Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ferrari: duas Copas do Mundo e dois títulos

Giovanni Ferrari jogou ao lado de Giuseppe Meazza

Quem é?


Meia italiano conquistou mundial em casa e na França


Jogador foi titular em ambos os torneios e marcou dois gols


Duas Copas do Mundo e dois títulos. Assim pode ser resumida a participação do meia italiano Giovanni Ferrari no principal torneio organizado pela Fifa. O jogador foi titular da seleção da Itália nos mundiais de 1934 e 1938, tendo marcado dois gols na soma dos torneios. Ferrari é o homenageado de hoje na coleção “Os Caras da Copa”, da Folha de S.Paulo, que todo dia traz figurinhas-caricatura de jogadores que participaram dos mundiais. A caricatura de Ferrari é a 283, o mesmo número de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

Ferrari marcou na goleada de 7 a 1
 sobre os Estados Unidos
Os dois gols de Ferrari em mundiais foram anotados na Copa que disputou em sua casa, em 1934. O primeiro deles foi nos 7 a 1 sobre os Estados Unidos, na estreia do time comandado pelo técnico Vittorio Pozzo. Ferrari foi o autor do quarto gol da Itália. Na partida seguinte, empate em 1 a 1 contra a Espanha, Ferrari anotaria novamente. O título do mundial foi garantido com vitória de virada sobre Tchecoslováquia, que abriu o placar faltando apenas 14 minutos para o encerramento da partida, aos 31 do segundo tempo. Faltam nove minutos para o apito final quando Raimundo Orsi fez o gol de empate. Na prorrogação, aos cinco minutos, Angelo Schiavio fez o gol que deu o título da segunda Copa do Mundo para a Itália.

Bicampeonato
Quatro anos depois, e trazendo na bagagem, além do título mundial de 1934, a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936 (Berlim, Alemanha), a Itália disputaria sua segunda copa bastante reformulada. Dos 22 convocados do mundial disputado em casa, a Azzurra repetiu apenas quatro. Os remanescentes escolhidos pelo técnico Vittorio Pozzo para a Copa do Mundo da França 1938 foram Giovanni Ferrari, Giuseppe Meazza, Eraldo Monzeglio e Guido Masetti. A Itália apresentou um futebol de melhor qualidade baseado na técnica de Ferrari, Meazza e Silvio Piola. Novamente Ferrari jogou todas as partidas, mas desta vez não chegou nenhuma vez às redes adversárias. Mesmo assim, na final contra a Hungria, ele e Meazza foram citados pelo jornal L’Autodo como os “artesãos da vitória”, segundo o site da Fifa. A Itália bateu a Hungria por 4 a 2 na decisão.
Técnico em 1962

Clubes

Além dos mundiais, Ferrari foi um papa-títulos no futebol Italiano. No total, foram oito conquistas de Campeonatos Italianos, cinco pela Juventus, dois pela Internazionale e um pelo Bologna. Encerrou a carreira em 1942. Na Copa do Mundo de 1962 formou dupla com Paolo Mazza na direção da Seleção Italiana, mas o resultado não foi nada animador. A Itália foi eliminada na fase de grupos após uma vitória, um empate e uma derrota. 





GIOVANNI FERRARI NOS MUNDIAIS

Copa de 1934 – Itália
27 de maio – Itália 7 x 1 Estados Unidos (Primeira fase)
Obs.: Ferrari fez o quarto gol da Itália
31 de maio – Itália 1 x 1 Espanha (Quartas de final)
Obs.: Ferrari fez o gol da Itália
3 de junho – Itália 1 x 0 Áustria (Semifinal)
10 de junho – Itália 2 x 1 Tchecoslováquia (Final)
Obs.: Itália campeã

Copa de 1938 – França
5 de junho – Itália 2 x 1 Noruega (Primeira fase)
12 de junho – Itália 3 x 1 França (Quartas de final)
16 de junho - Itália 2 x 1 Brasil (Semifinal)
19 de junho – Itália 4 x 2 Hungria (Final)
Obs.: Itália campeã



"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário