Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ball: passe para o gol mais polêmico das Copas


Quem é?


Meia foi campeão pela a Inglaterra em 1966


Jogador disputou ainda o mundial do México em 1970


O meia inglês Alan Ball fez o cruzamento para aquele que dever ser o gol mais polêmico de todas as Copas do Mundo, o terceiro da Inglaterra contra a Alemanha na final de 1966 (marcado por Geoff Hurst) , que terminaria com vitória inglesa por 4 a 2. A bola bateu na trave e depois no gramado, foi um grande alvoroço e hoje, olhando os vídeos da época, a impressão é de que a bola realmente não entrou totalmente. Além dessa competição, em que a Inglaterra conquistou o seu único título mundial, o jogador participou da Copa do Mundo do México, quatro anos depois, quando atuou nas quatro partidas de sua equipe. Em três delas foi titular e em uma (contra a Tchecoslováquia) entrou no segundo tempo. No total foram oito jogos em mundiais da Fifa. Ball é o homenageado de segunda-feira, dia 21, da coleção "Os Caras das Copas", da Folha de S.Paulo, que diariamente publica uma figurinha-caricatura de um jogador que se destacou no torneio. A de Ball é a número 234.


Copa do Mundo da Inglaterra
Tima da Inglaterra campeão do mundial de 1966
Ball jogou quatro das seis partidas que levaram a Inglaterra ao título de 1966, disputada em casa. Na fase de grupos da competição, foi titular na estreia - empate em 0 a 0 contra o Uruguai -, depois ficou de fora das duas partidas seguintes, vitórias por 2 a 0 sobre México e França. Retornou nas quartas de final (vitória de 1 a 0 sobre a Argentina) para não sair mais do time. Ball era um jogador importante taticamente para o técnico Alf Ramsey, que implantou o 4-4-2 como esquema, com o meia atuando como ponta recuado. Na final contra a Seleção Alemã, o tempo regulamentar terminou em 2 a 2, com Geoff Hurst e Martin Peters anotando para a Inglaterra, e Helmut Haller e Wolfgang Weber (a um minuto para o encerramento do jogo) para a Alemanha. O gol contestado aconteceu aos 11 minutos da primeira etapa da prorrogação. Ball cruzou da direita e Hurst, desmarcado, dominou e chutou. A bola estourou no travessão e bateu no gramado, aparentemente na linha do gol, e foi chutada para fora. Seguindo sinalização do bandeirinha, o juiz suíçp Gottfried Dienst validou o gol, apesar dos protestos e pressão dos alemães. O quarto gol inglês foi assinalado no minuto final da prorrogação, por Hurst.
Ball jogou por mais
 de 10 times

Andarilho
Ball foi um verdadeiro andarilho da bola nos seus 23 anos de carreira, iniciados em 1960 no Alshton United. Segundo reportagens publicadas no site da Fifa, o meia fez 1.084 partidas em competições oficiais - o recordista mundial nesse quisito é o goleiro inglês Peter Shilton (1.390 jogos). Entre os mais de dez clubes pelos quais passou, os mais expressivos foram o Arsenal e o Everton, time pelo qual foi campeão inglês na temporada 1969-1970 e conquistou a Supercopa da Inglaterra de 1970. Em suas andanças passou por gramados da África do Sul, Canadá e Austrália, até encerrar a carreira no Bristol Rovers, que atualmente disputa a quarta divisão da Inglaterra.




ALAN BALL NOS MUNDIAIS

Copa de 1966 - Inglaterra
11 de julho - Inglaterra 0 x 0 Uruguai (Fase de grupos)
23 de julho - Inglaterra 1 x 0 Argentina (Quartas de final)
26 de julho - Inglaterra 2 x 1 Portugal (Semifinal)
30 de julho - Inglaterra 4 x 2 Alemanha (Final)
Obs.: Inglaterra campeã mundial

Copa de 1970 - México
2 de junho - Inglaterra 1 x 0 Romênia (Fase de grupos)
7 de junho - Inglaterra 0 x 1 Brasil (Fase de grupos)
11 de junho - Inglaterra 1 x 0 Tchecoslováquia (Fase de grupos)
14 de junho - Inglaterra 2 x 3 Alemanha (Quartas de final)


"Os Caras das Copas"
 A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário