Pesquisar este blog

domingo, 8 de setembro de 2013

Bertoni: gol do título da Copa do Mundo de 1978

Bertoni fez quatro gols em duas Copa do Mundo

Quem é?


Atacante fez o 3º gol na vitória de 3 a 1 sobre a Holanda


Jogador também foi titular no mundial da Espanha em 1982


Autor do terceiro gol da vitória de 3 a 1 da Argentina sobre a Holanda na final da Copa do Mundo de 1978, disputada na Argentina, Daniel Bertoni foi titular em dois mundiais. Além da competição vencida em casa, o atacante também esteve na Espanha em 1982. O jogador é o homenageado deste domingo, dia 8, na coleção “Os Caras da Copa”, da Folha de S.Paulo, que traz figurinhas-caricaturas de atletas que jogaram em Copas do Mundo. A figura de Bertoni é a número 277, mesma quantidade de dias que falta para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.



Copa de 1978
No mundial da Argentina, Bertoni disputou seis dos sete jogos do selecionado de seu país. O atacante ficou fora apenas na vitória de 2 a 1 sobre a França, na fase de grupos. Comandada pelo técnico Cesar Luis Menotti, adepto do futebol ofensivo e baseado no talento, a Seleção Argentina não foi tão bem quando se esperava na primeira fase, terminando em segundo lugar no seu grupo, atrás da Itália. Nessa etapa da competição, Bertoni fez o segundo gol da Argentina na vitória de 2 a 1 sobre a Hungria, na estreia da equipe no torneio.

O atacante com a taça da Copa
Nessa Copa do Mundo, a segunda fase foi disputada em dois grupos de quatro equipes, com o campeão de cada um deles se classificando para a final. A Argentina terminou em primeiro na chave que tinha Polônia, Brasil e Peru. Na final contra a Holanda, os argentinos saíram na frente com gol de Kempes no primeiro tempo, mas permitiram que os holandeses chegassem ao empate faltando oito minutos para o término da partida. Na prorrogação, novamente Kempes e Bertoni fizeram os gols que levaram à loucura a torcida que lotou o Estádio Monumental, de Buenos Aires, para acompanhar a Argentina conquistar o seu primeiro título mundial.

Copa de 1982
Na Copa do Mundo da Espanha, torneio que marcou a estreia de Maradona em mundiais, Bertoni disputou todos os cinco jogos da Seleção Argentina, que novamente era comandada por Cesar Luis Menotti. A estreia da Argentina pareceu um prenúncio de que a então campeã mundial iria ser um fiasco. No jogo de abertura do mundial, Seleção Argentina foi derrotada pela Bélgica por 1 a 0. Bertoni fez dois gols no mundial, ambos na fase de grupos. O atacante abriu o placar na goleada de 4 a 1 da Argentina sobre a Hungria, e anotou o segundo gol na vitória de 2 a 0 sobre El Salvador. Na segunda fase da competição, disputada em grupos de três equipes, a Argentina perdeu para a Itália (que seria campeã mundial) por 2 a 1, e para o Brasil, por 3 a 1. A partida contra os brasileiros foi marcada pela expulsão de Maradona após entrada desleal no volante Batista.

Três vezes Libertadores

Bertoni jogou pela Fiotentina
O ponto alto da carreira de Bertoni em clubes foi pelo Independiente. Pela equipe argentina, o atacante conquistou a Taça Libertadores da América três vezes, em 1973 (sobre o Colo Colo, do Chile) , 1974 (sobre o São Paulo) e 1975 (sobre o Union Española, do Chile). Nessa última conquista, Bertoni teve participação decisiva: fez um gol na segunda partida da decisão (vitória do Independiente por 3 a 1); e outro no terceiro jogo (vitória do Independiente por 2 a 0). O primeiro confronto entre as duas equipes havia terminado com vitória do Union Española por 1 a 0, e na época se realizava um jogo de desempate em caso e uma vitória para cada lado. Bertoni também conquistou o mundial interclubes de 1973, em partida que o Independiente bateu a Juventus, da Itália, por 1 a 0. Outros clubes defendidos por Beerttoi foram Sevilha (Espanha), Fiorentina, Nápoli e Udinese (os três da Itália).


DANIEL BERTONI NOS MUNDIAIS

Copa de 1978 – Argentina
2 de junho – Argentina 2 x 1 Hungria (Fase de grupos)
Obs.: Bertoni fez o segundo gol da Argentina
10 de junho – Argentina 0 x 1 Itália (Fase de grupos)
14 de junho – Argentina 2 x 0 Polônia (Segunda fase)
18 de junho – Argentina 0 x 0 Brasil (Segunda fase)
21 de junho – Argentina 6 x 0 Peru (Segunda fase)
25 de junho – Argentina 3 x 1 Holanda (Final)
Obs.: Bertoni fez o terceiro gol da Argentina
Obs. 2: Argentina campeã
  
Copa de 1982 – Espanha
13 de junho – Argentina 0 x 1 Bélgica (Fase de grupos)
18 de junho – Argentina 4 x 1 Húngria (Fase de grupos)
Obs.: Bertoni fez o primeiro gol da Argentina
23 de junho – Argentina 2 x 0 El Salvador (Fase de grupos)
Obs.: Bertoni fez o segundo gol da Argentina
29 de junho – Argentina 1 x 2 Itália (Segunda fase)
2 de julho – Argentina 1 x 3 Brasil (Segunda fase)

"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário