Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Banks: campeão mundial imortalizado por Pelé


Banks esteve em três copas e atuou em duas delas

Quem é?


Goleiro conquistou a Copa de 1966


Jogador ficou sem tomar gols da fase de grupos até a semifinal do mundial


Titular da Seleção Inglesa que conquistou a Copa do Mundo de 1966, disputada em seu país, o goleiro Gordon Banks é mais lembrado e reverenciado pela defesa antológica que fez na cabeçada de Pelé na fase de grupos do mundial de 1970, no México, do que pelo título de quatro anos antes. Naquela partida todos já viam a bola dentro do gol: Pelé subiu e cabeceou certeiro no canto inferior direito do goleiro; Banks se jogou, arqueou o corpo durante o salto e conseguiu dar um tapa na bola, mandando-a para fora. É até hoje considerada uma das maiores, se não a maior, defesa em Copas do Mundo. O Brasil acabou vencendo a partida por 1 a 0. A Inglaterra se classificou para as quartas de final, mas foi eliminada pela Alemanha, com derrota por 3 a 2, em partida em que Banks não atuou por ter passado mal no dia anterior. O goleiro também esteve no mundial de 1962, no Chile, mas ficou apenas no banco. Banks é o homenageado desta terça-feira, dia 15, na coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que todo o dia traz uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou em mundiais. O desenho de Banks é o número 240.



Campeão Mundial
Goleiro ficou 442 minutos sem ser vazado em 1966
Banks jogou as seis partidas que levaram a Inglaterra ao título da Copa de 1966. O goleiro escalado pelo técnico Alf Ramsey - ex-zagueiro que esteve na Copa do Mundo de 1950, no Brasil - ficou sem tomar gols na fase de grupos e nas quartas de final. Foi vazado pela primeira vez na competição na semifinal contra Portugal, equipe surpresa do torneio, quando faltavam oito minutos para o fim do jogo. A Inglaterra vencia por 2 a 0 quando Eusébio bateu o pênalti que acabou com a invencibilidade de Banks no mundial. No total, o goleiro ficou 442 minutos sem sofrer gols na competição. Na final, contra a Alemanha, Banks seria vazado mais duas vezes. O jogo terminou 2 a 2 no tempo regulamentar, com Haller e Weber marcando para a Alemanha, e Hurst e Peters para os ingleses. Na prorrogação, Hurst fez mais dois gols, garantindo a vitória por 4 a 2 e se tornando o herói do até hoje único título mundial da Inglaterra.

Início tardio
Banks: profissional aos 22 anos
O goleiro campeão do mundo pela Inglaterra abraçou a carreira de jogador de futebol tardiamente. Ele se profissionalizou somente aos 22 anos pelo Chesterfield, da terceira divisão inglesa. Foram sete meses no clube até chamar a atenção do Leicester, onde chegou para ser reserva, mas algum tempo depois assumiu a camisa 1. Nessa equipe, Banks conquistou a Copa da Liga Inglesa de 1964. Esse mesmo título ele levantaria pelo Stoke City, seu segundo clube na principal divisão da Inglaterra, em 1972. Nesse mesmo ano, Banks sofreu um acidente de automóvel que teve como sequela a perda da visão do olho direito. O goleiro ainda continuou jogando, por equipes dos Estados Unidos, mas nunca mais teve o mesmo desempenho. Pendurou definitivamente as luvas em 1978.




BANKS NOS MUNDIAIS

Copa de 1966 - Inglaterra
11 de julho - Inglaterra 0 x 0 Uruguai (Fase de grupos)
16 de julho - Inglaterra 2 x 0 México (Fase de grupos)
20 de julho - Inglaterra 2 x 0 França (Fase de grupos)
23 de julho - Inglaterra 1 x 0 Argentina (Quartas de final)
26 de julho - Inglaterra 2 x 1 Portugal (Semifinal)
30 de julho - Inglaterra 4 x 2 Alemanha (Final)
Obs.: Inglaterra campeã mundial

Copa de 1970 - México
2 de junho - Inglaterra 1 x 0 Romênia (Fase de grupos)
7 de junho - Inglaterra 0 x 1 Brasil (Fase de grupos)
11 de junho - Inglaterra 1 x 0 Tchecoslováquia (Fase de grupos)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário