Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

São-paulino tem saudades de Oscar e Dario Pereyra

Oscar e Dario Pereyra jogaram juntos sete anos

Histórias


Falta de zagueiros faz torcedor recordar dupla vencedora


Juntos, eles conquistaram quatro títulos paulista e um brasileiro



Desde que voltou da excursão pela Europa e Japão, o técnico Paulo Autuori não conseguiu escalar dois zagueiros para formar o setor defensivo do São Paulo. Lúcio afastado, Rodolpho emprestado ao Grêmio, Paulo Miranda e Édson Bastos machucados, e apenas Rafael Toloi como especialista do setor é o cenário com que o torcedor tricolor vem se deparando nas três últimas rodadas do Brasileirão. Aí, é inevitável para aqueles que acompanhavam o futebol já na década de 80 não lamentarem: "que saudades do Oscar e do Dario Pereyra".

Oscar chegou ao
São Paulo em 1980
Considerado por muitos a melhor dupla de zagueiros de todos os tempos do São Paulo, eles estiveram juntos no Tricolor entre 1980 e 1987. O uruguaio Dario Pereyra chegou primeiro, em 1977, vindo do Nacional do Uruguai. No começo, jogava no meio de campo, como volante. Oscar veio três anos depois, da Ponte Preta. No mesmo ano da chegada de Oscar, Dario Pereyra foi testado na zaga pelo técnico Carlos Alberto Silva. Não saiu mais. Nos sete anos em que estiveram juntos no elenco tricolor, o São Paulo conquistou quatro Campeonatos Paulistas (1980, 1981, 1985 e 1987) e um Brasileiro (1986).



Dario sem Oscar
Não foi em todas as finais que estiveram juntos, por motivos de contusão ou até mesmo por critério técnico. Na decisão do Paulista de 1981, contra a Ponte Preta, por exemplo, a zaga tricolor era formada por Gassem e Dario Pereyra. No jogo final, o São Paulo venceu o clube de Campinas por 2 a 0, com gols de Renato e Serginho. Os pôsteres de campeão da época, no entanto, tinham a foto com o time posando com Oscar, titular que não pôde participar da final. Na final do Paulista de 1987, Oscar já não apresentava o mesmo futebol, e o titular ao lado de Dario era Adilson. Naquele ano a conquista veio em cima do Corinthians após empate em 0 a 0 no Morumbi. Na primeira partida, o Tricolor havia vencido por 2 a 1.






Times inesquecíveis
Dario Pereyra escala duas
 gerações vencedoras
No ano passado, em entrevista ao "Amigos do Waldir", programa produzido pelo ex-goleiro Waldir Peres (contemporâneo de Dario Pereyra e Oscar no São Paulo) para internet, Dario Pereyra "escalou" dois times vencedores do Tricolor do qual ele e Oscar participaram. Primeiro falou da equipe do início da década de 1980: não citou Waldir Peres por seu nome estar implícito na pergunta; "Getúlio, Oscar, eu e Marinho Chagas (ou Airton); Almir, Heriberto (ou Éverton) e Renato; Paulo César, Serginho e Zé Sérgio". Depois recordou do time montado por Cilinho, na época chamados de "Menudos do Morumbi", a partir de 1985: "Gilmar; Zé Teodoro, Oscar, eu e Nelsinho; Bernardo (ou Márcio Araújo e depois veio o Falcão), Pita, Silas; Muller, Careca e Sidney".




Nenhum comentário:

Postar um comentário