Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Hwan classificou a Coreia do Sul contra a Itália

Jung-Hwan fez três gols em duas copas

Quem é?


Atacante é o maior goleador de seu país em mundiais


Jogador participou da 4ª colocação em 2002 e atuou também na Copa de 2006


Um dos heróis da Coreia do Sul na Copa de 2002, quando a equipe chegou na quarta colocação, a melhor de sua história, o atacante Jung-Hwan é também o maior artilheiro da seleção de seu país na história dos mundiais da Fifa, ao lado de Park Ji Sung, com três gols. Além da participação na competição em que a Coreia do Sul dividiu a organização com o Japão, Hwan também atuou no torneio de 2006, disputado na Alemanha, competição em que marcou um de seus gols. Já seu companheiro de artilharia, Ji Sung, disputou os mundiais de 2002, 2006 e 2010. Hwan é o homenageado desta quinta-feira, dia 17, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que diariamente publica figurinhas-caricaturas de jogadores que se destacaram nos mundiais da Fifa. A figura do atacante sul-coreano é a número 238.






Copa em casa
Comandada pelo técnico holandês Guus Hiddink, a Seleção Sul-coreana entrou no mundial de 2002 com o objetivo de conquistar uma vitória. Foi uma surpresa, e avançou muito além disso. Jung-Hwan atuou em todas as sete partidas da equipe no mundial, mas em três delas começou no banco de reservas. Na fase de grupos, isso aconteceu no primeiro e segundo jogos, contra Polônia (vitória sul-coreana por 2 a 0) e Estados Unidos (1 a 1), partida em que o atacante entrou aos 11 minutos do segundo tempo e fez o gol de empate aos 33 minutos. Outra partida em que começou no banco foi a semifinal, em que a Coreia do Sul foi derrotada pela Alemanha por 1 a 0.



Classificação contra a Itália
A partida em que marcou a carreira de Hwan foi a das oitavas de final, contra a Itália. E não parecia que seria assim: o atacante desperdiçou a chance de abrir o marcador ao perder um pênalti. E, aos 18 minutos, a Itália saiu em vantagem com gol de Vieri. Os sul-coreanos chegaram ao empate com Seol Ki Hyeon quando faltavam apenas dois minutos para acabar o tempo regulamentar. Aos 27 minutos da prorrogação, de cabeça, Jung-Hwan marcou o gol de ouro que classificou a Coreia do Sul. Antes de chegar à semifinal, a Coreia do Sul passou pela Espanha. Na disputa do terceiro lugar foi derrotada pela Turquia por 3 a 2.


Hwam jogou por oito clubes
Clubes
Ao longo de sua carreira, o atacante Jung-Hwan foi um verdadeiro andarilho: atuou por oito clubes de seis países diferentes, incluindo a sua terra natal, a Coreia do Sul. Na Europa, jogou em times da Itália (Perugia), França (Metz) e Alemanha (Duisburg). Na Ásia também defendeu clubes do Japão e da China, onde encerrou a carreira há dois anos. Foi campeão japonês em 2004 pelo Yokohama F.Marinos.






JUNG-HWAN NOS MUNDIAIS


Copa de 2002 - Japão/Coreia do Sul
4 de junho - Coreia do Sul 2 x 0 Polônia (Fase de grupos)
10 de junho - Coreia do Sul 1 x 1 Estados Unidos (Fase de grupos)
Obs.: Jung-Hwan fez o gol da Coreia do Sul
14 de junho - Coreia do Sul 1 x 0 Portugal (Fase de grupos)
18 de junho - Coreia do Sul 2 x 1 Itália (Oitavas de final)
Obs.: Jung-Hwan fez o segundo gol da Coreia do Sul
22 de junho - Coreia do Sul 0 x 0 Espanha - 5 a 3 nos pênaltis (Quartas de final)
25 de junho - Coreia do Sul 0 x 1 Alemanha (Semifinal)
29 de junho - Coreia do Sul 2 x 3 Turquia (Decisão do 3º lugar)

Copa de 2006 - Alemanha
13 de junho - Coreia do Sul 2 x 1 Togo (Fase de grupos)
Obs.: Jung-Hwan fez o segundo gol da Coreia do Sul
18 de junho - Coreia do Sul 1 x 1 França (Fase de grupos)
23 de junho - Coreia do Sul 0 x 2 Suíça (Fase de grupos)


"Os Caras das Copas"

A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário