Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Suíça sempre endurece contra o Brasil




Sócrates fez gols contra suíços em duas partidas

História do jogo

Maior vitória brasileira foi por 2 a 0

Foram três vitórias da Seleção Brasileira, um empate e uma derrota


Quando entrar em campo nesta quarta-feira, dia 14, para enfrentar a Suíça no primeiro jogo preparatório para a Copa do Mundo de 2014, a Seleção Brasileira vai ter pela frente uma equipe sem grande tradição, mas que sempre trouxe dificuldades para o time verde-amarelo. As duas seleções já se enfrentaram sete vezes, sendo que apenas uma por competição oficial – a Copa do Mundo de 1950, no Brasil, empate em 2 a 2. Os outros seis jogos foram amistosos. No total foram três vitórias brasileiras, três empates e uma vitória suíça. Nunca houve um placar elástico. A maior vitória da Seleção Brasileira sobre os suíços foi 2 a 0, em dezembro de 1980, época em que o time canarinho era comandado pelo técnico Telê Santana.

Disputada em Cuiabá, no Mato Grosso, a partida contra a Seleção Suíça, foi preparatória para o Mundialito do Uruguai – competição que teve a participação de todos os campeões mundiais (na época Brasil, Alemanha, Itália, Uruguai e Argentina) e da Holanda (vice-campeã dos dois mundiais anteriores, 1974 e 1978). O time comandado por Telê Santana venceu os suíços com gols de Sócrates e Zé Sérgio, mas não escapou de ser vaiado pela torcida brasileira no segundo tempo. Os torcedores esperavam uma goleada. O Brasil saiu do gramado reclamando tanto das vaias quanto da retranca montada pelos suíços. Telê Santana também se queixou das atuações  no segundo tempo de Sócrates (que teria caído muito pelas laterais deixando de preocupar a defesa suíça, na avaliação do técnico) e Tita (que se deslocava de maneira errada, segundo Telê). Os jogadores foram substituídos por Serginho e Paulo Isidoro, respectivamente.

Sócrates artilheiro

O gol de Sócrates na partida de Cuiabá foi marcado de pênalti (sofrido pelo meia Renato, jogador do São Paulo) no primeiro tempo. Nos confrontos com a Seleção Suíça, Sócrates marcou também na partida realizada em 17 de junho de 1983, na Basileia, na Suíça (vitória brasileira por 2 a 1), sendo, com esses dois gols, o jogador brasileiro que mais anotaram contra os suíços. A partida de Cuiabá ocorreu duas semanas antes da estreia do Brasil no Mundialito do Uruguai. O time de Telê Santana ficou com o vice-campeonato da competição, sendo derrotado na final pelos donos da casa por 2 a 1. Na fase classificatória havia empatado com a Argentina (1 a 1) e vencido a Alemanha (4 a 1).

Derrota para os suíços
A única derrota da Seleção Brasileira para os suíços ocorreu em junho de 1989, quando a equipe verde e amarela era comandada pelo técnico Sebastião Lazaroni. O time foi batido por 1 a 0 (gol de Turkylmaz), na Basileia, Suíça, no terceiro jogo de uma excursão trágica pela Europa. Nessa turnê, o time de Lazaroni foi derrotado também pela Suécia (2 a 1) e Dinamarca (4 a 0), e empatou com o Milan (0 a 0). O único gol nas quatro partidas foi marcada pelo meia Cristóvão, na época jogador do Grêmio e atual treinador do Bahia.






Maior vitória do Brasil:

BRASIL 2 X 0 SUÍÇA
Amistoso
Data: 21 de dezembro de 1980
Local: Estádio José Fragelli (em Cuiabá-MT)
BRASIL: João Leite; Edevaldo, Oscar, Luizinho e Júnior; Batista, Toninho Cerezo, Tita (Paulo Isidoro) e Renato; Sócrates (Serginho) e Zé Sérgio. Técnico: Telê Santana.
SUÍÇA: Burgener; Lüdi, Zappa, Egli e Heinz Hermann; Wehrli, Botteron, Maissen e Scheiwiler; Zwicker e Peter Marti (Tanner). Técnico: Leon Walker.
Gols: Sócrates e Zé Sérgio.


Única vitória da Suíça:

BRASIL 0 X 1 SUÍÇA
Amistoso
Data: 21 de junho de 1989
Local: Estádio Saint Jakob (Basileia, na Suíça)
BRASIL: Taffarel; Paulo Roberto (13 - Branco), André Cruz, Ricardo Gomes e Mazinho; Dunga, Alemão e Valdo; Renato Gaúcho, Gérson (Geovani) e Tita. Técnico: Sebastião Lazaroni.
SUÍÇA: M. Brunner (S. Lehmann); S. Marini, A. Geiger, P. Schepull e M. Weber; M. Koller, H. Baumann (D. Zuffi), Beat Sutter (H. Burri) e Alain Sutter (René Sutter); K. Turkyilmaz e S. Chapuisat. Técnico: Ulrich "Uli" Stielike.
Gol: Turkylmaz

Os outros jogos:

28/6/1950 - Brasil 2 x 2 Suíça - Copa do Mundo (São Paulo/SP)
11/4/1956 - Brasil 1 x 1 Suíça - Amistoso (Zurique, na Suíça)
19/5/1982 - Brasil 1 x 1 Suíça - Amistoso (Recife/PE)
17/6/1983 - Brasil 2 x 1 Suíça - Amistoso (Basileia. na Suíça)
15/11/2006 - Brasil 2 x 1 Suíça - Amistoso (Basileia, na Suíça)

Fonte das fichas técnicas: RSSSF Brasil



Leia texto sobre o principal craque da Seleção Suíça em http://historiasbola.blogspot.com.br/2013/08/neymar-suico-joga-no-bayern.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário