Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Craque austríaco desafiou o nazismo

Sindelar fez três jogos e um gol na Copa da Itália

Quem é?


Titular da Áustria em 1934 é comparado a Pelé e Maradona


Atacante que se negou a jogar pela Alemanha nazista está na coleção da Folha


Titular da Áustria na Copa do Mundo de 1934, o atacante Matthias Sindelar não tem sua importância para o futebol do país, e até mesmo da Europa, refletida em sua participação na competição organizada pela Fifa. Comparado a Pelé e Maradona em diferentes textos, Sindelar é o homenageado desta sexta-feira, dia 23, na coleção "Os Caras da Copa", da Folha de S.Paulo. A caricatura do jogador é a figura número 293, mesma quantidade de dias que faltam para a abertura da Copa do Mundo do Brasil.

No mundial de 1934, sediado pela Itália, Sindelar disputou três das quatro partidas da Seleção Austríaca. Marcou um gol no jogo de estreia, contra a França, jogo vencido pela Áustria por 3 a 2. A vitória valeu a classificação para as quartas de final. Com 16 seleções, a competição era eliminatória desde a primeira partida. A Áustria, na época conhecida como Time Maravilha, acabou ficando fora da disputa pelo título ao ser derrotada na semifinal pela Itália, que se sagraria campeã. Sindelar não participou do jogo que decidiu o terceiro lugar. A Áustria perdeu para a Alemanha por 3 a 2. A quarta posição no mundial é até hoje o segundo melhor resultado do país em Copas do Mundo, ficando atrás apenas da terceira colocação obtida em 1954.

Futebol x Guerra
Sindelar fez gol na Alemanha nazista
A Áustria não participou da Copa do Mundo de 1938 por ter sido anexada pela Alemanha nazista. Vários jogadores da equipe foram convocados para a Seleção Alemã. No período da anexação, Sindelar, considerado um dos maiores jogadores da Europa, chegou a ser chamado pelos nazistas para integrar a equipe unificada, mas sempre recusou - alegava estar contundido ou velho (na Copa de 1934 já tinha 31 anos).

 Além de não atender aos chamados, Sindelar desafiou os nazistas. Em 1938 foi marcado um amistoso entre Alemanha e Áustria, oficialmente como forma de comemorar a "unificação", mas para muitos um jogo de cartas marcadas onde os austríacos não deveriam fazer gols e a vitória demonstraria a supremacia nazista. Sindelar simplesmente fez um dos gols de sua equipe e comemorou sob olhares de reprovação de oficiais alemães. O craque austríaco morreu de forma misteriosa em janeiro de 1939. Foi encontrado morto com a namorada em seu apartamento. Houve versões de que se suicidaram e outras que asfixiaram acidentalmente com monóxido de carbono (algo comum na época). Mais de 10 mil pessoas foram ao enterro do craque.

Gol "de Maradona"
Entre as façanhas de Sindelar descritas na época está um gol que muitos asseguram ser semelhante ao marcado por Maradona na Copa do Mundo de 1986, quando o craque argentino driblou meio time inglês. O anotado por Sindelar na derrota da Áustria para a Inglaterra em 1932 foi descrito na súmula do juiz. O atacante saiu driblando os adversários desde o meio de campo e só parou após fazer o gol. O jogo terminou 4 a 3 para os ingleses.

Sindelar atuou por dois clubes em toda a carreira, o Hertha Viena e o Wiener Amateure (que mais tarde seria rebatizado de Áustria Viena). As principais conquistas pelo clube foram os títulos da Copa da Europa Central (precursora da Liga dos Campeões da Europa) de 1933 (contra a Internazionale, da Itália) e de 1936 (contra o Sparta de Praga, da Tchecoslováquia). Em 1998, quase 60 anos após sua morte, Sindelar foi declarado o atleta austríaco do século 20.


MATTHIAS SINDELAR NOS MUNDIAIS

Copa do Mundo de 1934 – Itália

27 de maio – Áustria 3 x 2 França (Fase preliminar)
Obs: Sindelar fez o primeiro gol da Áustria
31 de maio – Áustria 2 x 1 Húngria
3 de junho – Áustria 0 x 1 Itália


"Os Caras das Copas"
A coleção "Os Caras das Copas" da Folha de S. Paulo é composta por figurinhas-caricaturas recortáveis com 6x5 centímetros. A primeira foi publicada quando faltavam 365 dias para a abertura da Copa do Mundo. Nos dias subsequentes, a numeração foi regredindo, fazendo a contagem regressiva para o início do Mundial. No link folha.com.br/fg16866 é possível conferir todas as imagens publicadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário