Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Florian Albert: o húngaro artilheiro da Copa de 1962


Florian Albert disputou duas Copas

 Quem é?

Atacante foi o melhor da Hungria após geração de Puskas


Jogador disputou também a Copa do Mundo da Inglaterra


Grande jogador húngaro da década de 1960, considerado o melhor depois da geração de Puskas, o atacante Florian Albert participou de dois mundiais, sagrando-se artilheiro na Copa do Mundo do Chile, em 1962, ao lado de outros cinco jogadores. Disputou também a Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966. Em ambas a Hungria foi eliminada nas quartas de final. Albert é o homenageado de hoje na coleção “Os Caras das Copas”, da Folha de S.Paulo, que traz figurinhas-caricaturas de jogadores que participaram de mundiais. A figura do atacante é a 279, mesmo número de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

Além das participações em Copas do Mundo, Albert também levou a Seleção Húngara à medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma, na Itália, em 1960. Fez cinco gols naquela competição. A disputa pelo terceiro lugar foi justamente contra os italianos. A Hungria venceu por 2 a 1. O título veio pouco mais de um ano após ele ter estreado na equipe nacional, em vitória de 3 a 2 sobre a Suécia em 28 de junho de 1959, segundo informações do site da Fifa. O atacante também conquistou o terceiro lugar na Eurocopa de 1964, quando a equipe húngara bateu a Dinamarca por 3 a 1.



Copa de 1962
Na Copa do Mundo do Chile, Albert jogou três das quatro partidas disputadas pela equipe comandada pelo técnico Lajos Baroti. O único jogo em que não esteve em campo foi no empate sem gols contra a Argentina na fase de grupos. Com quatro gols (metade dos anotados pela Hungria no torneio), foi artilheiro da competição ao lado de Garrincha, Vavá (Brasil), Sanches (Chile), Valentin Ivanov (União Soviética) e Drazen Jerkovic (Iugoslávia). Três dos quatro gols de Albert foram anotados na goleada de 6 a 1 sobre a Bulgária, no segundo confronto dos húngaros pela primeira fase. O outro foi marcado na partida de estreia, vitória de 2 a 1 sobre a Inglaterra. A Seleção Húngara acabou eliminada nas quartas de final pela Tchecoslováquia após derrota de 1 a 0, em partida que teve o goleiro tcheco Vilem Schrojf como destaque. A Tchecoslováquia ficaria com o vice-campeonato, perdendo a final para o Brasil.

Copa de 1966
Quatro anos depois, na Copa do Mundo da Inglaterra, Albert foi titular nas quatro partidas da Hungria. Desta vez não fez gols. O grande jogo da equipe foi a vitória de 3 a 1 sobre o Brasil, na primeira fase. Com a Seleção Brasileira sem Pelé, machucado, Albert foi o nome do jogo, saindo de campo aplaudido pela torcida. O grande lance da partida foi uma tabelinha de cabeça entre ele e o colega de ataque Ferenc Bene, que terminou com defesa do goleiro Gilmar. A Seleção Húngara acabou eliminada nas quartas de final pela União Soviética, após derrota por 2 a 1. Os soviéticos terminariam o mundial na quarta colocação.

Ferencváros
Melhor do mundo
pelo Ferencváros
Duas partidas pelo Flamengo
Durante toda a sua carreira, Albert defendeu apenas o Ferencváros, clube húngaro em que começou nas categorias de base. A exceção foram dois jogos amistosos com a camisa do Flamengo, em 1967, disputados a convite de um dirigente rubro-negro. Conquistou o Campeonato Húngaro quatro vezes e a Copa da Hungria três, mas o grande título pela equipe foi a Taça das Cidades com Feiras, competição precursora da antiga Copa da UEFA, em 1965. A final foi contra a Juventus da Itália, na cidade de Turim, com vitória dos húngaros por 1 a 0. Em 1967 foi considerado o melhor jogador da Europa, recebendo a Bola de Ouro da revista France Football. Depois de encerrar a carreira chegou a ser técnico, comandando a Líbia e o próprio Ferencváros. O Estádio onde a equipe húngara manda seus jogos, em Budapeste, foi batizado com o seu nome.


FLORIAN ALBERT NOS MUNDIAIS

Copa de 1962 - Chile
31 de maio – Hungria 2 x 1 Inglaterra (Fase de grupos)
Obs.: Albert fez o segundo gol da Hungria
3 de junho – Hungria 6 x 1 Bulgária (Fase de grupos)
Obs.: Fez o primeiro, segundo e quinto gols da Hungria
10 de junho – Hungria 0 x 1 Tchecoslováquia (Quartas de final)

Copa de 1966 – Inglaterra
13 de julho – Hungria 1 x 3 Portugal (Fase de grupos)
15 de julho – Hungria 3 x 1 Brasil (Fase de grupos)
20 de julho – Hungria 3 x 1 Bulgária (Fase de grupos)

23 de julho – Hungria 1 x 2 União Soviética (Quartas de final)


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário