Segunda fase)
21 de junho - Polônia 1 x 3 Brasil (Segunda fase)
Obs.: Lato fez o gol da Polônia

Copa de 1982 - Espanha
14 de junho - Polônia 0 x 0 Itália (Fase de grupos)
19 de junho - Polônia 0 x 0 Camarões (Fase de grupos)
22 de junho - Polônia 5 x 1 Peru (Fase de grupos)
Obs.: Lato fez o segundo gol da Polônia
28 de junho - Polônia 3 x 0 Bélgica(Segunda fase)
4 de julho - Polônia 0 x 0 União Soviética (Segunda fase)
8 de julho - Polônia 0 x 2 Itália (Semifinal)
10 de julho - Polônia 3 x 2 França (Decisão do 3º lugar)



"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário