Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Masopust: único gol em mundiais foi contra o Brasil

 

Masopust fez 10 jogos em Copas do Mundo

Quem é?


Meia conduziu Tchecoslováquia à final de 1962


Foi eleito o melhor jogador da Europa naquele ano


Considerado o melhor jogador da história do futebol tcheco, o meia Josef Masopust foi titular da seleção de seu país nas Copas do Mundo de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile), ano em que assumiu o papel de maestro do time que disputou a final contra o Brasil. Masopust é o homenageado desta sexta-feira, dia 20, da coleção “Os Caras das Copas”, da Folha de S.Paulo, que traz diariamente uma figurinha-caricatura de jogadores que se destacaram nos mundiais. A figura do craque tcheco é a número 265, que indica também quantos dias faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

Bom driblador e de passe preciso, além de ajudar na marcação, Masopust é o segundo jogador com maior número de partidas disputadas em Copas do Mundo pela Seleção Tcheca, com 10 jogos. Fica atrás apenas do lateral-esquerdo Ladislav Novak, capitão da equipe nos mundiais de 1954, 1958 e 1962, com 12 partidas. Masopust foi considerado o segundo melhor jogador do mundial do Chile (o melhor foi Garrincha), e no mesmo ano conquistou o prêmio Bola de Ouro da revista France Football, dado ao melhor jogador da Europa. Já nos anos 2000, a Uefa o premiou com o título de “Jogador de Ouro” da história do futebol tcheco.





Copa do Mundo da Suécia
Na sua primeira Copa do Mundo, em 1958, na Suécia, Masopust não brilhou. O meia jogou as quatro partidas da equipe na competição, mas o time, comandado pelo técnico Karel Kolsky, foi eliminado na primeira fase após derrota por 2 a 1 no jogo de desempate com a Irlanda do Norte. Os irlandeses seriam mandados para casa na fase seguinte, as quartas de final, após derrota por 4 a 0 para a França.

Vice-campeão mundial
Meia fez gol no Brasil na final de 62
Na Copa do Mundo do Chile, quatro anos depois, novamente a Tchecoslováquia era candidata a cair na primeira fase. A equipe tinha em seu grupo o Brasil, campeão da edição anterior, e a Espanha, que levava a campo craques como o húngaro Ferenc Puskás (que havia se naturalizado espanhol), Francisco Gento e Luis Suáres. Masopust foi titular nas seis partidas da campanha do vice-campeoanto. Na primeira fase, o time treinado por Rudolf Vytlacil empatou com o Brasil, venceu os espanhóis por 1 a 0, com um gol de Stibranvi após passe em profundidade feito por Masopust, e obteve a classificação mesmo perdendo para o México por 3 a 1. Na final contra o Brasil, Masopust faria o seu único gol em copas do mundo. Ele abriu o placar da decisão aos 15 minutos, mas a Seleção Brasileira empatou com Amarildo dois minutos depois, e virou com gols de Zito e Vavá no segundo tempo para ficar com o título.

Clubes

Masopust marcou dois gols
no Santos de Pelé
Entre os clubes que defendeu, o que rendeu mais conquistas à Masopust foi o Dukla, então a equipe oficial do exército da Tchecoslováquia comunista, pela qual conquistou oito títulos nacionais entre 1953 e 1966. Também disputou vários torneios internacionais. Em um deles, disputado no México em 1959, fez dois gols na vitória por 4 a 3 do Dukla sobre o Santos de Pelé. Antes do Dukla, havia disputado uma temporada pelo Teplice, que foi o time que o projetou. Finalizou a carreira atuando pelo FC Brussels da Bélgica no início da década de 1970.


MASOPUST NOS MUNDIAIS

Copa de 1958 - Suécia
8 de junho – Tchecoslováquia 0 x 1 Irlanda do Norte (Fase de grupos)
11 de junho – Tchecoslováquia 2 x 2 Alemanha (Fase de grupos)
15 de junho – Tchecoslováquia 6 x 1 Argentina (Fase de grupos)
17 de junho – Tchecoslováquia 1 x 2 Irlanda do Norte (Fase de grupos)

 Copa de 1962 – Chile
31 de maio – Tchecoslováquia 1 x 0 Espanha (Fase de grupos)
2 de junho – Tchecoslováquia 0 x 0 Brasil (Fase de grupos)
7 de junho – Tchecoslováquia 1 x 3 México (Fase de grupos)
10 de junho – Tchecoslováquia 1 x 0 Hungria (Quartas de final)
13 de junho – Tchecoslováquia 3 x 1 Iugoslávia (Semifinal)
17 de junho – Tchecoslováquia 1 x 3 Brasil (Final)
Obs.: Fez o gol da Tchecoslováquia


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário